Turma AV049 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte V - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte V

Subtítulo

Sobre imagens e cultura visual: contexto de produção, trânsitos culturais, políticas de memória e visibilidades.

Cód. Disciplina - Turma

AV049 - A


Sala online
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV049 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte V
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Iara Lís Franco Schiavinatto

Critério de Avaliação

avaliação continuada a partir de participação qualificada, atuação em seminários, capacidade de traçar relações dos debates entre si, análise de imagens, desenvolvimento de projeto em equipe, elabaração conceitual, capacidade de trabalho em equipe e aprimoraamento do perfil acadêmico.

Bibliografia

Detalhada no Conteúdo também.

 

Alloa, E. (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.   

Francisco Santiago Junior. Dimensões historiográficas da virada pictórica/icônica ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens?. Tempo e Argumento, v. 11, p. 402-444, 2019

_________ A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista, v. 27, p. 1-51, 2019.

 14 de outubro Sob a experiência da condensação espaço-temporal: noções de temporalidades agenciadas e reverberações nas operações de memória-esquecimento

 Hartog, François. Regimes de Historicidade (Conferência) https://drive.google.com/open?id=1Oerb9vsBOHMCl9oM5Qt18ExOawpaqe-F

Araújo, Valdei e Pereira, M.  Atualismo 1.0 - Como a ideia de atualização mudou o século XXI. "Introdução", pp. 18-36  e Cap. II, pp. 85-114 https://drive.google.com/open?id=19RvEdUD4ID561z9w1pceu47kJQMaYhQM

Henning, Michelle. Legibility and affect: Museums as New Media; Bal, Mieke, Exhibition as film Em Macdonald, S. & Basu, P. Exhibition Experiments. Blackwell Publishing, 2007.

 

uono, Amy, Historicidade, acronia e materialidade nas culturas do Brasil colonial. Texto Prelo

Bruno, Giuliana. Sites of Screening; Cinema, Museum and the Art  of Projection. Em Surface. Matters of Aesthetics, Materiality and Media. Londres/Chicago: Univ. of Chicago Press, 2014.

Pato, Ana Mattos Porto. Arte contemporânea e arquivo: como tornar público o arquivo público. Tese de Doutoramento. USP/FAU, 2017. Caps. 1 e 2: Considerações para uma abordagem descolonial do patrimônio histórico; Arquivo e ficção: o arquivo público do estado da Bahia.

Bloom, Ina. Rethinking Social Memory: Archives, Techology and the Social. Em Bloom, I. Lundemo, T. & Rossaak, E. Memory in Motion. Archives, technology and the Social.

Beiguelmann, Giselle. Reinventar a memória é preciso. 

Mauad, Ana. Entre Tempos e Olhares: sobre a noção de testemunho na prática artística de Rosangela Renno. História Oral, v. 21, p. 7-30, 2018.

Mauad, Ana. O que restou - história e documento- na prática artística de Rosangela Rennó Publicado em Imagem, Narrativa e Subversão.1 ed. São Paulo: Intermeios, 2016, v.1, p. 69-102. Disponível no Academia da autora.

Memórias, cicatrizes e fraturas. Em https://www.youtube.com/watch?v=qrdmdgnrD0w

 

Conteúdo

Pós-Graduação em Artes Visuais

AV049 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte V - Turma A

Sobre imagens e cultura visual: contexto de produção, trânsitos culturais, políticas de memória e visibilidades.

4ªf. 14-17 online

Dia 24 de novembro, 3ª. f, 10-12 – também haverá atividade.

Profa. Dra. Iara Lis Schiavinatto

Ementa: Considerando os debates, as formas e os usos de recuperação do passado no campo artístico contemporâneo e as problematizações acerca das relações entre memória e esquecimento, esta disciplina privilegia o tema da elaboração de noções de visibilidade, privilegiando o eixo que conecta  - ou não - o arquivo, o livro e a exposição. Isto implica em matizar a posição do artista, do sistema artístico, dos sentidos da obra e do espectador emancipado.

Em seu feitio laboratorial, esta disciplina propõe aos pós-graduandos um estudo a respeito da visibilidade dos projetos em curso desenvolvidos em suas pesquisas.

Programa – versão preliminar.

Atenção: algumas atividades e leituras estão em fase de negociação.

 23 de setembro Apresentação do programa e discussão da atividade laboratorial

 30 de setembro Sobre a imagem em perspectivas contemporâneas da cultura visual

Emmanuel Alloa. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar.

Gottfried Boehm. Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica.

W. J. T. Mitchell. O que as imagens realmente querem?

Artigos em Alloa, E. (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.   

