Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

O Violão no contexto orquestral pós-1945: compositores e repertório

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala MU05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Essa disciplina é oferecida a todos os alunos de pós-graduação interessados em repertório musical, violão com orquestra, história da música e interpretação musical.

Docentes

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Critério de Avaliação

A avaliação se dará por conceitos através das apresentações dos seminários dos alunos e da frequencia de presença em aula.

Bibliografia

-CARVAJAL, MARA. Leo Brouwer: modernidad y vanguardia. Unicornio. 2006.

-GILARDINO. Angelo. Andrés Segovia L'Uomo, L'Artista. Edizioni Curci. 2012.

-GRUNFELD, Frederi V. The Art and Times of the Guitar - An Illustrated History. Da Capo Paperback. 1969.

-PALMER. Tony. Julian Bream: a life on the road. Mc Donald & Co.1982.

-PRADA, Teresinha. Violão de Villa-Lobos a Leo Brouwer. Terceira Margem, 2008.

-STARLING. William. Strings Attached. The life and music of John Williams. The Robson Press. 2012.

-SUMMERFIELD. Maurice J. The Classical Guitar - It's Evolution, Players and Personalities since 1800.

-WADE, Graham. A Concise History of the Classic Guitar. Mel Bay. 2001.

Conteúdo

A disciplina apresentará um histórico a respeito do violão no universo da música orquestral. A ênfase será em seu principal repertório com orquestra e a forma como compositores se utilizaram desse recurso para suas manifestações artístico-musicais. Serão apresentados compositores como Leo Brouwer, Radamés Gnattali, Maurice Ohana, Francisco Mignone, Villa-Lobos e outros.

Metodologia

As aulas serão dadas através de exposição em powerpoint, leitura de textos, audição de músicas e vídeos musicais envoltos no tema da disciplina. Os alunos receberão textos para lerem em casa, assim como links de vídeos para assistirem e áudios para escuta e análise.

Observação