Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Subtítulo
Criação com suporte Tecnológico na Dança e na Música
Cód. Disciplina - Turma
MS106 - A
Sala
Sala de Seminários e Estúdio do NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Disciplina dada em conjunto com a disciplina AC-201 A Expressão, Sons e Sentido, do PPG em Artes da Cena. As aulas serão ministradas no NICS, no Prédio da Reitoria III, 2o. andar.
Docentes
Critério de Avaliação
1) Participação nos três módulos
2) Prova Teórica - conjunto de questões conceituais a serem redigidas pelos alunos durante o curso.
3) Projeto Criativo: Finalização total e entrega da partitura coreográfica do experimento apresentado no final do curso.
Bibliografia
Birringer. Johannes. What score? Pre-choreography and post-choreography
DAP-Lab, Brunel University.
BRÄUNINGER. Renate The documentation of Anna Teresa de Keersmaeker’s choreography in A Choreographer’s Score. he University of Northampton, United Kingdom. London. 2015.
FARNELL, Andy. Designing Sound. Cambridge: The MIT Press, 2010.
Lara Natacha Ferreira Soares A FUNÇÃO COREOGRÁFICA DO DESENHO:
Análise e Experimentação dos Modos de Representação do Acto Performativo
2008 universidade do porto
MANZOLLI, J. Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Revista Música Hodie, Goiânia, V.13 - n.1, 2013, p. 48-63.
Manzolli, J. “DESCOBERTAS: Creativity as Libretto of a Multimodal Opera”. In: Proceedings of the 19 Generative Art Conference GA2016, Florença, Itália, 2016.
Manzolli, J. UNFOLDING STONES: INTERACTIVE MUSIC DIALOGUING WITH DIGITAL IMMERSION AND AUGMENTED COGNITION. In: Proceedings of the 17 Generative Art Conference GA2014, Roma, Itália, 2014.
Vilkaityt. Austja . Work with scores in the creating process. Listaháskóli Íslands
Leiklistar og dansdeild Samtímadans. 2011
TOURINHO. Lígia, Jogo Coreográfico: uma proposta pedagógica e artística sobre o fenômeno da composição coreográfica e dramatúrgica na dança contemporânea. IV Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação e m Artes Cênicas. Belo Horizonte MG.
Conteúdo
A disciplina traz como conteúdo programático a relação entre dança, som e música a partir de suportes tecnológicos e processamento computacional em tempo real. A noção de partitura coreográfica será adotada nas interações convergentes entre os experimentos corporais, gestuais e sonoros, gerando movimentos combinatórios em sinestesia. No final do semestre, será realizado uma mostra das partituras coreográficas. A disciplina ancora-se também em reflexões sobre a presença poética do corpo cênico em relação à sua produção sonora; estudos sobre os elementos sensíveis que concorrem para a percepção e fundamentam a elaboração material da produção sonora na organização do repertório técnico-poético do intérprete e na proposição da cena. A disciplina tem por objetivos:
1)Estudar o repertório de obras com suporte tecnológico que criem um diálogo criativo entre Dança e Música;
2) Realizar oficinas de criação e exploração de suportes computacionais para vivenciar a interação entre movimento, dança, som e sistemas em tempo real;
3) Realizar uma mostra de experimentos coreográficos e sonoros
Metodologia
A metodologia da disciplina é descrita em três módulos
Módulo 1 (Sala de Seminário do NICS): Apresentação das ferramentas e dos processos de movimentação e tratamento sonoro. O enfoque é municiar o aluno com o instrumental básico para construir sistemas de interação e realizar obras do referido repertório. Com aulas expositivas presenciais preparadas com material audiovisual, leitura crítica de texto e discussão sobre os mesmos.
Módulo 2 (Estúdio do NICS): Oficinas de experimentação aclimatando os alunos do curso com tratamento tecnológico em tempo real a partir de improvisações e experimentações coreográficas. Sessões de improvisação para testar suporte computacional, dispositivos eletrônicos e sistemas interativos.
Módulo 3 (Sala da Dança ou auditório): Montagem dos experimentos coreográficos na forma de obra aberta coletiva.
Observação
Esta disciplina será ministrada pelos professores Jonatas Manzolli (Pós-graduação em Música) e Daniela Gatti (Pós-graduação em Artes da Cena)