Turma AC002 - Pesquisa Avançada em Artes - Turma A
Nome
Pesquisa Avançada em Artes
Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma
AC002 - A
Sala
1a aula: sala 3 da Pós. Depois: SI-10.
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC002 - Pesquisa Avançada em Artes
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
As aulas iniciarão em 15/8/2017
Docentes
Mariana Baruco Machado Andraus
Critério de Avaliação
Participação ativa em aula e reflexão escrita final que relacione o conteúdo da disciplina (ou parte dele) com o projeto do pesquisador de mestrado ou doutorado.
Bibliografia
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon, a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles. O que é Filosofia?. São Paulo: editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles e Guattari, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. vol 1.
São Paulo: editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles e Guattari, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. vol 3. São Paulo: editora 34, 1996.
PASSOS, E.; et al. (Orgs.) Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.
ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2006
ROLNIK, S. Cartografia ou de como pensar com o corpo vibrátil. Núcleo de Estudos da Subjetividade. PUC-SP. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf Acessado em 02/02/2012.
Conteúdo
A eficácia e eficiência da metodologia científica há muito vem sendo questionada em relação à pesquisa em artes dentro da Academia. Em face disso, muitos outros processos foram desenvolvidos para que a pesquisa na área de artes tivesse resultados mais potentes tanto em termos artísticos práticos como em seu aspecto de questionamento e reflexão. Dessa forma nasceram sistemas e proposições que levam em conta os aspectos singulares do criador e da criação, seus elementos processuais, suas indefinições e suas problematizações intrínsecas. Cria-se, assim, um campo de questões claras ao campo artístico. Nesse rastro e no bojo da pesquisa qualitativa, propostas como a Arts-Based Research, Practice as Research, Autoetnografia, Cartografia, entre outras, buscam potencializar e compreender de uma maneira mais "atlético-afetiva" a pesquisa artística.
Metodologia
Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina.
Observação