Turma DE003 - Cinema Brasileiro - Turma A

Nome

Cinema Brasileiro

Subtítulo

NAÇÃO, NARRAÇÃO E RAÇA: O NEGRO NO CINEMA BRASILEIRO

Cód. Disciplina - Turma

DE003 - A


Sala Aulas remotas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Segunda-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome DE003 - Cinema Brasileiro
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Noel dos Santos Carvalho

Critério de Avaliação

1) Trabalho de final de curso

2) Participação nas aulas

3) Seminários temáticos

 

Bibliografia

ANDERSON, B. Comunidades Imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008. 
GALVÃO, M.R., BERNARDET, J.C. Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CARVALHO, N. S. Esboço para uma história do negro no cinema brasileiro. In: DE, Jefferson. Dogma Feijoada - O cinema negro brasileiro. São Paulo, Imprensa Oficial / Cultura-Fundação Padre Anchieta, 2005. p.17-102.
CARVALHO, N.S. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. São Paulo: USP, 2005.

CARVALHO, N. S.; DOMINGUES, P.  A representação do negro em dois manifestos do cinema brasileiro. Estudos Avançados (USP. Impresso), v. 31, p. 377-394, 2017.

COSTA, S. Dois atlânticos - teoria social, anti-racismo, cosmopolitismo. Belo Horizonte, Editora UFMG, 2006.

ELIAS, N.; SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders – sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade, Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1994. 
HALL, S. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
_______. Identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A editora: 2003.

_______. Cultura e representação. Rio de Janeiro, Ed. PUC Rio, 2016. 

HOOKS, Bell. Olhares negros - raça e representação. São Paulo, Ed. Elefante, 2019. 
LESSER, Jeffrey. A invenção da brasilidade – identidade nacional, etnicidade e politicas de imigração. São Paulo, Ed. Unesp, 2014.   
PAIVA, C.E.A. Black Pau - a soul music no Brasil nos anos 1970. São Paulo, UNESP, (tese de doutorado), 2015.

PRICE, Richard; MINTZ, Sidney. O nascimento da cultura afro-americana. Rio de Janeiro, Ed. Pallas, 2003.  
RENAN, E. Qué es una nacion? Madrid, Alianza Editorial, 1987.  

SKIDMORE, T. E. Preto no branco - raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.  
STAM, R. Multiculturalismo tropical. São Paulo: Edusp, 2007.
SHOHAT, E; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica- Multiculturalismo e representação. São Paulo, Cosac Naify, 2006.

STRAUSS, L. A. Espelhos e máscaras. São Paulo, Edusp, 1999.

VELHO, G. Projeto e metamorfose – antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2003.

Conteúdo

A temática racial é central na cultura brasileira. No cinema, o negro e a cultura negra foram encenados desde os primeiros filmes silenciosos até a produção mais recente. Ele aparece nas bordas dos enquadramentos, "contaminando" as imagens que se querem puras; nas molduras dos quadros, deslocando as disposições de poder; no centro da cena, como metáfora do povo e da nação ou para desfazer as fantasias de beleza, controle, pureza, poder e raça. A análise dos filmes sob a perspectiva do significante negro desloca o sentido das imagens e sons e traz a tona tensões, contradições e fantasias raciais que percorrem os discursos de nação construídos e postos em ação pelas elites em cada contexto histórico. O curso pretende explorar os modos pelos quais o negro foi representado nos discursos de nação do cinema brasileiro.

  1. Memória, identidade e projeto;
  2. Narrativas de nação e identidade nacional;
  3. Condenados pela raça;
  4. Absolvidos pela cultura;
  5. A nação narrada da Casa Grande - Estado Novo e as imagens da nação;
  6. O samba, a prontidão e outras bossas - a chanchada; 
  7. Melodrama racial - Também somos irmãos;
  8. O meio cinematográfico nacionalista de esquerda - "A voz do morro sou eu mesmo, sim senhor";
  9. A nação narrada do Planalto de Piratininga - A Vera Cruz e o negro;
  10.  Cinema novo e as imagens do populismo - a fenomenologia do cinema negro;
  11.  Tropicalismo e movimento black power – a segunda modernidade negra nos anos 1970;
  12.  “Somos cabelo duro, somos black pau” - os filmes dos diretores negros brasileiros;
  13.  Documentário e disputas por representação racial;
  14. A celebração da identidade - manifestos por um cinema negro no Brasil;  

Metodologia

Aulas expositivas, projeção de filmes, discussão em sala de aula e trabalho final.

Observação