Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Subtítulo
Percepção, Cognição e Afeto
Cód. Disciplina - Turma
MS102 - B
Sala
Sala de treinamento da Bibliot. Central
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início na quarta-feira do dia 9/8/2017
Docentes
Critério de Avaliação
O critério de avaliação será composto de 3 "P"s:
- P1: Presença (inversamente proporcional ao número de faltas)
- P2: Participação (interesse, engajamento e dedicação do aluno)
- P3: Paper (trabalho de final de semestre, na forma de uma artigo acadêmico)
Nota final = (P1 + P2 + P3) / 3
Bibliografia
A lista abaixo apresenta uma parte da bibliografia. Outras referências serão incluídas ao longo do decorrer da disciplina, conforme as necessidades dos alunos e dos temas discutidos.
FORNARI, José: Percepção, Cognição e Afeto Musical. Capitulo
do livro da Anppom: Título do Livro: Criação Musical e Tecnologias:
Teoria e Prática Interdisciplinar. ISBN:978-85-63046-01-7. 2010.
HURON, D., Sweet Anticipation: Music and the Psychology of
Expectation. Cambridge, MA: The MIT Press (A Bradford Book),. 476
pp, 108 illus. ISBN 026208345―0. 2006.
ILARI, B. S. Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR,
2006.
LEVITIN, Daniel. "This Is Your Brain On Music: The Science of a
Human Obsession". New York: Dutton/Penguin. 2006.
RUSSELL, J. A.: A Circumplex Model of Affect. Journal of Personality
and Social Psychology. 39, 1161-1178. 1980.
JUSLIN, P. N. ; SLOBODA, J. A. Music and emotion: theory and
research. New York: Oxford University Press, 2001.
Conteúdo
Esta disciplina tem como objetivo realizar o estudo acompanhado de discussão
coletiva (com a participação ativa dos alunos) sobre diversos temas que concernem a Percepção, a Cognição Musical e o Afeto evocado pela música. O conteúdo programático será composto (mas não restrito) aos seguintes temas:
Introdução às noções de psicoacústica, sistema auditivo, limites da audição, acústica musical e física do som;
Introdução à Cognição Musical, Psicologia Musical e Neurociência aplicada à Música;
Principais linhas de pesquisa e os principais autores das áreas acima mencionadas;
Audição e audiação;
Relações entre o papel da ciência no desenvolvimento de habilidades musicais;
Psicologia Evolutiva e o desenvolvimento da arte musical;
Antropologia e música;
Neurociência aplicada às capacidade e habilidades musicais;
Regulamentação de processos mentais envolvidos na expressão e na interpretação musical;
Leitura musical e leitura textual (distinções e correlações);
Memória e música (habilidades, características e limites);
Ansiedade e bloqueios relacionados à performance musical;
Distúrbios cerebrais e seus efeitos nas habilidades musicais;
Expressividade e técnica interpretativa sob a perspectiva da cognição musical;
O processo de desencadeamento de emoções durante a escuta musical;
Efeito cognitivos e afetivos na composição, improvisação e na performance musical; Engajamento em atividades musicais e seus efeitos socioculturais;
Composição e prática musical sob o prisma da neurociência;
Metodologia
As aulas serão principalmente expositivo-reflexivas, ministradas por meio do seguinte roteiro:
1) Apreciação das tarefas dadas aos alunos na aula anterior (quando for o caso) ;
2) Exposição do conteúdo da aula (pelo professor responsável) através de vídeos selecionados (em Inglês);
3) Discussão sobre o conteúdo da aula, por meio de um roteiro dirigido;
4) Dinâmica de grupo envolvendo reflexões e práticas sobre a contribuição do conteúdo da aula nos projetos de pesquisa dos alunos;
5) Exposição das tarefas a serem preparadas para a aula seguinte;
Observação