Tópicos Especiais: Modernidade, Vanguarda e Imagem
SubtítuloO Existencialismo e as Artes: Literatura, Pintura, Escultura, Teatro e Cinema.
AV022 - A
início das aulas em 25 de SETEMBRO
LINK DO ZOOM SERÁ ENVIADO NA VÉSPERA
Prof.Dr.Igor Capelatto
Ao final da disciplina o conjunto dos textos realizados e entregues receberão um conceito. Frequência de 75 % do total das aulas remotas. Participação e interesse. Realização de um paper individual entregue na última aula enviada ao email:ernestogboccara@gmail.com
BAKEWAELL, Sarah; No café existencialista. Rio de Janeiro, Objetiva 2017
BISCHOFF,Ulrich. Munch.Alemanha.Taschen.2006
CAMUS, Albert; QUADROS, António. O estrangeiro. Editora Record, 2001.
CAMUS, Albert. O mito de Sísifo, tradução de Ari Roitman e Paulina Watch. Rio de Janeiro: Editora Record, 2004.
CAMUS,Albert. A inteligência e o Cadafalso. Rio de Janeiro. Editora Record.2010
DE BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Nova Fronteira, 2014.
DE OLIVEIRA FILHO, Doutor Odil José; PALLOTTA, Doutora Miriam Giberti P. O Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, sob a ótica do Existencialismo de Sartre. ABRALIC, São Paulo: USP, 2007.
DIAS, Rosa Maria. Nietzsche e Foucault: a vida como obra de arte. KANGUSSU, Imaculada et al. O cômico e o trágico. Rio de Janeiro, v. 7, p. 41-55, 2008.
FERRAZ.A. e SACRINI,Marcus.Fenomenologia e Ontologia em Merleau Ponty.
EHRENZWEIG,Anton.A ordem oculta da Arte.Rio de Janeiro.Zahar Editores.1969
ESSLIN,Martin. O teatro do Absurdo.Rio de Janeiro, Editora Zahar,2018
EWALD, Ariane P. Fenomenologia e Existencialismo: articulando nexos, costurando sentidos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 8, n. 2, p. 149-165, 2008.
HESSE,Hermann. O lobo da Estepe. Rio de Janeiro, Editora Civilização Brasileira.1968
KAFKA,Franz. A metamorfose. Porto Alegre,L&PM,2012
KEROUAC, Jack. Os vagabundos iluminados. L&PM Pocket, 2004.
KEROUAC, Jack. On the Road: o manuscrito original. Tradução de Eduardo Bueno e Lúcia Brito. Porto Alegre: L&PM, 2012.
KEROUAC, Jack. Geração beat. Porto Alegre: LP&M, 2007.
KIERKEGAARD, Sören. O desespero humano:(Doença até à morte). In: O desespero humano:(doença até a morte). 1947. p. 211-211.
MOURA,C.A.R. Entre fenomenologia e ontologia: Merleau Ponty na encruzilhada. São Paulo.Discurso.2001
PADOVANI, Umberto e CASTAGNOLA, Luís. História da Filosofia. São Paulo. Melhoramentos .1977
PENHA, João da. O que é existencialismo. São Paulo: Brasiliense, p. 32-46, 2001.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução João Batista Kreuch. 2014.
SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada: ensaio de fenomenologia ontológica. Tradução de Paulo Perdigão. 5º ed, RJ: Vozes, 1997.
SARTRE, Jean-Paul. A imaginação. Porto Alegre.L&PM ,2008
SARTRE.Jean-Paul. A náusea. Rio de Janeiro. Editora Nova fronteira 2016
SCHAPIRO,Meyer. Van Gogh, Vincent. Rio de Janeiro.Record.2015
TARNAS, Richard. A epopeia do pensamento ocidental. Rio de Janeiro, BCD. União de Editoras S.A,1999
VIEGAS, Susana. Os filmes de Terrence Malick: um cinema heideggeriano. Avanca: Cinema, p. 301-7, 2011.
