Turma AC002 - Pesquisa Avançada em Artes - Turma A

Nome

Pesquisa Avançada em Artes

Subtítulo

Metodologias e Processos

Cód. Disciplina - Turma

AC002 - A


Sala Virtual
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC002 - Pesquisa Avançada em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina será oferecida de maneira remota.

Docentes

Renato Ferracini

Mariana Baruco Machado Andraus

Critério de Avaliação

Participação em aula, assiduidade e entrega de trabalho final.

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó-SC: Argos, 2010.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon, a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007.

DELEUZE, Gilles. O que é Filosofia?. 3.ed. São Paulo: editora 34, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.1. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.3. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019.

FEYERABEND, Paul. Contra o Método. São Paulo: Editora UNESP, 2011.

ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2006.

ROLNIK, S. Cartografia ou de como pensar com o corpo vibrátil. Núcleo de Estudos da Subjetividade. PUC-SP. Disponível em:<http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensarvibratil.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2020.

Conteúdo

A eficácia e eficiência da metodologia científica há muito vem sendo questionada em relação à pesquisa em artes dentro da Academia. Em face disso, muitos outros processos foram desenvolvidos para que a pesquisa na área de artes tivesse resultados mais potentes tanto em termos artísticos práticos como em seu aspecto de questionamento e reflexão. Dessa forma nasceram sistemas e proposições que levam em conta os aspectos singulares do criador e da criação, seus elementos processuais, suas indefinições e suas problematizações intrínsecas. Cria-se, assim, um campo de questões claras ao campo artístico. Nesse rastro e no bojo da pesquisa qualitativa, propostas como a Arts-Based Research, Practice as Research, Autoetnografia, Cartografia, entre outras, buscam potencializar e compreender de uma maneira mais "atlético-afetiva" a pesquisa artística.

Metodologia

Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina.

Observação