Turma AC110 - Seminário Avançado de Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Seminário Avançado de Pesquisa em Artes

Subtítulo

Encarnações poéticas: cenários e poéticas situadas (Encarnaciones poéticas: escenarios y poéticas situadas)

Cód. Disciplina - Turma

AC110 - A


Sala AD-01
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC110 - Seminário Avançado de Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina contará com a participação da Profa. Dra. Ileana Diéguez Caballero (México) (Bolsa CAPES -  Professora Visitante do Exterior no Brasil, por meio do Projeto Institucional de Internacionalização CAPES PrInt – PPG Artes da Cena).

Se dará no formato condensado, nos seguintes dias:

- 10 de março, terça-feira, das 19h às 22h (Conferência de abertura); e 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de março, das 14h às 20h (quartas, quintas e sextas-feiras). Incluirá, ainda, no dia 17 de março (terça-feira), um encontro com Grupos de Pesquisa do PPG Artes da Cena (horário a confirmar com os grupos).

 

Docentes

Silvia Maria Geraldi

Ana Maria Rodriguez Costas

Critério de Avaliação

- Participação nas aulas, seminários, encontros e conferência.

- Produção de artigo final.

 

Criterios de evaluación:

- Participación en clases, seminarios, encuentros y conferencia.

- Producción de artículo final.

Bibliografia

BENJAMIN, Walter. Denkbilder. Epifanías en viajes. Buenos Aires, El Cuenco de Plata, 2011.

CARLSON, Marvin. El teatro como máquina de la memoria. Los fantasmas de la escena. Buenos Aires: Artes del Sur, 2009.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen superviviente. Historia del arte y tiempo de los fantasmas según Aby Warburg. Madrid: Abada, 2009, p. 9-30.

_____________. A semelhança informe: ou o gaio saber visual segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

DIÉGUEZ, Ileana. Cuerpos sin duelo. Iconografías y teatralidades del dolor. 2ª.ed. México, Universidad Autónoma de Nuevo León, 2016.

_____________. Interpelando al “caballo académico”: Por una práctica afectiva y emplazada. Nómadas 50/ abril 2019. Universidad Central, Colombia, p. 111-121.

_____________. Encarnaciones poéticas: cuerpo, arte y necropolítica. Athenea Digital- 18(1): 203-219 (marzo 2018).

GROYS, Boris. Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Buenos Aires: Caja Negra, 2014.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados. a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. In: Cadernos Pagu, n. 5, Universidade de Campinas, 1995, p. 07-41.

LORDON, Frédéric. Los afectos de la política. Zaragoza, Prensas de la Universidad de Zaragoza, 2017.

QUIGNARD, Pascal. La imagen que nos falta. Ciudad de México: Ve, 2014.

RICHARD, Nelly. Intersectando Latinoamérica con el latinoamericanismo: Saberes académicos, práctica teórica y crítica cultural. in: Revista Iberoamericana, n. 180, Julio-Setiembre 1997, p. 345-361.

Conteúdo

O curso propõe uma discussão sobre temas emergentes na pesquisa em Artes da Cena como pano de fundo para a apresentação de seminários pelos participantes da disciplina. Contará com a participação da professora convidada Ileana Diéguez Caballero, México (por meio do Projeto Institucional de Internacionalização CAPES PrInt – PPG Artes da Cena/UNICAMP). 

Os temas a serem desenvolvidos são: 

- O olhar afetado: uma investigação situada (conferência de abertura)

- Pesquisa e pensamento situado

- Corpos e afetos

- Arte e memória ou dar corpo à ausência (um olhar antropológico da arte)

- Est/éticas e po/éticas da ação

 

Contenido:

El curso propone una discusión de temas emergentes en la investigación de las artes escénicas como telón de fondo para la presentación de los seminarios por parte de los participantes del curso. Tendrá la participación de la profesora invitada Ileana Diéguez Caballero, Mexico  (a través del Proyecto Institucional de Internacionalización CAPES PrInt - PPG Artes da Cena/UNICAMP)

Los temas a desarrollar son:

- La mirada afectada: una investigación situada (Conferencia inaugural)

- Investigación y pensamiento situado

- Cuerpos y afectos

- Arte y memoria o dar cuerpo a la ausencia (una mirada antropológica del arte)

- Est/éticas y po/éticas de la acción

Metodologia

- Conferência de abertura e aulas expositivas para introdução do tema

- Seminários realizados pelos(as) alunos(as) sobre suas pesquisas, seguidos de debates e reflexão

- Encontro com grupos de pesquisa do PPG Artes da Cena

 

Metodología:

- Conferencia inaugural e clases para la introducción y desarrollo de los temas

- Seminarios realizados por los estudiantes sobre su investigación, seguidos de discusión y reflexión

- Encuentro con grupos de investigación del Programa de Posgrado en Artes de Escena

Observação

-->