ZANINI, Walter. Tendências da escultura moderna. São Paulo.Cultrix.1971
Introdução
O objetivo desta disciplina é correlacionar conceitualmente e esteticamente o Existencialismo, um movimento filosófico e literário do século XX, com as expressões artísticas e culturais na Pintura, Escultura, Teatro e Cinema.São duas as linhas do pensamento Existencialista: a alemã-dinamarquesa e a anglo-francesa. O Existencialismo é referenciado históricamente nas obras de Søren Kierkegaard, Karl Jaspers e nos filósofos alemães Friedrich Nietzsche, Edmund Husserl, Martin Heidegger. A disciplina fará uma abordagem geral destas duas linhas como base conceitual em seus aspectos filosóficos e manterá foco na correlação com as Artes: Pintura, Escultura, Teatro e Cinema, com ênfase nas obras literárias dos filósofos franceses Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Maurice Merleau-Ponty e Albert Camus.
OBS: os conceitos desenvolvidos na filosofia existencialista foram fortemente influenciados pela Arte, Literatura, , peças de teatro, filmes, pinturas,esculturas sem que tenham sido catalogadas necessariamente como existencialistas, sugerem serem precursores de seus postulados.
Conteúdos Programáticos
1-Base Conceitual . Introdução ao existencialismo, origens: De Soren Kierkegaard a Martin Heidegger. A fenomenologia de Edmund Husserl. Henri Bergson . Jean Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Albert Camus, Maurice Merleau Ponty.
2-Temáticas do Existencialismo :
H- O indivíduo versus Sociedade.
I-A questão do SER.
3-O Existencialismo na Literatura,
autores : Albert Camus Franz Kafka, Rainer Maria Rilke, T.S. Eliot, Herman Hesse, Luigi Pirandello ,Ralph Ellison, Jack Kerouac, Henry Miller, Vergílio Ferreira, Fernando Pessoa.
Obs: Algumas obras literárias dos autores selecionados serão analisadas em diálogo com o Pensamento Filosófico Existencialista.
4-O Existencialismo na Pintura- O Expressionismo,
Vivência afetiva e subjetiva como potência expressiva do indivíduo. Esse movimento marcou uma reação contra o positivismo, que retrata as coisas e o mundo de maneira estritamente objetiva. A expressão do artista, refletindo sua percepção pessoal, é oposta à mera descrição objetiva da realidade, não é algo "neutro" e passivo, mas algo envolvido e emotivo. Expressionismo e existencialismo são duas vertentes que compreendem que cada pessoa percebe suas experiências de maneira afetiva e singular, que as pessoas são diferentes entre si e que o existir humano envolve momentos de angústia, solidão e incertezas.
Pintores
a-Vincent Van Gogh (1853-1890) holandês .
b- Edvard Munch (1863-1944) norueguês
c- Paul Klee (1879-1940) suiço
d- Erich Heckel (1883-1970) alemão
e –Francis Bacon,(1909-1992)*inglês
f- Frank Auerbach,(1931-)*germano-inglês
g-Leon Kossof (1926-2019)*inglês
h- Lucian Freud,(1922-2011)*inglês
*Escola de Londres
i- Jean Fautrier, Frances (1898-1964)
j- Yayoi Kusama , Japão,(1929-)
k-Iberê Camargo.Brasil (1914-1994)
l-Anita Malfatti.Brasil (1889-1964)
Obs: Estes artistas e suas obras serão analisadas em diálogo com o pensamento dos filósofos existencialistas.
5-O Existencialismo na Escultura
Suas características são a recusa do princípio de realidade objetiva, a exploração da vivência existencial, a possibilidade de recriar o percebido, e a valorização da subjetividade, da criatividade e da expressão dos sentimentos, ao invés da simples reprodução objetiva da realidade, reconhecendo o aspecto irracional e emotivo de cada indivíduo.
Alberto Giacometti (1901-1966)Suiço.
Conhecido por suas figuras humanas, ora gigantescas, ora pequeninas, Giacometti mergulha suas obras na profunidade do pensamento existencialista, influenciado de perto por Jean-Paul Sartre, de quem era amigo. A deformação das proporções tem um apelo dramático, que nos lança um sentimento de desorientação, face a um mundo aparentemente absurdo.
