Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Introdução

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala DM 43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Esta disciplina terá início no dia 12/03

Docentes

Suzel Ana Reily

Critério de Avaliação

Resenha de um artigo recente (20%); Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 4000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (80%).

Bibliografia

BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press,  1973.

RICE, Timothy. Reflections on Music and Meaning: metaphor, signification, and control in the Bulgarian case. British Journal of Ethnomusicology, 10(1):19-38, 2001.

PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf]

BLACKING, J. Música, cultura, experiência. Cadernos de pesquisa, 16: 201-16, 2007.

SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.

_____. Etnografia da música. Cadernos de pesquisa, 17: 237-59, 2008.

REILY, Suzel. Voices of the Magi: Enchanted Visions in Southeast Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 2002.

TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.

REILY, Suzel Ana. A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e cultura, 9, 2014.

ROCHA, S. F. Memória: uma chave afetiva para o sentido na performance musical... Per Musi, 21: 97-108, 2010,

STANYEK, Jason (org.). Forum on Transcription. Twentieth Century Music, 11(1): 101-161.

CAMP, Marc-Antoine. Quem tem autorização para cantar o cântico ritual? Revista USP, 77: 76-89, 2008.

CAMBRAIA, Vincenzo. Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participative e etnomusicologia. In Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauade X, 2008.

Conteúdo

Visão sobre a formação da etnomusicologia e seu processo atual de desenvolvimento; Visão panorâmica de debates teóricos contemporâneos nas musicologias e ciências sociais e das formas como etnomusicólogos no Brasil e no exterior se engajam com essas correntes atuais; Apreciação de como conceitos etnomusicológicos são formulados e disseminados; Conhecimento básico de alguns sistemas musicais não-ocidentais.

Metodologia

Aulas expositivas; Disucssões coletivas; Apresentações de alunos; Leitura individual; Exercícios de escrita acadêmica.

Observação

Esta matéria terá contribuição de Evanthia Patsiaoura.