Turma DE629 - Seminários Avançados V - Turma A

Nome

Seminários Avançados V

Subtítulo

“Testemunhos, memórias e silenciamentos. O Documentário audiovisual como narrativa de refugiados”.

Cód. Disciplina - Turma

DE629 - A


Sala Sala SM01 - Ciclo Básico II (PB)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE629 - Seminários Avançados V
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Como presidenta da Comissão Assessora da Cátedra Sérgio Viera de Mello (UNICAMP/ Agência da ONU para Refugiados) proponho o presente Seminário Avançado com o inutito de analisar uma produção audiovisual que trata da temática do refúgio na contemporaneidade. 

Docentes

Ana Carolina de Moura Delfim Maciel

Critério de Avaliação

Participação nas atividades propostas em sala e avaliação por escrito. 

Bibliografia

Bibliografia Básica

AGIER, M. LES MIGRANTS ET NOUS. CNRS EDITION, Paris 2016

AGIER, M. GÉRER LES INDESIRABLES, FLAMARION, PARIS, 2008

AGIER, L’ÉTRANGER QUI VIENT, SEUI, 2018

ALEKSIÉVITCH, S. Vozes de Thernóbil. A História oral do Desastre Nuclear, Cia das Letras, SP, 2016.

ALEKSIÉVITCH, S. As últimas Testemunhas. Cia das Letras, SP, 2018l.

BAUMAN, Z. Estranhos à nossa porta”, Ed ZAHAR, RJ, 2016. 

CANDAU, J. Memória e Identidade. Ed Contexto, SP, 2016

CERTEAU, M. A Escrita da História, RJ-SP, 2008

COMOLLI, J.L. Ver e Poder, Ed. UFMG, 2008.

COULIN, D. Samba, Ed. SCHWARCZ, SP. 2015

DOSSE, F. “A biografia é um verdadeiro romance” (p.55-80), “A vidobra” (p.80-95); “A implicação dos biógrafos”(p.95-122). In: O Desafio Biográfico. Escrever uma vida, Edusp, SP, 2009.

FERRO, M. Cinema e História, Paz e Terra, RJ, 2010

GALDEAUT, A. & JOST, F. A Narrativa Cinematográfica, ED. UNB, 2009

GINZBURG, C. O fio e os rastros. Companhia das Letras, SP, 2007. 

GINZBURG, C. Olhos de Madeira, Cia das Letras, SP, 2001

GOFF, J. História e Memória, Ed. Da Unicamp, Campinas, 1996.

GRATZ, A. Refugiados, Ed. Galera, RJ, 2019.

GUMBRECHT, H. Nosso amplo presente. Ed UNESP, 2010

HARTOG, F. Evidência da história. O que os historiadores veem, Autêntica, BH, 2011.

HUBERMAN, D. Cascas, Ed. 34, SP. 2017.

KRACAUER, S. O ornamento da Massa, CosacNaify, SP, 2009

MACIEL, A. Memória e Direitos Humanos. O conflito sírio em sons e imagens

 https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/memoria-e-direitos-humanos-o-conflito-sirio-em-sons-e-imagens

ORNER, P. & HERNANDEZ. “En Las Sombras de Estados Unidos”. Narraciones de Inmigrantes Indocumentados” McSweeney’s Books, San Francisco, 2009.

POLLAK “Memória, Esquecimento, Silêncio”. Estudos Históricos, RJ, Vol. 2, n.3, 1989

PORTELLI, A. http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-3.pdf

RAWICK, M. O Diário de Myriam. Ed Darkside, RJ, 2018.

ROBIN, R. A Memória Saturada, Ed Unicamp, SP, 2016

ROSENSTONE, R. A história nos filmes os filmes na história, Paz e Terra, RJ, 2010

SELIGMAN-SILVA, M. Org. História, Memória e Literatura. O testemunho na era das catástrofes. Ed da UNICAMP, Campinas, 2016.

https://www.nytimes.com/interactive/2016/12/14/world/middleeast/kimmelman-images-of-aleppo.html

 

FILMOGRAFIA BÁSICA


ÊXODOS: DE ONDE EU VIM NÃO EXISTE MAIS
Direção: Hank Levine. 105 min. Brasil/Alemanha. 2016. 

