Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Composição
Subtítulo
Livre Improvisação e Processos Criativos
Cód. Disciplina - Turma
MS101 - B
Sala
Escola Livre de Música - CIDDIC
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: A DISCIPLINA FOI CANCELADA E NÃO SERÁ OFERECIDA POR FALTA DE QUÓRUM.
Docentes
Manuel Silveira Falleiros
Critério de Avaliação
A avaliação será realizada através dos seguintes critérios: presença, elaboração de texto final (em formato de artigo), criação e apresentação de obra musical improvisada original.
Bibliografia
BACCEGA, Maria Aparecida. Palavra e Discurso: Literatura e História. São Paulo: Ática, 2003.
BAILEY, Derek. Improvisation: Is Nature and Practice in Music. New York, 1992.
BENSON, Bruce Ellis. The Improvisation of Musical Dialogue: A Phenomenology of Music. Cambridge, New York, Melbourne, Madrid, Cape Town, Singapore, São Paulo: Cambridge Press, 2003.
BORGO, David. Sync or Swarm: Improvising Music in a Complex Age. New York: Continuum, 2007.
CARDEW, Cornelius. A Scratch Orchestra: draft constitution. The Musical Times, London, vol.110, n. 1516, p. 617-619, 1969.
______. Stockhausen Serves Imperialism. London: Latimer New Dimensions Limited, 1975.
COOK, N. Entre o Processo e o Produto: música e/enquanto performance. Tradução de Fausto Borém. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, 2006, p. 05-22.
______. Fazendo Música Juntos Ou Improvisação E Seus Outros. Tradução de Fausto Borém. Per Musi, Belo Horizonte, n.16, 2007, p. 07-20.
COSTA, Rogério Luiz Moraes. O Músico Enquanto Meio e os Territórios da Livre Improvisação. Tese de doutorado, PUC-SP, São Paulo, 2003.
GLOBOKAR, Vinko. Réagir, in Musique en Jeu, Editions du Seuil, vol. 1, Paris, 1970
Conteúdo
Contexto e história da Livre Improvisação
Improvisação Idiomática e Livre
Afrologia e Eurologia na improvisação musical
Características da Improvisação como fluxo e conversa
Autonomia, Novidade e Escuta Profunda
Risco, Imaginário, Criatividade e Invenção
Livre Improvisação, Hipermodernismo e estética da sonoridade
Modelos, propostas e estratégias em Livre Improvisação
A palavra como estopim de fluxo e interação criativa
Endoconceitos e hipóteses cognitivas no processo criativo
Exercícios práticos selecionados dirigidos
Metodologia
Aulas expositivas, leitura de textos selecionados e discussões, audição comentada, atividades práticas em improvisação musical.
Observação
Como o curso prevê uma parte prática é importante que os participantes tenham familiaridade e fluência em seu instrumento musical, e que possam trazê-lo quando necessário.