Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte II
SubtítuloPráticas Artísticas no Sul Global: exposições e mostras de arte contemporânea
AV046 - A
A avaliação será realizada por meio de apresentação de seminário com data previamente agendada e de um trabalho final sobre o tema definido em conjunto com o aluno e utilizando-se da bibliografia da disciplina.
A média final (MF) será obtida por meio da nota do seminário mais a nota do trabalho final dividida por 2.
CAVALCANTI, Ana; OLIVEIRA, Emerson Dionísio de; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize. (orgs.) Histórias da arte em exposições – modos de ver e exibir no Brasil. Rio de Janeiro: Rio Books. FAPESP. 2016.
DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis: Cultura e Barbárie : Instituto Socioambiental, 2014.
DEMOS, TJ. Contemporary Art and the Politics of Ecology, Third Text, 27:1, 1-9, 2013. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09528822.2013.753187 .
GARDNER, Antony; GREEN, Charles. Biennials, Triennials, and documenta – the exhibitions that created contemporary art. England: Ed. Wiley Blackwell, 2016.
GARDNER, Antony; GREEN, Charles. Biennials of the South on the edges of the global, Third Text, 27:4, 2013, pp. 442-455. Disponível em: http://thirdtext.org/issues?item_id0=976&issue_number=Volume%2027,%202013&offset=0 .
GRASSKAMP, Walter. For example, documenta ̧ or, how is art history produced? In: GREENBERG, Reesa; FERGUSON, Bruce W.; NAIRNE, Sandy. (eds.). Thinking about exhititions. London : 1999. p. 67-78.
GREENBERG, Reesa; FERGUSON, Bruce W.; NAIRNE, Sandy. (eds.). Thinking about exhititions. London : 1999.
MIGNOLO, Walter D. Desafio Decoloniais hoje. Trad. Marcos de Jesus Oliveira. Revista Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu/PR, 1 (1) pp. 12-32, 2017.
MIGNOLO, Walter D. La opción de-colonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.8: 243-281, enero-junio 2008 . pp.243-281.
REVISTA USP. Cinquenta anos de bienal internacional de São Paulo. Vol. 52. Dez/jan/fev 2001-2002. São Paulo: USP. Disponível em https://www.usp.br/revistausp/52/SUMARIO-52.htm .
SAID, Edward W. Orientalismo – o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. São Paulo; Editora Cortez. 2010.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Perspectivismo e multinaturalismo na América indígena. O que nos faz pensar, Rio de Janeiro, n. 18, p. 225-254, 2004. Disponível em: http://www.oquenosfazpensar.com/adm/uploads/artigo/perspectivismo_e_multipluralismo_na_america_indigena/n18EduardoViveiros.pdf.
Catálogos da Bienal de São Paulo e da Documenta de Kassel (edições a indicar).
Objetivo Geral:
Discutir as práticas artísticas contemporâneas nas grandes exposições com enfoque no Sul Global, estudar os conceitos que permeiam/constituem a ideia de Sul Global, e refletir sobre os discursos curatoriais das exposições de arte contemporânea, especificamente as bienais e documentas, por meio da análise dos pensamentos pós-colonial, dos estudos subalternos e da decolonialidade.
Objetivos Específicos:
Discutir sobre o pensamento decolonial e as epistemologias do sul;
Enfatizar momentos chaves na História das Exposições nos quais houve uma busca por incluir o “outro”;
Estudar algumas exposições que abarcam o conceito de Sul Global, como a documenta XI e a 14, a III Bienal de Havana, a 32a e 34a Bienal de São Paulo, a Bienal Latino-Americana de 1978 e a I Bienal do Mercosul.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
O conteúdo se fundamentará sobre os textos de curadores, críticos e teóricos da arte, assim como de antropólogos, sociólogos e historiadores, e será dividido em blocos de aulas ao longo do semestre conforme descrito a seguir:
As primeiras quatro aulas serão dedicadas ao estudo da história das exposições, para tanto serão analisadas as documentas, as bienais de Veneza e as da América Latina.
O segundo bloco de quatro aulas será baseado na discussão dos pensamentos dos seguintes autores: Walter Mignolo; Silvia Federici; Eduardo Viveiros de Castro/Deborah Danowski; Boaventura de Sousa Santos e Anibal Quijano, entre outros.
O terceiro bloco de quatro aulas debruçará sobre exposições de arte contemporânea que em seu discurso dialogam com propostas de decolonialidade e sul global.
O último bloco de duas aulas será dedicado à análise de obras de arte contemporânea que estabelecem um diálogo com os pensamentos dos autores discutidos ao longo da disciplina.
Serão reservadas três aulas para a apresentação de seminários dos alunos.
Aulas teórico-expositiva e Seminários de Pesquisa.