Turma AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Arte e Contexto

Subtítulo

Dramaturgia brasileira: o popular, a sacralidade, o contemporâneo

Cód. Disciplina - Turma

AC401 - A


Sala a definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC401 - Tópicos Especiais em Arte e Contexto
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA POR FALTA DE QUÓRUM

Docentes

Larissa de Oliveira Neves Catalão

Grácia Maria Navarro

Isa Etel Kopelman

Critério de Avaliação

Participação em aula.

Trabalho escrito final.

Bibliografia

ABREU, Martha. “Cultura Popular. Um conceito e várias histórias”. In. ABREU, Martha e SOIHET, Rachel.(Org.). Ensino de História. Conceitos, Temáticas e Metodologia. Rio de Janeiro: Faperj/Casa da Palavra, 2003, p. 83-102. Disponível online.

_________. O Império do Divino. Festas Religiosas e Cultura Popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 3 ed. São Paulo, Hucitec; Brasília, Edunb, 1993.

BARBERO-MARTIN, Jesus; BARCELOS, Claudia. Comunicação e mediações culturais. Revista Intercom. v.23, n.1, jan.-jun. 2000. pp.151-163. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2010/1788>. Acesso em: 14/10/2019.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2013.

FARIA, João Roberto (Dir.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC-SP, 2012.

SANTOS, Milton. O lugar e o cotidiano. In: A natureza do espaço. São Paulo, Edusp, 2014, cap.14, p.212-224.

SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen à Koltès. São Paulo: Perspectiva, 2017.

Conteúdo

A disciplina será calcada no projeto regular de pesquisa desenvolvido pelas professoras sob financiamento Fapesp (processo n.2018/02439-3). O projeto visa a (re)pensar a dramaturgia brasileira sob alguns vieses de reconfiguração crítica, de modo a analisar a dramaturgia brasileira a partir de sua própria cultura interna, em diálogo com a cultura popular.

Para tanto, dividiremos a disciplina em três eixos, sendo cada um liderado por uma das docentes.

A professora Larissa O. N. Catalão abordará a dramaturgia popular brasileira em contexto histórico do final do século XIX, começo do XX, até o advento do teatro moderno.

A professora Grácia Navarro trabalhará com as referências ligadas ao teatro sacro brasileiro e em como sua dramaturgia da cena dialoga com diversos elementos culturais muitas vezes pouco examinados em nossa história crítica como sendo teatro.

A professora Isa E. Kopelman irá trabalhar com a dramaturgia contemporânea e em como autores vivos dialogam com a cultura popular na estruturação de algumas peças.

Metodologia

Aulas expositivas.

Debates.

Leitura de peças e de bibliografia teórica.

Exibição de imagens e vídeos.

Observação