Seminários Avançados V
Subtítulo“Testemunhos, memórias e silenciamentos. O Documentário audiovisual como narrativa de refugiados”.
DE629 - A
Como presidenta da Comissão Assessora da Cátedra Sérgio Viera de Mello (UNICAMP/ Agência da ONU para Refugiados) proponho o presente Seminário Avançado com o inutito de analisar uma produção audiovisual que trata da temática do refúgio na contemporaneidade.
Participação nas atividades propostas em sala e avaliação por escrito.
Bibliografia Básica
AGIER, M. LES MIGRANTS ET NOUS. CNRS EDITION, Paris 2016
AGIER, M. GÉRER LES INDESIRABLES, FLAMARION, PARIS, 2008
AGIER, L’ÉTRANGER QUI VIENT, SEUI, 2018
ALEKSIÉVITCH, S. Vozes de Thernóbil. A História oral do Desastre Nuclear, Cia das Letras, SP, 2016.
ALEKSIÉVITCH, S. As últimas Testemunhas. Cia das Letras, SP, 2018l.
BAUMAN, Z. Estranhos à nossa porta”, Ed ZAHAR, RJ, 2016.
CANDAU, J. Memória e Identidade. Ed Contexto, SP, 2016
CERTEAU, M. A Escrita da História, RJ-SP, 2008
COMOLLI, J.L. Ver e Poder, Ed. UFMG, 2008.
COULIN, D. Samba, Ed. SCHWARCZ, SP. 2015
DOSSE, F. “A biografia é um verdadeiro romance” (p.55-80), “A vidobra” (p.80-95); “A implicação dos biógrafos”(p.95-122). In: O Desafio Biográfico. Escrever uma vida, Edusp, SP, 2009.
FERRO, M. Cinema e História, Paz e Terra, RJ, 2010
GALDEAUT, A. & JOST, F. A Narrativa Cinematográfica, ED. UNB, 2009
GINZBURG, C. O fio e os rastros. Companhia das Letras, SP, 2007.
GINZBURG, C. Olhos de Madeira, Cia das Letras, SP, 2001
GOFF, J. História e Memória, Ed. Da Unicamp, Campinas, 1996.
GRATZ, A. Refugiados, Ed. Galera, RJ, 2019.
GUMBRECHT, H. Nosso amplo presente. Ed UNESP, 2010
HARTOG, F. Evidência da história. O que os historiadores veem, Autêntica, BH, 2011.
HUBERMAN, D. Cascas, Ed. 34, SP. 2017.
KRACAUER, S. O ornamento da Massa, CosacNaify, SP, 2009
MACIEL, A. Memória e Direitos Humanos. O conflito sírio em sons e imagens
https://www.unicamp.br/unicamp/ju/artigos/direitos-humanos/memoria-e-direitos-humanos-o-conflito-sirio-em-sons-e-imagens
ORNER, P. & HERNANDEZ. “En Las Sombras de Estados Unidos”. Narraciones de Inmigrantes Indocumentados” McSweeney’s Books, San Francisco, 2009.
POLLAK “Memória, Esquecimento, Silêncio”. Estudos Históricos, RJ, Vol. 2, n.3, 1989
PORTELLI, A. http://www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg2-3.pdf
RAWICK, M. O Diário de Myriam. Ed Darkside, RJ, 2018.
ROBIN, R. A Memória Saturada, Ed Unicamp, SP, 2016
ROSENSTONE, R. A história nos filmes os filmes na história, Paz e Terra, RJ, 2010
SELIGMAN-SILVA, M. Org. História, Memória e Literatura. O testemunho na era das catástrofes. Ed da UNICAMP, Campinas, 2016.
https://www.nytimes.com/interactive/2016/12/14/world/middleeast/kimmelman-images-of-aleppo.html
FILMOGRAFIA BÁSICA
ÊXODOS: DE ONDE EU VIM NÃO EXISTE MAIS
Direção: Hank Levine. 105 min. Brasil/Alemanha. 2016.
RECOMEÇOS: Sobre Mulheres, Refúgio e Trabalho.
