Tópicos Especiais em Educação Musical
SubtítuloProcessos de ensino e aprendizagem musical de alunos com deficiência
MS108 - B
Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) apresentação de seminário; e c) trabalho final escrito.
ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.
BALLESTERO-ALVAREZ, Jose Alfonso. Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos. Dissertação (Mestrado em Música)- Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2003.
BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva- tecnologia e educação, 2017.
BIRKENSHAW-FLEMING, Lois. Music for all - teaching music to people with special needs. Toronto: Gordon V. Thompson Music. 1993.
BLACK (filme). Direção: Sanjay Leela Bhansali. Distribuiçaõ: SLB Films. Índia, 2005. Disponível em “https://www.youtube.com/watch?v=0SfwJeRseoA“.
BONILHA, F.F.G. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
DELAZARO, Caroline B. A educação musical aliada à clínica psicomotora e as construções simbólicas no trabalho com pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estafual de Campinas, 2018.
HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to students with special needs- a label-free approach. New York: Oxford University Press, 2011.
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
SACKS, Oliver. Alucinações musicais- relatos sobre a música e o cérebro. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SANTOS, A.; FORNARI, J; ZATTERA, V.; MENDES, A. A study on the use of ICT as a tool in music education of students with visual impairment. 26 Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. ANAIS. Belo Horizonte, 2016.
SONZA, Andréa P. (org.) . Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais. Bento Gonçalves: [s.n.], 2013.
Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical, abordando-se a educação inclusiva com ênfase para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com diferentes tipos de deficiência.
As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados. Além disso, faremos 2 ou 3 aulas prático-teóricas no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, onde iremos conhecer as tecnologias de acessibilidade e metodologias empregadas no atendimento aos alunos com deficiência. Os equipamentos e softwares a serem estudados são os seguintes: Scanners com OCR: HP, Book Reader e Sara CE; Linha Braille; Impressoras Braille; Leitores de tela: Jaws for Windows, NVDA (NonVisual Desktop Access); Softwares musicais: Lime Aloud Music Notation, Goodfeel Braille Music Translator; Ampliadores; Equipamentos de auxílio à mobilidade.