Tópicos Especiais em Atuação
SubtítuloA Plasticidade Corporal do Artista da Cena
AC202 - A
ESSA DISCIPLINA FOI CANCELADA, NÃO SERÁ OFERECIDA POR FALTA DE QUÓRUM
− Produção prática e reflexiva
− Elaboração de uma pequena composição cênica experimental (solos, duos ou trios)
− Presença (75% da CH total do curso) e participação engajada nas propostas de aula
Básica:
BARTENIEFF, Irmgard. Body Movement: Coping with the environment. First Routledge Edition (Taylor & Francis Group), 2002.
GODARD, Hubert. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. Lygia Clark: da obra ao acontecimento. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006, p. 73-79.
LIMA, Dani. Gestos: Práticas e Discursos. Editora Cobogo. Rio de Janeiro: 2013.
McCAW, Dick (Ed.). The Laban Sourcebook. London and New York: Routledge, 2011.
NELSON, Lisa. Before your eyes: Seeds od a Dance Practice. Contact Quarterly, v. 29, n.1, p.20-26, Winter/Spring, 2004.
PAXTON, Steve. Gravity. Contredanse Editions, 2018.
SPAIN, Kent De. Landscape of the now: A topography of Movement Improvisation. NY: Oxford University Press, 2014.
Complementar:
FERNANDES Ciane. Entre rochas, répteis e correntes de ar: os princípios de movimento de Bartenieff. Revista do Lume, número 4, Campinas: São Paulo. 2013.
GIL, José. Movimento Total – o corpo e a dança. Tradução Miguel Serras Pereira. São Paulo: Iluminuras, 2005.
LAMBERT, Marisa. M. Expressividade Cênica pelo Fluxo Percepção/Ação: o Sistema Laban/Bartenieff para o desenvolvimento somático e a criação em dança. 2010. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
LEPECKY, André. Errância como trabalho. In: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Org.). Dança e Dramaturgia (s). Fortaleza: São Paulo: Nexus, 2016.
PRESTON-DUNLOP, Valery; SAYERS, Lesley-Anne (Ed.). The Dynamic Boby in Space: Exploring and Developing Rudolf Laban’s Ideas for the 21st Century. London: Dance Books Ltd, 2010.
SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do Corpo vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: editora Vozes, 2008, p. 509-539.
Essa disciplina propõe experimentar e refletir sobre três territórios de estudo nas artes da cena: 1. a abordagem somático-expressiva de aproximação sensível e criativa do corpo em movimento; 2. a prática da improvisação, enquanto atitude curiosa de investigação e modo de existir em prontidão à mudança; 3. a análise do movimento, como ferramenta de reconhecimento e questionamento dos materiais que dinamizam a expressividade do corpo. A tentativa será de interconectar esses campos de saber, olhando para como participam em processos de contato consigo, pesquisa de materiais, experimentação e composição cênica. A fundamentação para esse trabalho se dará pelo aprofundamento em alguns princípios e conceitos específicos que dialogam ou se desdobram do instrumental Laban/Bartenieff e em ideias desenvolvidas pela improvisadora norte americana Lisa Nelson, mais diretamente os “Tuning Scores” ou partituras coreográficas de composição instantânea.
Serão temas guias do processo:
A disciplina integrará alunos em fase avançada da Graduação em Dança e alunos da Pós-Graduação em Artes da Cena, criando intersecções de aprofundamento. Contará com professores(as) convidados(as) a confirmar.