Tópicos Especiais em Etnomusicologia
SubtítuloIntrodução
MS110 - A
Esta disciplina terá início no dia 12/03
Resenha de um artigo recente (20%); Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 4000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (80%).
BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press, 1973.
RICE, Timothy. Reflections on Music and Meaning: metaphor, signification, and control in the Bulgarian case. British Journal of Ethnomusicology, 10(1):19-38, 2001.
PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf]
BLACKING, J. Música, cultura, experiência. Cadernos de pesquisa, 16: 201-16, 2007.
SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.
_____. Etnografia da música. Cadernos de pesquisa, 17: 237-59, 2008.
REILY, Suzel. Voices of the Magi: Enchanted Visions in Southeast Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 2002.
TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.
REILY, Suzel Ana. A música e a prática da memória – uma abordagem etnomusicológica. Música e cultura, 9, 2014.
ROCHA, S. F. Memória: uma chave afetiva para o sentido na performance musical... Per Musi, 21: 97-108, 2010,
STANYEK, Jason (org.). Forum on Transcription. Twentieth Century Music, 11(1): 101-161.
CAMP, Marc-Antoine. Quem tem autorização para cantar o cântico ritual? Revista USP, 77: 76-89, 2008.
CAMBRAIA, Vincenzo. Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participative e etnomusicologia. In Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauade X, 2008.
Visão sobre a formação da etnomusicologia e seu processo atual de desenvolvimento; Visão panorâmica de debates teóricos contemporâneos nas musicologias e ciências sociais e das formas como etnomusicólogos no Brasil e no exterior se engajam com essas correntes atuais; Apreciação de como conceitos etnomusicológicos são formulados e disseminados; Conhecimento básico de alguns sistemas musicais não-ocidentais.
Aulas expositivas; Disucssões coletivas; Apresentações de alunos; Leitura individual; Exercícios de escrita acadêmica.
Esta matéria terá contribuição de Evanthia Patsiaoura.