Pesquisa Avançada em Artes
SubtítuloMetodologias e Processos
AC002 - A
A disciplina será oferecida de maneira remota.
Participação em aula, assiduidade e entrega de trabalho final.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó-SC: Argos, 2010.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon, a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007.
DELEUZE, Gilles. O que é Filosofia?. 3.ed. São Paulo: editora 34, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.1. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.3. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019.
FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Editora UNESP, 2011.
ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2006.
ROLNIK, S. Cartografia ou de como pensar com o corpo vibrátil. Núcleo de Estudos da Subjetividade. PUC-SP. Disponível em:<http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2020.
A eficácia e eficiência da metodologia científica há muito vem sendo questionada em relação à pesquisa em artes dentro da Academia. Em face disso, muitos outros processos foram desenvolvidos para que a pesquisa na área de artes tivesse resultados mais potentes tanto em termos artísticos práticos como em seu aspecto de questionamento e reflexão. Dessa forma nasceram sistemas e proposições que levam em conta os aspectos singulares do criador e da criação, seus elementos processuais, suas indefinições e suas problematizações intrínsecas. Cria-se, assim, um campo de questões claras ao campo artístico. Nesse rastro e no bojo da pesquisa qualitativa, propostas como a Arts-Based Research, Practice as Research, Autoetnografia, Cartografia, entre outras, buscam potencializar e compreender de uma maneira mais "atlético-afetiva" a pesquisa artística.
Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina.