Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
SubtítuloAnálise musical do repertório dos séculos XX e XXI
MS104 - A
ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA A PEDIDO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL
Danilo Rossetti; Denise Garcia; Tuti Fornari; Jônatas Manzolli
É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação baseia-se em três critérios: a) avaliação será baseada na assiduidade, b) numa análise que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.
BENT, Ian. Analysis. London: Macmillan, 1988.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. Oxford: University Press, 1994.
MOLINO, Jean. Analiser. Analyse Musicale, n. 15, p. 11-13, 1989.
NATTIEZ, Jean-Jacques, Analyses et Interprétations de la musique. Paris, França: Librairie philosophique J. VRIN, 2013.
ROSSETTI, Danilo; MANZOLLI, Jônatas. De Montserrat às ressonâncias do piano: uma análise com descritores de áudio. Opus, v. 23, n. 3, p. 193-221, 2017.
SCHAUB, Stéphan. Milton Babbitt et le système dodécaphonique. Théories de la composition musicale au XXe siècle, Donin, N; Feneyrou, L, Eds, Symétrie, Lyon, França, 2013.
SCIARRINO, Salvatore. Le Figure della Musica – da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998. In: GIACCO, Grazia. La notion de “figure” chez Salvatore Sciarrino. Paris: L’Harmattan, 2001.
STRAUS, Joseph N. Introdução à teoria pós-tonal. Tradução de Ricardo Mazzini Bordini. 3. ed. São Paulo, SP; Salvador, BA: UNESP: EdUFBA, 2013.
A disciplina tem por objetivo discutir os desafios da análise musical no contexto das obras dos séculos XX e XXI que fogem aos quadros tradicionais de estruturação, introduzindo, através de exemplos concretos, seus principais recursos teóricos, tecnológicos e conceituais. Os exemplos escolhidos incluem obras instrumentais, acusmáticas e mistas de diferentes correntes estéticas.
As aulas começarão com um componente “teórico”, no qual diferentes abordagens metodológicas e epistemológicas serão apresentadas e discutidas. Haverá também um componente “prático” que se dividirá em duas partes: na primeira os professores participantes apresentarão exemplos de estudos analíticos e, na segunda, cada aluno proporá, no decorrer do semestre, um trabalho de análise musical de uma peça de sua escolha.