Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Psicologia histórico-cultural e educação musical

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - A


Sala MU-43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Silvia Cordeiro Nassif

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas Trabalho final no formato de seminário oral Entrega de um trabalho individual escrito

Bibliografia

MINSON, V.J.; HAMMER, M.; VERESOV, N. Rethinking Assessments: Creating a New Tool Using the Zone Of Proximal Development within a Cultural-Historical Framework. Cultural-Historical Psychology, Vol. 12, no. 3, pp. 331—345, 2016.

NASSIF, Silvia C. Música, educação e desenvolvimento infantil: em foco as relações com o meio. Anais do X Encontro Regional Sudeste da ABEM. Rio de Janeiro, 2016.

NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. O biológico e o cultural na música. Digital Art&, São Paulo, n.9, 2008.

PEDERIVA, Patrícia; NASSIF, Silvia (orgs.). Educação Musical em diálogo com a Perspectiva Histórico-Cultural (dossiê). Cadernos CEDES, Campinas, V. 39 n. 107, 2019.

PRESTES, Zoia. Obschenie e a teoria histórico-cultural. Educ. Foco, Juiz de Fora, V.23, n. 3, p. 851-874, 2018.

PRESTES, Zoia; Tunes, Elizabeth (orgs.). 7 aulas de Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.

VERESOV, Nikolai. The concept of perezhivanie in cultural-historical theory: content and contexts. In: FLEER, M. et al (eds.). Perezhivanie, Emotions and Subjectivity, Perspectivies in Cultural-Historical Research 1. Singapore: Springer Nature, 2017, p.47-70.

VERESOV, Nikolai; FLEER, Marilyn. Perezhivanie as a Theoretical Concept for Researching Young Children’s Development.  Mind, Culture, and Activity, V.23, n. 4, p. 325-335, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10749039.2016.1186198

VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

VIGOTSKI, Lev S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. Tomos I a V. Madrid: Visor, 2001.

VIGOTSKI, Lev S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexander R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone / USP, 1998.

Conteúdo

Este curso se propõe a abordar as contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação musical. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, inclui-se:

- O biológico e o cultural no desenvolvimento

- O conceito de mediação social e semiótica

- O desenvolvimento da percepção e memória

- A constituição da subjetividade

- A afetividade no ensino

- A imaginação e a criação na infância

- A relação entre desenvolvimento e aprendizagem

- Pesquisas em educação musical

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas. Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.

Observação

O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula. Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.