Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I
SubtítuloCuradoria e Expografia de Exposições de Arte
AV040 - A
A disciplina será ministrada por via remota pelo Prof. Dr. Ricardo Coelho, como parte das atividades do Pós Doc, sob supervisão de seu orientador Prof. Dr. Sergio Niculitchef. Por se tratar de uma disciplina condensada na primeira metade do semestre, as aulas ocorrerão dias 16,17, 18, 21, 22, 23,24, e 25 de setembro e depois 21 e 22 de outubro. O horário das aulas será das 13h00 as 17h30.
Prof. Dr. Ricardo Coelho
1- Presença e participação nas discussões de aulas – 0 a 30 pontos
2- Avaliação dos exercícios extra-aula solicitados no decorrer do semestre – 0 a 20 pontos
3- Avaliação do trabalho final – 0 a 50 pontos
BARDI, Lina Bo; FERRAZ, Marcelo Carvalho (Coord.).Lina Bo Bardi. São Paulo: Empresa das Artes, 1993.
CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. Tradução de Carmem de Carvalho e Artur Morão. Lisboa – Portugal: Edições 70, 1987.
CASTILLO, Sonia Salcedo Del. Cenário da arquitetura da arte: montagem e espaços de exposições. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
COELHO, Ricardo. Entre o corpo da obra e o corpo do observador. Tese (Doutorado em Artes Visuais) apresentada ao Instituto de Artes da Unesp. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132181/000853009.pdf>
COELHO, Ricardo. Aspectos da cenografia de exposições no Brasil e a ação precursora de Lina Bo Bardi. Anais do 2º Seminário Internacional: Museografia e Arquitetura de Museus – Identidades e Comunicação. Disponível em: <http://www.arquimuseus.arq.br/anais-seminario_2010/eixo_ii/P2_Artigo_Ricardo_Coelho.html>. Acesso: 18 jun. 2015
COELHO, Ricardo. Concepção de projetos para montagem de exposições de arte – Caderno de experiências. São Paulo: Senac, 2007
CURY, Marília Xavier. Exposição, concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias: O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2002
MONTANER, Josep Maria. Museus para o século XXI. Tradução de Eliana Aguiar. Barcelona- Espanha: Gustavo Gili SA, 2003.
MORAES, Angélica de. A Mártir do Redescobrimento. São Paulo: Jornal O Estado de São Paulo, 29/05/2000, Caderno 2, p.8.
O' DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A ideologia do espaço da Arte. Tradução de Carlos Mendes Rosa. São Paulo; Martins Fontes, 2002. (Coleção a)
VIERNO, Lívia Rodrigues. A modernidade museográfica de Lina Bo Bardi. Revista Ciências Humanas, UNITAU, Taubaté, v. 8, n. 1, jan./ jun. 2002.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Tradução de José Manuel de Vasconcelos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Obrist, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. Tradução de Ana Resende. São Paulo, BEI Comunicação, 2010.
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Panorama do complexo universo que envolve a curadoria e a expografia de exposições de arte, com simulações e exercícios práticos voltados para a reflexão dos aspectos funcionais, estéticos e éticos presentes em grandes centros profissionais de exibição de arte, bem como em espaços alternativos no cenário nacional e internacional.
-Apresentar estratégias para a elaboração de projetos curatoriais
-Estudar a relação entre curadoria e produção em espaços profissionais de exibição de Arte
-Estudar as relações entre curadoria e expografia em espaços profissionais de exibição de Arte
-Estudar as relações entre curadoria e ação cultural em espaços profissionais de exibição de Arte
-Apresentar e analisar vasto repertório de referências expográficas no campo da arte e da cultura em geral
-Desenvolver projetos de curadoria e expografia a partir de simulações elaboradas para espaços reais
-Estudar as relações entre curadoria, expografia e comunicação visual em espaços profissionais de exibição de Arte
-Estudar as relações entre curadoria e comunicação em espaços profissionais de exibição de Arte
-Apresentação de vídeos vinculados ao tema da disciplina.
-Exposições dialogadas com referenciais históricos e contemporâneos.
-Solicitação de exercícios extra sala para reforçar conceitos abordados em sala de aula
-Orientação para desenvolvimento do trabalho final.