Bibliografia
BARDI, Lina Bo; FERRAZ, Marcelo Carvalho (Coord.).Lina Bo Bardi. São Paulo: Empresa das Artes, 1993.
CALABRESE, Omar. A Idade Neobarroca. Tradução de Carmem de Carvalho e Artur Morão. Lisboa – Portugal: Edições 70, 1987.
CASTILLO, Sonia Salcedo Del. Cenário da arquitetura da arte: montagem e espaços de exposições. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
COELHO, Ricardo. Entre o corpo da obra e o corpo do observador. Tese (Doutorado em Artes Visuais) apresentada ao Instituto de Artes da Unesp. São Paulo, 2015. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/132181/000853009.pdf>
COELHO, Ricardo. Aspectos da cenografia de exposições no Brasil e a ação precursora de Lina Bo Bardi. Anais do 2º Seminário Internacional: Museografia e Arquitetura de Museus – Identidades e Comunicação. Disponível em: <http://www.arquimuseus.arq.br/anais-seminario_2010/eixo_ii/P2_Artigo_Ricardo_Coelho.html>. Acesso: 18 jun. 2015
COELHO, Ricardo. Concepção de projetos para montagem de exposições de arte – Caderno de experiências. São Paulo: Senac, 2007
CURY, Marília Xavier. Exposição, concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2006.
GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias: O Museu e a Exposição de Arte no Século XX. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2002
MONTANER, Josep Maria. Museus para o século XXI. Tradução de Eliana Aguiar. Barcelona- Espanha: Gustavo Gili SA, 2003.
MORAES, Angélica de. A Mártir do Redescobrimento. São Paulo: Jornal O Estado de São Paulo, 29/05/2000, Caderno 2, p.8.
O' DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A ideologia do espaço da Arte. Tradução de Carlos Mendes Rosa. São Paulo; Martins Fontes, 2002. (Coleção a)
VIERNO, Lívia Rodrigues. A modernidade museográfica de Lina Bo Bardi. Revista Ciências Humanas, UNITAU, Taubaté, v. 8, n. 1, jan./ jun. 2002.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. Tradução de José Manuel de Vasconcelos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Obrist, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. Tradução de Ana Resende. São Paulo, BEI Comunicação, 2010.
WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Conteúdo
Panorama do complexo universo que envolve a curadoria e a expografia de exposições de arte, com simulações e exercícios práticos voltados para a reflexão dos aspectos funcionais, estéticos e éticos presentes em grandes centros profissionais de exibição de arte, bem como em espaços alternativos no cenário nacional e internacional.
-Apresentar estratégias para a elaboração de projetos curatoriais
-Estudar a relação entre curadoria e produção em espaços profissionais de exibição de Arte
-Estudar as relações entre curadoria e expografia em espaços profissionais de exibição de Arte
-Estudar as relações entre curadoria e ação cultural em espaços profissionais de exibição de Arte
-Apresentar e analisar vasto repertório de referências expográficas no campo da arte e da cultura em geral
-Desenvolver projetos de curadoria e expografia a partir de simulações elaboradas para espaços reais
-Estudar as relações entre curadoria, expografia e comunicação visual em espaços profissionais de exibição de Arte
-Estudar as relações entre curadoria e comunicação em espaços profissionais de exibição de Arte