Nome
Cinema Documentário
Subtítulo
Filmes documentários e construções de identidades
Cód. Disciplina - Turma
DE005 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE005 - Cinema Documentário
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas terão início no dia 09/08.
Docentes
Gilberto Alexandre Sobrinho
Critério de Avaliação
Presença em sala de aula, participação das discussões em sala de aula, trabalho final
Bibliografia
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Textos publicados pelo docente a respeito do conteúdo do curso:
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SOBRINHO, G. A. Fluxo: para a compreensão da programação televisiva. Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 5, p. 01, 2017.
SOBRINHO, G.A.. As imagens indisciplinadas do documentário em vídeo: panorama do analógico ao digital. Lumina (UFJF. Online), v. 10, p. 01, 2016.
SOBRINHO, G.A.. Arthur Omar, Congo e o antidocumentário: mediações e crise na representação. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 19, p. 124-135, 2016.
SOBRINHO, G.A.. O documentário brasileiro na era do vídeo. REVISTA GEMInIS, v. 00, p. 17, 2014.
SOBRINHO, G.A.. Vídeo e televisão independentes no Brasil e a realização de documentários. Lumina (UFJF. Online), v. 01, p. 01-24, 2014.
SOBRINHO, G.A.. Os documentários de Geraldo Sarno (1964-1971): das catalogações e análises do universo sertanejo aos procedimentos reflexivos. Alceu (PUCRJ), v. 13, p. 86-103, 2013.
SOBRINHO, G.A.. Telas em mutação: da memória da TV às memórias dos sertões. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 15, p. 359-384, 2013.
SOBRINHO, G.A.. Da intuição à realização: os filmes e as idéias de Sérgio Muniz. Doc On-Line: revista digital de cinema documentario, v. 12, p. 245-260, 2012.
SOBRINHO, G.A.. João Batista de Andrade e o moderno documentário brasileiro: intervenção, ruptura e reflexão. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, v. 01, p. 225, 2012.
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SOBRINHO, G.A.; MELLO, C. A. . O filme-ensaio e a voz política na Grã-Bretanha. In: TEIXEIRA, F.L.. (Org.). O ensaio no cinema. Formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. 1ed.São Paulo: HUCITEC, 2015, v. 01, p. 201-225.
SOBRINHO, G.A.. João Batista de Andrade, o cinema de intervenção e a voz política: corpos, dramatização e encenação do real.. In: JULIANO, Dilma Beatriz Rocha; SOBRINHO, Gilberto Alexandre e ROSSINI, Miriam de Souza. (Org.). Televisão: formas audiovisuais de ficção e documentário, volume III. 01ed.Tubaão: Unisul, 2013.
SOBRINHO, G.A.. Sobre corpos e imagens: os documentários televisivos de Walter Lima Júnior, no Globo Shell Especial e no Globo Repórter (1972-1974). In: Borges, Gabriela; Pucci Jr., Renato Luiz; Sobrinho, Gilberto Alexandre (orgs.). (Org.). Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e de Documentário Volume II. 01ed.Campinas, Faro (PT), São Paulo: Unicamp, U.Algarve, Socine, 2012, v. , p. 73-86.
SOBRINHO, G.A.. Retrato de classe: As vozes e a ?voz? do documentário, no encontro da fotografia com a televisão. In: Josette Monzani, Luciana Corrêa de Araújo, Suzana Reck Miranda.. ...[et al.]. (Org.). Estudos de cinema e audiovisual Socine : estadual São Paulo. 01ed.São Paulo: Socine, 2012, v. , p. 134-144.
SOBRINHO, G.A.. Sérgio Muniz no cinema e na TV: experimentação e negociação. In: Laura Cánepa; Adalberto Müller; Gustavo Souza; Marcel Silva. (Org.). Estudos de cinema e audiovisual Socine - Volume 01. 1ed.São Paulo: Socine, 2011, v. 01, p. 313-324.
SOBRINHO, G.A.. A Caravana Farkas e o moderno documentário brasileiro: introdução aos contextos e aos conceitos dos filmes. In: Esther Hamburger, Gustavo Souza, Leandro Mendonça, Tunico Amâncio. (Org.). Estudo de Cinema Socine, 2008.
Conteúdo
O curso irá apresentar um panorama crítico sobre as relações entre documentários e as construções de identidade, tendo como ponto de partida conceitos definidores da singularidade do domínio do documentário, seu desenvolvimento histórico e as distintas abordagens que o caracteriza. O conjunto de filmes está circunscrito aos períodos moderno e contemporâneo de produção, ou seja, a partir dos anos 1960 até produções recentes, sendo privilegiada a produção nacional em sintonia com a realização em âmbito internacional. Autoria e estilo, nação e representação, políticas de identidade (mulheres, negros, comunidades LGBT e queers, indígenas, comunidades urbanas), recortes temáticos específicos estarão entre os tópicos a serem desenvolvidos, com vistas ao desenvolvimento amplo das relações entre os filmes e o campo identitário.
1. Apresentação da disciplina: conceitos fundamentais para o estudo do documentário, as singularidades estilísticas do domínio documentário, as diferentes abordagens e as questões éticas, sociais e políticas.
2. O documentário moderno e a identidade nacional.
3. Sob vigilância: crise e representação do documentário em tempos de ditadura.
4. As representações religiosas no documentário brasileiro.
5. Diáspora, identidade e multiculturalismo: a construção teórica dos estudos culturais e o encontro com o documentário.
6. Negros e documentários: as disputas e as reivindicações pela imagem.
7. Mulheres e documentários em terreno interseccional.
8. O feminismo negro e o documentário.
9. Índio, esse contemporâneo.
10. O documentário confessional e a comunidade LGBT.
11. AIDS e os domínios da auto-representação
12. Os corpos que ousam dizer seus nomes ou trans-docs.
13. As fronteiras borradas e a profanação no documentário.
Metodologia
Aulas expositivas, visionamentos de filmes, discussões e análises dos filmes
Observação
Exige-se conhecimento instrumental de inglês para leituras.