Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma B
Nome
Escritas da Cena
Subtítulo
Fabulaçāo e Epicidade
Cód. Disciplina - Turma
AC301 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
AC301 - Escritas da Cena
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida na 1a metade do 2o semestre. Em agosto: 7/8, 14/8, 21/8, 28/8; em setembro: 4/9, 11/9, 18/9, 25/9. Nos dois últimos finais de semana (23/9 e 24/9; e 30/9 e 01/10), será oferecida nos dois períodos - manhā e tarde. Contará com participação da pós-doutoranda Carina Guimarães Moreira, docente da UFSJ.
Docentes
Critério de Avaliação
Leituras, Seminários, Participaçāo nos Processos, Apresentações Finais.
Bibliografia
BENTLEY, Eric. O Teatro Engajado. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969.
BRECHT, B. Estudos Sobre Teatro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
2005.
BRECHT, B. A Compra do Latão. Lisboa: Vega, 1999.
COELHO, Teixeira. Moderno Pós-Moderno. Sāo Paulo: Iluminuras. 2011.
GARCIA, Silvana. Teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 2004.
KLETT, Renate. Robert Lepage – conversas sobre arte e método. Sāo Paulo: Edições SESC. 2016.
PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Sāo Paulo: Editora Perspectiva. 2008.
PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
SANCHÉZ, José antonio. Dramaturgias de la Imagen.Universidad de Castilla La Mancha, 1994.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. Sāo Paulo: Cosac Naify. 2012.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a fábula e o desvio.Rio de Janeiro: 7 Letras; Teatro do Pequeno Gesto. 2013.
SINISTERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco. São Paulo: É Realizações. 2016.
SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.
Conteúdo
A disciplina tem como objetivo examinar as questões que envolvem a criação da cena e seus registros, considerando as relações entre cenas imaginárias, presença do corpo no espaço, estruturas discursivas e narrativas inerentes a essas criações, bem como a tênue linha entre ficção e realidade na performaçāo. Tomando como objeto as elaborações criativas dos participantes e os procedimentos aí envolvidos como elementos de composição da cena, propõe-se um exame teórico prático desses procedimentos e suas articulações.
. Na perspectiva de uma poética cênica híbrida e interdisciplinar, na qual a realidade não é mais abordada no contexto exclusivo da mimese e em direção de uma abordagem de formas mais livres aos gêneros, a disciplina tem como eixo da investigação prática teórica desde os procedimentos que dialogam com as estéticas tradicionais do teatro épico e dos efeitos do distanciamento, os elementos do teatro íntimo (em referência a Sarrazac), às formas diversificadas da narratividade e do discurso cênico, relatos, imagens, fisicalidade e sinestesia, acontecimentos performativos (verbais e não verbais) e os recursos da colagem, montagem e superposição.
Metodologia
As aulas têm o caráter teórico-prático, sendo dividida em duas etapas: primeira etapa será composta por aulas teóricas expositivas, debates e seminários; a segunda etapa, de caráter prático, consistirá na montagem de cenas, apresentações e análise do material apresentado. Esta segunda etapa será realizada de forma concentrada em dois finais de semanas.
Observação
Observações:
A disciplina acontecerá de forma concentrada, na 1a metade do semestre, nos meses de agosto e setembro, sendo que no mês de setembro serão ministradas aulas em dois finais de semanas nos períodos da manhã e tarde.