Turma AC101 - Laboratório de Criação - Turma A

Nome

Laboratório de Criação

Subtítulo

Solilóquios Trágicos

Cód. Disciplina - Turma

AC101 - A


Sala Virtual
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC101 - Laboratório de Criação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 30
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina será oferecida de maneira remota, podendo acontecer encontros presenciais de acordo com normas sanitárias da UNICAMP. Nesse caso, a sala será informada com antecedência.

Docentes

Marcelo Ramos Lazzaratto

Critério de Avaliação

- Presença

- Participação propositiva

- Entrega de artigo ao final da disciplina

Bibliografia

Básica:

BRANDAO, Junito. Teatro Grego – origem e evolução. São Paulo: Ars Poetica, 1992.

EURIPEDES. Medeia. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2007.

EURIPEDES. Electra. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2008.

LESKY, Albin. A tragédia grega. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

MACHADO, Roberto. O Nascimento do Trágico, de Schiller à Nietzsche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006

SARRAZAC, Jean- Pierre (org.) Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

SCHILLER, Friederich. Teoria da Tragédia. São Paulo: EPU, 1991.

SOFOCLES. Antigona. Ed. Zahar, 2008.

VERNANT, Jean Pierre. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 1999.

 

Complementar:

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LAZZARATTO, M. R. Campo de Visão: exercício e linguagem cênica. São Paulo: Escola Superior de Artes Celia Helena, 2011.

NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SZONDI, Peter. Ensaio sobre o Trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

VERNANT, Jeam Pierre. Entre Mito e Política. São Paulo: Edusp, 2001.

WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosac Naify. 2002.

Conteúdo

Esta disciplina tem como objetivo estabelecer uma análise poética de três tragédias gregas: Medeia, de Eurípedes; Antígona, de Sófocles e Electra, de Euripedes. A relação entre as obras, suas estruturas e imaginários e os desdobramentos, intersecções e sobreposições que possam acontecer entre elas, serão o foco central do processo.

Seguindo a análise dos textos, solilóquios das obras serão selecionados; eles serão o material poético para criação. A escolha dos solilóquios que serão trabalhados acontecerá em conjunto com os alunos logo após a primeira fase das aulas.

Essa disciplina foi pensada para se efetivar à distância, mas podem acontecer aulas presenciais também, ficando na dependência das diretrizes da Universidade em relação à pandemia da Covid-19.  Os alunos participantes se utilizarão do audiovisual como ferramenta para criação de seus trabalhos.

Metodologia

A disciplina terá em linhas gerais a seguinte estrutura metodológica:

A primeira metade do curso será destinada ao estudo, análise e discussão a respeito das obras originais com suporte de obras fílmicas realizadas sobre as mesmas:

1 - Discussão e análise de Medeia, de Eurípedes

      Suporte – versão de Lars von Trier

2 - Discussão e análise de Antígona, de Sofocles

      Suporte – versão de Yorgos Javellas

3 - Discussão e análise de Electra, de Euripedes

      Suporte – versão de Michael Cacoyannis

 

A segunda metade do curso será destinada à concepção e à criação de cenas a partir de solilóquios contidos nas obras. Os solilóquios serão escolhidos conjuntamente aos alunos.

Análise especifica de cada trecho escolhido.

Provocação: o mito na contemporaneidade.

A cada aula, os alunos trarão suas criações cênicas que serão analisadas e debatidas por todos. Em seguida, o professor realizará sugestões e proposições de direção especificas para cada cena.

Organização do material criativo processado visando a apresentação pública, caso seja possível.

Análise e avaliação final.

 

 

Observação