Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Composição de canção

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - C


Sala MU 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

As aulas terão início em 10 de Março de 2020

Docentes

Cacá Machado

Professor convidado

Prof. Dr. Marcelo Segreto

Critério de Avaliação

1. Atividades em sala: exercícios de composição de canção, leituras, discussões, debates etc.

2. Trabalho final: entregar no final do semestre uma canção composta durante o período letivo que articule aspectos tratados durante o curso. O trabalho deverá ser entregue em formato MP3 (áudio da gravação da canção) e PDF (letra e comentários sobre a composição) com título, data, nome do aluno, da disciplina e dos professores até dia 07/07/2020 nos emails: cmachado@unicamp.br e contato@marcelosegreto.com.br

3. Presença: Cumprir 75% de presença nas aulas. 

 

Bibliografia

ADOLFO, Antonio. Composição: uma discussão sobre o processo criativo brasileiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1997.

ALMADA, Carlos. Arranjo. Campinas: Ed. UNICAMP, 2000.

BERIO, Luciano. “Poesia e música: uma experiência”. In: Música eletroacústica: história e estéticas. Flo Menezes (org.). São Paulo: Edusp, 2009

BOSI, Alfredo. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Editora Ática, 2000. 

BLUME, Jason. Six Steps to Songwriting Success. Revised Edition: The Comprehensive Guide to Writing and Marketing Hit Songs. Berkeley, Califórnia (EUA): Ten Speed Press, 2010. 

DAVIES, Anton. Songwriting - Crafting A Tune: A Step By Step Guide To Songwriting!. Seattle, Washington (EUA): Amazon (eBook Kindle), 2015. 

DAVIES, Sheila. The Songwriter’s Idea Book. Cincinnati (EUA): Writer’s Digest Books, 1992.

HELSON, Rake. Songwriting 101: Inspiration, Tips, Tricks, and Lessons for the Beginner, Intermediate, and Advanced Songwriter. Seattle, Washington (EUA): Amazon (eBook Kindle), 2014.

KEYS, Scarlet. The Craft of Songwriting: Music, Meaning and Emotion. Boston (EUA): Berklee Press, 2018.

PATTISON, Pat. Essential Guide to Rhyming: A Step-By-Step Guide to Better Rhyming for Poets and Lyricists. Boston, Massachusetts (EUA): Berklee Press, 2014. 

SEGRETO, Marcelo. A canção e a oralização: sílaba, palavra e frase. Tese de doutorado. São Paulo: FFLCH-USP, 2019. 

STOCKER, Olmir. Método de composição popular: diferentes formas de harmonizar. São Paulo: Olmir Stocker Ed., 2011.

TATIT, Luiz. Semiótica da canção: melodia e letra. São Paulo: Escuta, 1994. 

TATIT, Luiz. Musicando a semiótica: ensaios. São Paulo: AnnaBlume, 1997. 

TATIT, Luiz. Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001. TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil São Paulo: Edusp, 2002.  

WISNIK, José Miguel. Sem receita. São Paulo: Publifolha, 2004.

ZOLLO, Paul. More Songwriters on Songwriting. Boston, Massachusetts (EUA): Da Capo Press, 2016.

 

Conteúdo

Compreender a especificidade da linguagem cancional a partir dos estudos desenvolvidos pela semiótica da canção, bem como entender a presença de elementos ligados às suas linguagens adjacentes (música e poesia). Por meio da análise de obras do repertório brasileiro, identificar os principais procedimentos de composição utilizados pelos cancionistas, sobretudo os processos ligados à criação de melodia e letra. Praticar a composição de canção a partir de exercícios pontuais em sala de aula e de projetos individuais desenvolvidos pelos alunos durante o semestre letivo. 

 

Metodologia

I. A especificidade da linguagem da canção e os seus pontos de contato com linguagens adjacentes (música e poesia). II. A fundamentação de um curso de criação de canção a partir de princípios composicionais gradativos e não-normativos. III. A abordagem da semiótica da canção. IV. A articulação entre a oralização e a musicalização. V. A oralização linear e a oralização não-linear. VI. A combinação entre a letra e a melodia a partir de três níveis linguísticos: sílaba, palavra e frase. VII. Os cinco recursos figurativos estudados pela semiótica da canção: dêiticos, tonemas, elasticidade melódica, faixa entoativa e unidades entoativas. VIII. O mapeamento melódico e linguístico. IX. O uso de diferentes registros de língua (português padrão e não padrão).

Observação