Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloO Violão no contexto orquestral pós-1945: compositores e repertório
MS107 - B
Essa disciplina é oferecida a todos os alunos de pós-graduação interessados em repertório musical, violão com orquestra, história da música e interpretação musical.
A avaliação se dará por conceitos através das apresentações dos seminários dos alunos e da frequencia de presença em aula.
-CARVAJAL, MARA. Leo Brouwer: modernidad y vanguardia. Unicornio. 2006.
-GILARDINO. Angelo. Andrés Segovia L'Uomo, L'Artista. Edizioni Curci. 2012.
-GRUNFELD, Frederi V. The Art and Times of the Guitar - An Illustrated History. Da Capo Paperback. 1969.
-PALMER. Tony. Julian Bream: a life on the road. Mc Donald & Co.1982.
-PRADA, Teresinha. Violão de Villa-Lobos a Leo Brouwer. Terceira Margem, 2008.
-STARLING. William. Strings Attached. The life and music of John Williams. The Robson Press. 2012.
-SUMMERFIELD. Maurice J. The Classical Guitar - It's Evolution, Players and Personalities since 1800.
-WADE, Graham. A Concise History of the Classic Guitar. Mel Bay. 2001.
A disciplina apresentará um histórico a respeito do violão no universo da música orquestral. A ênfase será em seu principal repertório com orquestra e a forma como compositores se utilizaram desse recurso para suas manifestações artístico-musicais. Serão apresentados compositores como Leo Brouwer, Radamés Gnattali, Maurice Ohana, Francisco Mignone, Villa-Lobos e outros.
As aulas serão dadas através de exposição em powerpoint, leitura de textos, audição de músicas e vídeos musicais envoltos no tema da disciplina. Os alunos receberão textos para lerem em casa, assim como links de vídeos para assistirem e áudios para escuta e análise.