7 de outubro Apresentação e debates dos artigos sobre guinada visual com Francisco Santiago Junior (UFRN)

Dimensões historiográficas da virada pictórica/icônica ou o que pode fazer o historiador quando faz histórias com imagens?. Tempo e Argumento, v. 11, p. 402-444, 2019

A virada e a imagem: história teórica do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu Paulista, v. 27, p. 1-51, 2019.

 14 de outubro Sob a experiência da condensação espaço-temporal: noções de temporalidades agenciadas e reverberações nas operações de memória-esquecimento

 Hartog, François. Regimes de Historicidade (Conferência) https://drive.google.com/open?id=1Oerb9vsBOHMCl9oM5Qt18ExOawpaqe-F

Araújo, Valdei e Pereira, M.  Atualismo 1.0 - Como a ideia de atualização mudou o século XXI. "Introdução", pp. 18-36  e Cap. II, pp. 85-114 https://drive.google.com/open?id=19RvEdUD4ID561z9w1pceu47kJQMaYhQM

21 de outubro Experiências de histórias da fotografia no Brasil I

Sobre Gilberto Ferrez: entre o historiador e o colecionador

15 horas: Erika Zerwes: Relações entre Fotografia e Gênero na década de 1970 – apresentação e debate.

Participação Eduardo Costa FAU/USP

28 de outubro Experiências de histórias da fotografia no Brasil II

Formas de exibição e estudo destas visibilidades como dispositivos da história das imagens

Henning, Michelle. Legibility and affect: Museums as New Media; Bal, Mieke, Exhibition as film Em Macdonald, S. & Basu, P. Exhibition Experiments. Blackwell Publishing, 2007.

15 horas Thyago Nogueira. A experiência de pesquisa, curadoria e expografia em Claudia Andujar – apresentação e debate

Participação Érika Zerwes e Eduardo Costa

4 de novembro Questões da história das imagens no Brasil: um modo de tornar (in)visível

14 h. Koutsokos, S. Leitura em fase de definição.

15 h. Apresentação e debate sobre curadoria em arte indígena.

11 de novembro Visibilidades, materialidades,  projeções

Amy Buono Historicidade, acronia e materialidade nas culturas do Brasil colonial.

Bruno, Giuliana. Sites of Screening; Cinema, Museum and the Art  of Projection. Em Surface. Matters of Aesthetics, Materiality and Media. Londres/Chicago: Univ. of Chicago Press, 2014.

18 de novembro Trabalhos e sentidos dos arquivos: experiências artísticas e operações de memória/esquecimento

Pato, Ana Mattos Porto. Arte contemporânea e arquivo: como tornar público o arquivo público. Tese de Doutoramento. USP/FAU, 2017. Caps. 1 e 2: Considerações para uma abordagem descolonial do patrimônio histórico; Arquivo e ficção: o arquivo público do estado da Bahia.

24 de novembro 10 h Atividade da Disciplina Impulso historiográfico em Bruno Moreschi: Arquivos e Museus em questão

Texto complementar: Bloom, Ina. Rethinking Social Memory: Archives, Techology and the Social. Em Bloom, I. Lundemo, T. & Rossaak, E. Memory in Motion. Archives, technology and the Social.

25 de novembro Sobre memórias, livros, arquivos: relações entre memória e esquecimento

Beiguelmann, Giselle. Reinventar a memória é preciso. 

Mauad, Ana. Entre Tempos e Olhares: sobre a noção de testemunho na prática artística de Rosangela Renno. História Oral, v. 21, p. 7-30, 2018.

Mauad, Ana. O que restou - história e documento- na prática artística de Rosangela Rennó Publicado em Imagem, Narrativa e Subversão.1 ed. São Paulo: Intermeios, 2016, v.1, p. 69-102. Disponível no Academia da autora.

Memórias, cicatrizes e fraturas. Em https://www.youtube.com/watch?v=qrdmdgnrD0w

2 de dezembro O livro como performance – em definição

9 de dezembro  Mesa Redonda: Sobre a ação curatorial no tempo presente: processos, contextos implicações e perspectivas:

Karla Bessa, Pedro Maciel e William Hinestrosa

16 de dezembro Trabalhos em fase de finalizalição

13 de janeiro Trabalhos em fase de finalização

 

 

Metodologia

A disciplina contará com uma conjunto de estudos bibliográficos discutidos em seminários, exercícios curtos dentro das aulas compondo uma pequena oficina de escrita, três encontros centrados no tema da curadoria, montagem de dois textos finais curtos (10-12 linhas cada) sobre a noção de visibilidade em seu campo de estudo relativo à pesquisa em andamento. 

 

Observação

Dia 24 de novembro haverá a atividade às 10 da manhã: Impulso historiográfico em Bruno Moreschi: Arquivos e Museus em questão