Laboratório de Criação
SubtítuloSolilóquios Trágicos
AC101 - A
A disciplina será oferecida de maneira remota, podendo acontecer encontros presenciais de acordo com normas sanitárias da UNICAMP. Nesse caso, a sala será informada com antecedência.
- Presença
- Participação propositiva
- Entrega de artigo ao final da disciplina
Básica:
BRANDAO, Junito. Teatro Grego – origem e evolução. São Paulo: Ars Poetica, 1992.
EURIPEDES. Medeia. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2007.
EURIPEDES. Electra. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2008.
LESKY, Albin. A tragédia grega. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
MACHADO, Roberto. O Nascimento do Trágico, de Schiller à Nietzsche. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2006
SARRAZAC, Jean- Pierre (org.) Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
SCHILLER, Friederich. Teoria da Tragédia. São Paulo: EPU, 1991.
SOFOCLES. Antigona. Ed. Zahar, 2008.
VERNANT, Jean Pierre. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 1999.
Complementar:
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
LAZZARATTO, M. R. Campo de Visão: exercício e linguagem cênica. São Paulo: Escola Superior de Artes Celia Helena, 2011.
NIETZSCHE, F. O Nascimento da Tragédia. São Paulo: Companhia de Bolso, 2007.
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.
SZONDI, Peter. Ensaio sobre o Trágico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
VERNANT, Jeam Pierre. Entre Mito e Política. São Paulo: Edusp, 2001.
WILLIAMS, Raymond. Tragédia Moderna. São Paulo: Cosac Naify. 2002.
Esta disciplina tem como objetivo estabelecer uma análise poética de três tragédias gregas: Medeia, de Eurípedes; Antígona, de Sófocles e Electra, de Euripedes. A relação entre as obras, suas estruturas e imaginários e os desdobramentos, intersecções e sobreposições que possam acontecer entre elas, serão o foco central do processo.
Seguindo a análise dos textos, solilóquios das obras serão selecionados; eles serão o material poético para criação. A escolha dos solilóquios que serão trabalhados acontecerá em conjunto com os alunos logo após a primeira fase das aulas.
Essa disciplina foi pensada para se efetivar à distância, mas podem acontecer aulas presenciais também, ficando na dependência das diretrizes da Universidade em relação à pandemia da Covid-19. Os alunos participantes se utilizarão do audiovisual como ferramenta para criação de seus trabalhos.
A disciplina terá em linhas gerais a seguinte estrutura metodológica:
A primeira metade do curso será destinada ao estudo, análise e discussão a respeito das obras originais com suporte de obras fílmicas realizadas sobre as mesmas:
1 - Discussão e análise de Medeia, de Eurípedes
Suporte – versão de Lars von Trier
2 - Discussão e análise de Antígona, de Sofocles
Suporte – versão de Yorgos Javellas
3 - Discussão e análise de Electra, de Euripedes
Suporte – versão de Michael Cacoyannis
A segunda metade do curso será destinada à concepção e à criação de cenas a partir de solilóquios contidos nas obras. Os solilóquios serão escolhidos conjuntamente aos alunos.
Análise especifica de cada trecho escolhido.
Provocação: o mito na contemporaneidade.
A cada aula, os alunos trarão suas criações cênicas que serão analisadas e debatidas por todos. Em seguida, o professor realizará sugestões e proposições de direção especificas para cada cena.
Organização do material criativo processado visando a apresentação pública, caso seja possível.
Análise e avaliação final.