Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Antropologia para Músicos

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - A


Sala Remoto
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Suzel Ana Reily

Professor convidado

Lorena Avellar de Muniagurria

Critério de Avaliação

Participação nos debates em aula; Apresentação oral de seminário; Trabalho final escrito.

Bibliografia

BARZ, G. COOLEY, T. Shadowns in the Field: New Perspectives for Fieldwork in Ethnomusicology. New York: Oxford University Press, 1997.

BECKER, Howard. Art Worlds. and Los Angeles, Califórnia: University of Califórnia Press, 1982.

CAMBRAIA, Vincenzo. Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participativa e etnomusicologia. In Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauade X, 2008.

CLIFFORD, James. “Sobre a autoridade etnográfica”. In: A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ. [1982] 2012.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC. 2002.

ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

FELD, Steven. Sound and Sentiment: Birds, Weeping, Poetics, and Song in Kaluli Expression. Duram & London: Duke University Press. [1982] 2012.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

GELL, Alfred. 1998. Art and Agency: an Anthropological Theory. Oxford: Clarendon Press.

_____, Alfred. The art of anthropology: essays and diagrams. Oxford; New York: Berg, 2006.

HEINICH, N. A sociologia da arte. Bauru: Edusc, 2008.

LUHNING, A.; TUGNY, R. (orgs). Etnomusicologia no Brasil. Salvador: Edufba, 2016.

ORTNER, S. “Dark Anthropology and it's Others: Theory since the Eighties”. Hau: Journal of Ethnographic Theory 6 (1): 47–73. 2016

RICE, T. “Ethnomusicology in Times of Trouble.” Yearbook for Traditional Music, vol. 46, 2014, pp. 191–209.

ROCHA, E. O que é etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense, 2003.

SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.

_____. Etnografia da música. Cadernos de pesquisa, 17: 237-59, 2008.

VICTORA, Ceres Gomes; KNAUTH, Daniela Riva & HASSEN, Maria de Nasaré Agra. “Método Etnográfico de Pesquisa”. In: Pesquisa Qualitativa em Saúde. Uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

VELHO, Gilberto. “Observando o Familiar”. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1981. (11pgs)

Conteúdo

Tendo por público-alvo músicos, esta disciplina objetiva apresentar e discutir referenciais e metodologias próprios à Antropologia Social, com vistas a conhecer as contribuições dessa disciplina aos estudos sobre música. Inicialmente, trabalharemos em uma breve introdução à Antropologia, em que serão discutidos conceitos básicos (cultura, etnocentrismo e relativização) bem como seu método de pesquisa privilegiado (o etnográfico). No restante do semestre, incursionaremos em algumas possibilidades de estudos antropológicos sobre a música, tomada como fenômeno social. Será apresentada uma visão panorâmica das principais referências teóricas colocadas na etnomusicologia e nas ciências sociais de hoje, situando alguns dos seus debates contemporâneos.

Metodologia

Aulas expositivas; discussão coletivas em aula de textos; apresentação de seminários pelos alunos; oficinas de produção de textos etnográficos. O textos usados como base para as discussões serão escolhidos a partir da bibliografia básica indicada, podendo haver alterações em função do andamento das discussões durante o curso.

Observação