Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música e Tecnologia

Subtítulo

Criação com suporte Tecnológico na Dança e na Música

Cód. Disciplina - Turma

MS106 - A


Sala Sala de Seminários e Estúdio do NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Disciplina dada em conjunto com a disciplina AC-201 A Expressão, Sons e Sentido, do PPG em Artes da Cena. As aulas serão ministradas no NICS, no Prédio da Reitoria III, 2o. andar.

Docentes

Jônatas Manzolli

Critério de Avaliação

1) Participação nos três módulos 2) Prova Teórica - conjunto de questões conceituais a serem redigidas pelos alunos durante o curso. 3) Projeto Criativo: Finalização total e entrega da partitura coreográfica do experimento apresentado no final do curso.

Bibliografia

Birringer. Johannes. What score? Pre-choreography and post-choreography DAP-Lab, Brunel University. BRÄUNINGER. Renate The documentation of Anna Teresa de Keersmaeker’s choreography in A Choreographer’s Score. he University of Northampton, United Kingdom. London. 2015. FARNELL, Andy. Designing Sound. Cambridge: The MIT Press, 2010. Lara Natacha Ferreira Soares A FUNÇÃO COREOGRÁFICA DO DESENHO: Análise e Experimentação dos Modos de Representação do Acto Performativo 2008 universidade do porto MANZOLLI, J. Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.1, 2013, p. 48-63. Manzolli, J. “DESCOBERTAS: Creativity as Libretto of a Multimodal Opera”. In: Proceedings of the 19 Generative Art Conference GA2016, Florença, Itália, 2016. Manzolli, J. UNFOLDING STONES: INTERACTIVE MUSIC DIALOGUING WITH DIGITAL IMMERSION AND AUGMENTED COGNITION. In: Proceedings of the 17 Generative Art Conference GA2014, Roma, Itália, 2014. Vilkaityt. Austja . Work with scores in the creating process. Listaháskóli Íslands Leiklistar og dansdeild Samtímadans. 2011 TOURINHO. Lígia, Jogo Coreográfico: uma proposta pedagógica e artística sobre o fenômeno da composição coreográfica e dramatúrgica na dança contemporânea. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação e m Artes Cênicas. Belo Horizonte MG.

Conteúdo

A disciplina traz como conteúdo programático a relação entre dança, som e música a partir de suportes tecnológicos e processamento computacional em tempo real. A noção de partitura coreográfica será adotada nas interações convergentes entre os experimentos corporais, gestuais e sonoros, gerando movimentos combinatórios em sinestesia. No final do semestre, será realizado uma mostra das partituras coreográficas. A disciplina ancora-se também em reflexões sobre a presença poética do corpo cênico em relação à sua produção sonora; estudos sobre os elementos sensíveis que concorrem para a percepção e fundamentam a elaboração material da produção sonora na organização do repertório técnico-poético do intérprete e na proposição da cena. A disciplina tem por objetivos: 1)Estudar o repertório de obras com suporte tecnológico que criem um diálogo criativo entre Dança e Música; 2) Realizar oficinas de criação e exploração de suportes computacionais para vivenciar a interação entre movimento, dança, som e sistemas em tempo real; 3) Realizar uma mostra de experimentos coreográficos e sonoros

Metodologia

A metodologia da disciplina é descrita em três módulos Módulo 1 (Sala de Seminário do NICS): Apresentação das ferramentas e dos processos de movimentação e tratamento sonoro. O enfoque é municiar o aluno com o instrumental básico para construir sistemas de interação e realizar obras do referido repertório. Com aulas expositivas presenciais preparadas com material audiovisual, leitura crítica de texto e discussão sobre os mesmos. Módulo 2 (Estúdio do NICS): Oficinas de experimentação aclimatando os alunos do curso com tratamento tecnológico em tempo real a partir de improvisações e experimentações coreográficas. Sessões de improvisação para testar suporte computacional, dispositivos eletrônicos e sistemas interativos. Módulo 3 (Sala da Dança ou auditório): Montagem dos experimentos coreográficos na forma de obra aberta coletiva.

Observação

Esta disciplina será ministrada pelos professores Jonatas Manzolli (Pós-graduação em Música) e Daniela Gatti (Pós-graduação em Artes da Cena)