6-Existencialismo no Teatro
Expressionismo e existencialismo são duas vertentes que compreendem que cada pessoa percebe suas experiências de maneira afetiva e singular, que as pessoas são diferentes entre si e que o existir humano envolve momentos de angústia, solidão e incertezas.
1-Eugéne Ionesco (1909-1994)Romeno.
Peças:”A Cantora Careca”, “As cadeiras”, “O rinoceronte”, “A lição”, “A sede e a fome”, “O pedestre aéreo”, “O rei está Morrendo”, “Jogo do Massacre” e outras.
Desponta como escritor para teatro, incorpora em seus escritos postulados existencialistas de Albert Camus e menos de Jean Paul Sartre. Cria um antiteatro, inimigo do realismo, antirrealista, antirrealidade: “O teatro do Absurdo.”
2-Albert Camus.(1913-1960) Argelino.
Peças: Calígula, Os justos, O mal entendido, O estado de sítio, Os Possessos e Revolta nas Astúrias.
Cunhou a expressão “absurdo”para descrever a situação em que os seres humanos exigem que suas vidas tenham
significado num universo indiferente, desprovido de sentido.
3-Samuel Beckett.(1906-1989) Irlandês.
Peças:”Fim de Jogo “ “Esperando Godot”
Frase favorita.“Nada é mais real que o nada”.”O hábito é o lastro que acorrenta o cão ao seu vômito”.
7-Existencialismo no cinema.
Diretores: Ingmar Bergman, François Truffaut, Jean-Luc Godard, Michelangelo Antonioni, Akira Kurosawa, Terrence Malick, Stanley Kubrick, Andrei Tarkovsky,Hideaki Anno, Wes Anderson,Walter Hugo Khouri, Christopher Nolan.
FILMES EXISTENCIALISTAS
1 – Nu (Mike Leigh, 1993)
2 – Viver a Vida (Jean-Luc Godard, 1962)
3 – Face a Face (Ingmar Bergman, 1976)
4 – O Porco Espinho (Mona Achache, 2009)
5 – Morangos Silvestres (Ingmar Bergman, 1957)
6 – Amor (Michael Haneke, 2012)
7 – O Espelho (Andrei Tarkovsky, 1975)
8 – Sonata de Outono (Ingmar Bergman, 1978)
9 – Trinta Anos Esta Noite (Louis Malle, 1963)
10 – Os Incompreendidos (François Truffaut, 1959)
11 – A Aventura (Michelangelo Antonioni, 1960)
12 – A Esposa Solitária (Satyajit Ray, 1964)
13 – Stalker (Andrei Tarkovsky, 1979)
14 – Um Condenado à Morte Escapou (Robert Bresson, 1956)
15 – A Dupla Vida de Véronique (Krzysztof Kieslowski, 1991)
16 – O Samurai (Jean-Pierre Melville, 1967)
17 – Mother: A Busca Pela Verdade (Joon-ho Bong, 2009)
18 – Primavera, Verão, Outono, Inverno e… Primavera (Kim Ki Duk, 2003)
19 – Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois (François Truffaut, 1962)
20 – As Diabólicas (Henri-Georges Clouzot, 1955)
21 – A Doce Vida (Federico Fellini, 1960)
22 – A Árvore dos Tamancos (Ermanno Olmi, 1978)
23 – Era uma Vez em Tóquio (Yasujiro Ozu, 1953)
24 – Noites de Cabíria (Federico Fellini, 1957)
25 – Tartarugas Podem Voar (Bahman Ghobadi, 2004)
OBS: Este filmes existencialistas são sugeridos para algumas escolhas de acordo com as questões desenvolvidas durante as análises e reflexões da base conceitual do Existencialismo.
1-Leituras programadas de textos referenciados na bibliografia.
2-Roteiros preparados para as reflexões para os textos e para as aulas remotas.
3-Rodada de perguntas e respostas a partir dos conteúdos programados.
4-Orientação para exibição de vídeos referenciados nos conteúdos programados.
5-Produção de textos de no mínimo duas páginas a cada 15 dias e enviados via email ao professor responsável.