Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I
Subtítuloinvestigações sobre processos criativos com base na psicologia analítica e na neurociência.
AV040 - A
Obs.: As aulas desta disciplina terão início no dia 11/03/2020.
Entrega de trabalhos escritos ou apresentação de seminários realcionados ao tema
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973
ARNHEIM, Rudolf. Art and Visual Perception. University of California Press, 2004
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
_______________. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1996
BOHM, David. Sobre a Criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2013
___________. O Pensamento como Sistema. São Paulo: Madras, 2007
COUCHOT, E. A natureza da arte: o que as Ciências Cognitivas revelam sobre o prazer estético. São Paulo: Editora UNESP, 2019.
DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
___________. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. (trad. Raul de Sá Barbosa). São Paulo: Martins Fontes, 1995
_______________. História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988
JUNG, Carl Gustav. A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999
_______________. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000
_______________. Espiritualidade e transcendência. (Seleção e edição de Brigitte Dorst). Petrópolis: Vozes, 2016
_______________. Memórias, Sonhos, Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 7a. Edição, 1985
_______________. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1991
_______________(org.). O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 5a. Edição, 1990
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001
PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1999
PRIBRAM, Karl. Cerebro y Consciencia. Madrid: Ediciones Díaz dos Santos, 1995
RAMACHANDRAN, V. S. O que o cérebro tem para contar: Desvendando os mistérios da natureza humana. Rio de Janeiro: Zahar, 2014.
SALLES, Filipe. A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna. Curitiba: Appris, 2016
____________. Processo Criativo na Arte: uma abordagem junguiana. Anais do World Congress on Communications and Arts, 2019
ZEISEL, J. (2006). Inquiry by Design: Environment/Behavior/Neuroscience in Architecture, Interiors, Landscape, and Planning. New York: Norton.
ZEKI, S.; Lamb, M. The Neurology of Kinetic Art. Brain. 117, 607 – 636. Oxford University Press, 1994.
ZEKI, S. Art and the Brain. Journal of Consciousness Studies: Art and the Brain. Volume 6, 76 – 96. Imprint Academic, 1999.
ZEKI, S. Inner Vision. New York: Oxford University Press, 2000.
ZUANON, R. Projective Processes and Neuroscience in Art and Design. Pennsylvania: IGI Global, 2016.
ZUANON, R. Design-Neuroscience: Interactions between the Creative and Cognitive Processes of the Brain and Design. Lecture Notes in Computer Science, v. 8510, p. 167-174, 2014.
- Introdução à psicologia analítica de C.G. Jung: arquétipos e inconsciente coletivo
- As interlocuções entre Jung, K.Pribram, D.Bohm e Platão: psicologia, neurociência, física quântica e filosofia.
- O conceito de criatividade em D.Bohm
- Criatividade aplicada à psique: modos de criação segundo Jung
- Arte e Ciências Cognitivas
- Neuroestética
- Interações entre os processos criativo e cognitivo do cérebro e do pensar e fazer projetual
- Arte-Neurociência: contribuições à empatia
- A necessidade da arte e da criação artística
- A definição da arte segundo Jung e Platão.
- a criatividade artística: o conceito de obra-prima e seus diferentes graus de interpretação. O tabu da inspiração.
- Síntese arte e ciência
Aulas teóricas expositivas, com suporte de imagens e iconografia artística. Método lógico-filosófico para abordagem dos temas.