Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

A Plasticidade Corporal do Artista da Cena

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala Casa do Lago /Sala Multiuso
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA POR FALTA DE QUÓRUM

Docentes

Marisa Martins Lambert

Critério de Avaliação

− Produção prática e reflexiva

− Elaboração de uma pequena composição cênica experimental (solos, duos ou trios)

− Presença (75% da CH total do curso) e participação engajada nas propostas de aula

Bibliografia

Básica:

BARTENIEFF, Irmgard. Body Movement: Coping with the environment. First Routledge Edition (Taylor & Francis Group), 2002.

GODARD, Hubert. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. Lygia Clark: da obra ao acontecimento. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006, p. 73-79.

LIMA, Dani. Gestos: Práticas e Discursos. Editora Cobogo. Rio de Janeiro: 2013.

McCAW, Dick (Ed.). The Laban Sourcebook. London and New York: Routledge, 2011.

NELSON, Lisa. Before your eyes: Seeds od a Dance Practice. Contact Quarterly, v. 29, n.1, p.20-26, Winter/Spring, 2004.

PAXTON, Steve. Gravity. Contredanse Editions, 2018.

SPAIN, Kent De. Landscape of the now: A topography of Movement Improvisation. NY: Oxford University Press, 2014.

 

Complementar:

FERNANDES Ciane. Entre rochas, répteis e correntes de ar: os princípios de movimento de Bartenieff. Revista do Lume, número 4, Campinas: São Paulo. 2013.

GIL, José. Movimento Total – o corpo e a dança. Tradução Miguel Serras Pereira. São Paulo: Iluminuras, 2005.

LAMBERT, Marisa. M.  Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: o Sistema Laban/Bartenieff para o desenvolvimento somático e a criação em dança. 2010. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

LEPECKY, André.  Errância como trabalho. In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Org.). Dança e Dramaturgia (s). Fortaleza: São Paulo: Nexus, 2016.

PRESTON-DUNLOP, Valery; SAYERS, Lesley-Anne (Ed.). The Dynamic Boby in Space: Exploring and Developing Rudolf Laban’s Ideas for the 21st Century. London: Dance Books Ltd, 2010.

SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do Corpo vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: editora Vozes, 2008, p. 509-539.

Conteúdo

Essa disciplina propõe experimentar e refletir sobre três territórios de estudo nas artes da cena: 1. a abordagem somático-expressiva de aproximação sensível e criativa do corpo em movimento; 2. a prática da improvisação, enquanto atitude curiosa de investigação e modo de existir em prontidão à mudança; 3. a análise do movimento, como ferramenta de reconhecimento e questionamento dos materiais que dinamizam a expressividade do corpo. A tentativa será de interconectar esses campos de saber, olhando para como participam em processos de contato consigo, pesquisa de materiais, experimentação e composição cênica. A fundamentação para esse trabalho se dará pelo aprofundamento em alguns princípios e conceitos específicos que dialogam ou se desdobram do instrumental Laban/Bartenieff e em ideias desenvolvidas pela improvisadora norte americana Lisa Nelson, mais diretamente os “Tuning Scores” ou partituras coreográficas de composição instantânea.  

Serão temas guias do processo:

  • Partituras de percepção: respirar, ver/olhar, escutar, sentir, perceber
  • Sentidos da imaginação: instinto, intuição, impulso
  • Fluxos percepção/ação, corpo/espaço, invisível/visível
  • Esforço e recuperação; mobilidade e estabilidade
  • O silêncio e a explosão no movimento (a pausa, o vazio, o micro e sua polaridade oposta)
  • Movimento Forma - modos relacionais do corpo com o ambiente
  • Movimento sombra
  • Gesto como pré-movimento e a composição gesto-movimento integrado-postura
  • Relação entre estrutura, funcionamento e expressão no estudo do movimento
  • A plasticidade do corpo na cena contemporânea e o corpo como dramaturgia nas artes da cena
  • Reflexão sobre expressividade: reconhecimento de preferências cinestésicas e cinéticas e refinamento do potencial expressivo

Metodologia

  • Experimentação de princípios e conceitos
  • Pesquisa criativa de aprofundamento nos materiais
  • Leitura e análise de textos indicados
  • Prática de observação e análise do movimento
  • Registros pessoal de vivências relacionadas

Observação

A disciplina integrará alunos em fase avançada da Graduação em Dança e alunos da Pós-Graduação em Artes da Cena, criando intersecções de aprofundamento. Contará com professores(as) convidados(as) a confirmar.