Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma B

Nome

Escritas da Cena

Subtítulo

Fabulaçāo e Epicidade

Cód. Disciplina - Turma

AC301 - B


Sala 11AC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC301 - Escritas da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 15
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina será oferecida na 1a metade do 2o semestre. Em agosto: 7/8, 14/8, 21/8, 28/8; em setembro: 4/9, 11/9, 18/9, 25/9. Nos dois últimos finais de semana (23/9 e 24/9; e 30/9 e 01/10), será oferecida nos dois períodos - manhā e tarde. Contará com participação da pós-doutoranda Carina Guimarães Moreira, docente da UFSJ.

Docentes

Isa Etel Kopelman

Critério de Avaliação

Leituras, Seminários, Participaçāo nos Processos, Apresentações Finais.

Bibliografia

BENTLEY, Eric. O Teatro Engajado. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1969. BRECHT, B. Estudos Sobre Teatro. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. BRECHT, B. A Compra do Latão. Lisboa: Vega, 1999. COELHO, Teixeira. Moderno Pós-Moderno. Sāo Paulo: Iluminuras. 2011. GARCIA, Silvana. Teatro da militância: a intenção do popular no engajamento político. São Paulo: Perspectiva, 2004. KLETT, Renate. Robert Lepage – conversas sobre arte e método. Sāo Paulo: Edições SESC. 2016. PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Sāo Paulo: Editora Perspectiva. 2008. PISCATOR, Erwin. Teatro Político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968. ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985. SANCHÉZ, José antonio. Dramaturgias de la Imagen.Universidad de Castilla La Mancha, 1994. SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. Sāo Paulo: Cosac Naify. 2012. SARRAZAC, Jean-Pierre. Sobre a fábula e o desvio.Rio de Janeiro: 7 Letras; Teatro do Pequeno Gesto. 2013. SINISTERRA, José Sanchis. Da Literatura ao Palco. São Paulo: É Realizações. 2016. SZONDI, Peter. Teoria do Drama Moderno. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. WILLIAMS, Raymond. Drama em Cena. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

Conteúdo

A disciplina tem como objetivo examinar as questões que envolvem a criação da cena e seus registros, considerando as relações entre cenas imaginárias, presença do corpo no espaço, estruturas discursivas e narrativas inerentes a essas criações, bem como a tênue linha entre ficção e realidade na performaçāo. Tomando como objeto as elaborações criativas dos participantes e os procedimentos aí envolvidos como elementos de composição da cena, propõe-se um exame teórico prático desses procedimentos e suas articulações. . Na perspectiva de uma poética cênica híbrida e interdisciplinar, na qual a realidade não é mais abordada no contexto exclusivo da mimese e em direção de uma abordagem de formas mais livres aos gêneros, a disciplina tem como eixo da investigação prática teórica desde os procedimentos que dialogam com as estéticas tradicionais do teatro épico e dos efeitos do distanciamento, os elementos do teatro íntimo (em referência a Sarrazac), às formas diversificadas da narratividade e do discurso cênico, relatos, imagens, fisicalidade e sinestesia, acontecimentos performativos (verbais e não verbais) e os recursos da colagem, montagem e superposição.

Metodologia

As aulas têm o caráter teórico-prático, sendo dividida em duas etapas: primeira etapa será composta por aulas teóricas expositivas, debates e seminários; a segunda etapa, de caráter prático, consistirá na montagem de cenas, apresentações e análise do material apresentado. Esta segunda etapa será realizada de forma concentrada em dois finais de semanas.

Observação

Observações: A disciplina acontecerá de forma concentrada, na 1a metade do semestre, nos meses de agosto e setembro, sendo que no mês de setembro serão ministradas aulas em dois finais de semanas nos períodos da manhã e tarde.