Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

A(s) guitarra(s) na Música Popular: histórico, repertório e análise

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala 14
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Aulas oferecidas no laboratório de guitarra elétrica da UNICAMP (sala DM14), limitadas a um pequeno número de alunos, por questões estruturais e de especificidade do público alvo.

Docentes

Hermilson Garcia do Nascimento

Critério de Avaliação

- Participação ativa em classe com reflexões e apontamento de questões acerca do uso do instrumento no campo da música popular, relacionadas ou não diretamente ao projeto de pesquisa

- Redação e apresentação de trabalho teórico ou teórico-prático enfocando tópico específico do tema conforme andamento da leitura, escuta e discussões

Bibliografia

MADURELL, F. Situação de descoberta e escuta repetida: duas chaves para a recepção da obra. Curitiba: Editora UFPR, 2013.

NASCIMENTO, H. G. Campo polifônico: modulando sem deixar o Tom. In: UFU ano 30. Uberlândia: UdUFU, 2008, pp-71-89.

TAGG, P. Analisando a música popular: teoria, método e prática. Em Pauta, v. 14, n. 23, p. 5, 2003

_______. Music’s meanings. New York, NY, 2013.

 

Conteúdo

- Contextos sócio culturais historicamente configurados, no que tange o uso do instrumento e seu alcance simbólico na Música Popular

- Itens dos códigos musicais sob análise em dado repertório, abarcando aspectos temporais, harmônicos e de timbre e sonoridade, tratados sob a ótica da produção de sentidos musicais (poéticos, comunicacionais, culturais)

- Instrumental de análise: discussão e prospecção

Metodologia

- Aulas expositivas

- Ensaios dirigidos com apontamentos de objetos, questões, resultados parciais de análise

- Exercícios analíticos e seminários experimentais

Observação

Bibliografia a ser expandida