Direção: Felipe Abreu e Thays Prado. 22 min. Brasil, 2017.
LINGUAGEM DO CORAÇÃO
Direção: Silvana Nuti. 30 min. Brasil, 2016. Documentário.
AEROPORTO CENTRAL
Direção: KARIM AINOUZ
HUMAN FLOW – NÃO EXISTE LAR SE NÃO HÁ PARA ONDE IR
Direção: Ai Weiwei
O OUTRO LADO DA ESPERANÇA
Direção: Aki Kaurismäki
“A Casa de Lúcia”
Direção: João Marcelo e Lúcia Luz
SOLIDARIEDADE ATRAVÉS DAS FRONTEIRAS
Direção: Leo Hyde
DISTRITO ZERO
Direção: Pablo Iraburu e Jorge Fernández
Espanha, 2015, Documentário, 67 minutos
Welcome to Refugeestan
DIREÇÃO: ANNE POIRET
The Harrowing Personal Stories of Syrian Refugees, in Their Own Words
DIREÇÃO: Matthew K. Firpo
Exodus (2016) & Exodus: The Journey Continues (2017)
Série televisiva
Fogo no Mar (2016)
114 min
Director: Gianfranco Rosi | Stars: Samuele Pucillo, Mattias Cucina, Samuele Caruana, Pietro Bartolo
Cries from Syria (2017)
111 min | Documentary, Drama
Director: Evgeny Afineevsky | Stars: Hadi Al Abdullah, Raed Al Saleh, Riad Al-Asaad, Bashar al-Assad
REACT: UM FESTIVAL DE TEATRO FEITO POR REFUGIADOS
Acta Community Theatre
Reino Unido | 2018 | Documentário | 15 minutos
YOU’RE WELCOME
Rebecca Panian
Suíça, Áustria, Alemanha | 2017 | Ficção | 9 minutos
UM PASSO SEM OS PÉS
Direção Lydia Schamschula e Jeremy Glaholt
Alemanha | 2018 | Documentário | 45 minutos
“O passado não é livre. Nenhuma sociedade o deixa à mercê da própria sorte. Ele é regido, gerido, preservado, explicado, contado, comemorado ou odiado. Quer seja celebrado ou ocultado, permanece uma questão fundamental do presente”
Régine Odin
Em março de 2019 a UNICAMP criou a Cátedra Sérgio Viera de Mello (CSVM) vinculada à Diretoria de Direitos Humanos. Trata-se de uma iniciativa da Agência da ONU para refugiados (ACNUR) e que prevê ações de acolhimento à alunos (as) refugiados, bem como atividades de extensão e o fomento de disciplinas, cursos e pesquisas que tomem como base reflexões sobre a temática dos refugiados, um fenômeno que - segundo último levantamento da ONU - atingiu a cifra de 70 milhões de pessoas. Nesse sentido, o presente Seminário Avançado abordará uma produção audiovisual que perpassa a temática do tema “refúgio” analisando suas narrativas e os usos de testemunhos, englobando igualmente textos historiográficos, literários e artigos publicados pela imprensa. Há toda uma narrativa que vem sendo produzida mas que, raramente reunida e acessada, ainda carece de uma análise mais aprofundada.
Dinâmica do curso
“(...) o estado de emergência em que vivemos não é a exceção, mas a regra. Temos de nos ater a um conceito de história que corresponda a esta visão”
Walter Benjamin
Visionamentos e análise fílmica, leituras, seminários e debates de textos teóricos. Se temos todo um arcabouço textual, visual e audiovisual revistando memórias individuais e coletivas de eventos passados - refiro-me notadamente à memória do Holocausto - há uma dificuldade de apreensão de determinadas memórias “em tempo real” dentre as quais destaco aquelas ligadas ao tema “refúgio”. Se por um lado, temos uma memória saturada, como contrapartida, vivemos uma amnésia do tempo presente.
A disciplina vai perpassar os seguintes tópicos: Historiografia; testemunhos e narrativas audiovisuais; deslocamentos; trauma, memória; Refúgio.