Seminários Avançados
SubtítuloLinguagem musical e narrativa histórica: questões interdisciplinares
MS261 - A
As aulas terão início em 10 de Março de 2020
I. Dissertação sobre tema específico; II. Apresentação de seminário; III. Apresentação de projeto de pesquisada e participação nos debates.
ADORNO, Theodor W. "Tipos de comportamento musical" In: Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
BORN, Georgina. "For a relational musicology:music and interdisciplinarity,beyond the practice turn"" In: Journal of the royal Musical Association, Vol. 135, No. 2, 2010, p. 205-243.
COOK, Nicholas. "Music as performance" In: CLAYTON, M.; HERBERT, T.; MIDDLETON, R. The cultural study of music: a critical introduction. New York: Routledge, 2003.
COOK, Nicholas. Beyond the Score: Music as Performance. New York: Oxford University Press, 2013.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005. Capítulos 1 e 4
MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Thomé. O historiador, o luthier e a música. In História e música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed./Ed. UFRJ, 2001. “Premissas musicais” e parte 1. PP. 19-130.
OCHOA, Ana María Gautier. “The ear and the voice in the lettered city's geophysical history” in: Aurality - listening & knowledge in nineteenth-century colombia. Durham/London, Duke University Press, 2014.
TATIT, Luís. O século da canção. São Paulo: Atelier, 2004. Cap. “leitura geral”
TRAVASSOS, Elizabeth. “Tradição oral e história” In: Revista de história. FFLCH-USP, No. 157, 2007.
WISNIK, José Miguel. “A Gaia Ciência: literatura e música popular no Brasil” in: Sem receita, publifolha, 2004.
I. O conceito de narrativa e linguagem na construção do discurso histórico; II. As escolhas que o pesquisador faz para a criação de sua narrativa em função de análises e interpretações da música; III. Equilíbrio, segurança, precisão e coerência no uso interdisciplinar de diferentes abordagens para análises e interpretações; IV. Elementos para compreensão da linguagem técno-musical; V. Gênero, estilo e estética musical; VI. Conceitos de narrativa musical e paisagem sonora; VII. Aspectos metodológicos e técnicos na abordagem analítica e interpretativa da semiótica, linguística, comunicação, sociologia, (etno) musicologia, antropologia, política, economia, língua e literatura.
I. Aulas expositivas; II. Seminários temáticos; III. Discussão de projetos de pesquisa.