RECOMEÇOS: Sobre Mulheres, Refúgio e Trabalho.
Direção: Felipe Abreu e Thays Prado. 22 min. Brasil, 2017. 

LINGUAGEM DO CORAÇÃO
Direção: Silvana Nuti. 30 min. Brasil, 2016. Documentário.
AEROPORTO CENTRAL

Direção: KARIM AINOUZ

HUMAN FLOW – NÃO EXISTE LAR SE NÃO HÁ PARA ONDE IR

Direção: Ai Weiwei 

 O OUTRO LADO DA ESPERANÇA

Direção: Aki Kaurismäki 

 “A Casa de Lúcia”

Direção: João Marcelo e Lúcia Luz

SOLIDARIEDADE ATRAVÉS DAS FRONTEIRAS

Direção: Leo Hyde

DISTRITO ZERO

Direção: Pablo Iraburu e Jorge Fernández
Espanha, 2015, Documentário, 67 minutos

Welcome to Refugeestan

DIREÇÃO: ANNE POIRET

The Harrowing Personal Stories of Syrian Refugees, in Their Own Words

DIREÇÃO: Matthew K. Firpo

Exodus (2016) & Exodus: The Journey Continues (2017)

Série televisiva

Fogo no Mar (2016)

114 min 

Director: Gianfranco Rosi | Stars: Samuele Pucillo, Mattias Cucina, Samuele Caruana, Pietro Bartolo

Cries from Syria (2017)

111 min | Documentary, Drama 

Director: Evgeny Afineevsky | Stars: Hadi Al Abdullah, Raed Al Saleh, Riad Al-Asaad, Bashar al-Assad

REACT: UM FESTIVAL DE TEATRO FEITO POR REFUGIADOS

Acta Community Theatre
Reino Unido | 2018 | Documentário | 15 minutos

YOU’RE WELCOME

Rebecca Panian
Suíça, Áustria, Alemanha | 2017 | Ficção | 9 minutos

UM PASSO SEM OS PÉS

Direção Lydia Schamschula e Jeremy Glaholt
Alemanha | 2018 | Documentário | 45 minutos

 

Conteúdo

 “O passado não é livre. Nenhuma sociedade o deixa à mercê da própria sorte. Ele é regido, gerido, preservado, explicado, contado, comemorado ou odiado. Quer seja celebrado ou ocultado, permanece uma questão fundamental do presente”

Régine Odin

Em março de 2019 a UNICAMP criou a Cátedra Sérgio Viera de Mello (CSVM) vinculada à Diretoria de Direitos Humanos. Trata-se de uma iniciativa da Agência da ONU para refugiados (ACNUR) e que prevê ações de acolhimento à alunos (as) refugiados, bem como atividades de extensão e o fomento de disciplinas, cursos e pesquisas que tomem como base reflexões sobre a temática dos refugiados, um fenômeno que - segundo último levantamento da ONU - atingiu a cifra de 70 milhões de pessoas. Nesse sentido, o presente Seminário Avançado abordará uma produção audiovisual que perpassa a temática do tema “refúgio” analisando suas narrativas e os usos de testemunhos, englobando igualmente textos historiográficos, literários e artigos publicados pela imprensa. Há toda uma narrativa que vem sendo produzida mas que, raramente reunida e acessada, ainda carece de uma análise mais aprofundada. 

 

Metodologia

Dinâmica do curso

“(...) o estado de emergência em que vivemos não é a exceção, mas a regra. Temos de nos ater a um conceito de história que corresponda a esta visão”

Walter Benjamin

Visionamentos e análise fílmica, leituras, seminários e debates de textos teóricos. Se temos todo um arcabouço textual, visual e audiovisual revistando memórias individuais e coletivas de eventos passados - refiro-me notadamente à memória do Holocausto - há uma dificuldade de apreensão de determinadas memórias “em tempo real” dentre as quais destaco aquelas ligadas ao tema “refúgio”. Se por um lado, temos uma memória saturada, como contrapartida, vivemos uma amnésia do tempo presente. 

A disciplina vai perpassar os seguintes tópicos: Historiografia; testemunhos e narrativas audiovisuais; deslocamentos; trauma, memória; Refúgio.

Observação