Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Análise musical do repertório dos séculos XX e XXI

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala Sala da ELM / CIDDIC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA A PEDIDO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL

Docentes

Stéphan Olivier Schaub

Tadeu Moraes Taffarello

José Augusto Mannis

Professor convidado

Danilo Rossetti; Denise Garcia; Tuti Fornari; Jônatas Manzolli

Critério de Avaliação

É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação baseia-se em três critérios: a) avaliação será baseada na assiduidade, b) numa análise que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.

Bibliografia

BENT, Ian. Analysis. London: Macmillan, 1988.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. Oxford: University Press, 1994.
MOLINO, Jean. Analiser. Analyse Musicale, n. 15, p. 11-13, 1989.
NATTIEZ, Jean-Jacques, Analyses et Interprétations de la musique. Paris, França: Librairie philosophique J. VRIN, 2013.
ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. De Montserrat às ressonâncias do piano: uma análise com descritores de áudio. Opus, v. 23, n. 3, p. 193-221, 2017.
SCHAUB, Stéphan. Milton Babbitt et le système dodécaphonique. Théories de la composition musicale au XXe siècle, Donin, N; Feneyrou, L, Eds, Symétrie, Lyon, França, 2013.
SCIARRINO, Salvatore. Le Figure della Musica – da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998. In: GIACCO, Grazia. La notion de “figure” chez Salvatore Sciarrino. Paris: L’Harmattan, 2001.
STRAUS, Joseph N. Introdução à teoria pós-tonal. Tradução de Ricardo Mazzini Bordini. 3. ed. São Paulo, SP; Salvador, BA: UNESP: EdUFBA, 2013.

Conteúdo

A disciplina tem por objetivo discutir os desafios da análise musical no contexto das obras dos séculos XX e XXI que fogem aos quadros tradicionais de estruturação, introduzindo, através de exemplos concretos, seus principais recursos teóricos, tecnológicos e conceituais. Os exemplos escolhidos incluem obras instrumentais, acusmáticas e mistas de diferentes correntes estéticas.

Metodologia

As aulas começarão com um componente “teórico”, no qual diferentes abordagens metodológicas e epistemológicas serão apresentadas e discutidas. Haverá também um componente “prático” que se dividirá em duas partes: na primeira os professores participantes apresentarão exemplos de estudos analíticos e, na segunda, cada aluno proporá, no decorrer do semestre, um trabalho de análise musical de uma peça de sua escolha.

Observação