Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloDramaturgia brasileira: o popular, a sacralidade, o contemporâneo
AC401 - A
ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA POR FALTA DE QUÓRUM
Participação em aula.
Trabalho escrito final.
ABREU, Martha. “Cultura Popular. Um conceito e várias histórias”. In. ABREU, Martha e SOIHET, Rachel.(Org.). Ensino de História. Conceitos, Temáticas e Metodologia. Rio de Janeiro: Faperj/Casa da Palavra, 2003, p. 83-102. Disponível online.
_________. O Império do Divino. Festas Religiosas e Cultura Popular no Rio de Janeiro, 1830-1900. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 3 ed. São Paulo, Hucitec; Brasília, Edunb, 1993.
BARBERO-MARTIN, Jesus; BARCELOS, Claudia. Comunicação e mediações culturais. Revista Intercom. v.23, n.1, jan.-jun. 2000. pp.151-163. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/revistaintercom/article/view/2010/1788>. Acesso em: 14/10/2019.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 2013.
FARIA, João Roberto (Dir.). História do teatro brasileiro. São Paulo: Perspectiva / SESC-SP, 2012.
SANTOS, Milton. O lugar e o cotidiano. In: A natureza do espaço. São Paulo, Edusp, 2014, cap.14, p.212-224.
SARRAZAC, Jean-Pierre. Poética do drama moderno: de Ibsen à Koltès. São Paulo: Perspectiva, 2017.
A disciplina será calcada no projeto regular de pesquisa desenvolvido pelas professoras sob financiamento Fapesp (processo n.2018/02439-3). O projeto visa a (re)pensar a dramaturgia brasileira sob alguns vieses de reconfiguração crítica, de modo a analisar a dramaturgia brasileira a partir de sua própria cultura interna, em diálogo com a cultura popular.
Para tanto, dividiremos a disciplina em três eixos, sendo cada um liderado por uma das docentes.
A professora Larissa O. N. Catalão abordará a dramaturgia popular brasileira em contexto histórico do final do século XIX, começo do XX, até o advento do teatro moderno.
A professora Grácia Navarro trabalhará com as referências ligadas ao teatro sacro brasileiro e em como sua dramaturgia da cena dialoga com diversos elementos culturais muitas vezes pouco examinados em nossa história crítica como sendo teatro.
A professora Isa E. Kopelman irá trabalhar com a dramaturgia contemporânea e em como autores vivos dialogam com a cultura popular na estruturação de algumas peças.
Aulas expositivas.
Debates.
Leitura de peças e de bibliografia teórica.
Exibição de imagens e vídeos.