Turma AV042 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação III - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação III

Subtítulo

Práticas artísticas interdisciplinares: ciência, tecnologia e mudanças climáticas

Cód. Disciplina - Turma

AV042 - A


Sala Sala de TV
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV042 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação III
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Inicio das aulas dia 10/03

Docentes

Cesar Baio

Critério de Avaliação

Texto em formato de artigo ou ensaio teórico-analítico relacionando as questões tratadas no semestre com a produção artística contemporânea. Seminário individual vinculado à bibliografia específica e aos temas da disciplina.

Bibliografia

BAIO, Cesar. Máquinas de imagem: arte, tecnologia e pós-virtualidade. São Paulo: Annablume, 2015.
BRATTON, Benjamin H. The Stack: On Software and Sovereignty. Cambridge: MIT Press Limited, 2016.
DANOWSKI, Déborah e Viveiros de Castro, Eduardo. Há um mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Desterro, 2014.
FLUSSER, Vilém. Natural:mente: vários acessos ao significado de natureza. São Paulo: Annablume, 2011.
________. Dúvida. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
LATOUR, Bruno. 1994. Jamais fomos modernos: ensaio de Antropologia simétrica. (Trad. Carlos Irineu da Costa) Rio de Janeiro: Ed.34, 1991.
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário: o desafio das poéticas tecnológicas. São Paulo: Edusp, 1993.
MASSUMI, Brian. O que os animais nos ensinam sobre política. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
MOORE, Jason W.. Capitalism in the web of life: ecology and the accumulation of capital. Londres e Nova Iorque: Editora Verso, 2015.
HARAWAY, Donna. Manifesto ciborgue: ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. In: HARAWAY et all. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
HÖRL Erick. From the Anthropocene to the Neo-Cybernetic Underground. A conversation with Erich Hörl. Entrevista de Paul Feigelfeld. #60, 2014.
SANTOS, Boaventura de Souza. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Montevideo: Edições Trilce, 2010.
SHAVIRO, Steven. Discognition. Londres: Repeater, 2016.
SASSEN, Saskia. Expulsions: Brutality and Complexity in the Global Economy. Cambridge: Harvard University Press, 2014.
SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objets techniques, Paris: Aubier, 1989.
SULLIVAN, Graeme. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. New York: SAGE Publications, 2010.

Conteúdo

Questões processuais, poéticas e políticas implicadas na produção artística interdisciplinar contemporânea relacionada à tecnologia, à ciência e ao ecossistema global. Perspectivas sociológicas e filosóficas dos meios tecnológicos. Mudanças climáticas, capitalismo informacional e as questões emergentes em escala local e global. Regimes de representação, mediação tecnológica e interatividade. Representação, visualização de dados e sistemas complexos. Poéticas emergentes, sistemas informacionais e antropoceno.

Metodologia

Aulas expositivas, seminários individuais, discussões em grupo sobre a bibliografia, questões conjunturais e análise de obras artísticas.

Observação

Recomenda-se conhecimento em inglês para leitura da bibliografia e compreensão de palestras e aulas.