Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
SubtítuloQuestões sobre Estética e Cultura
MS102 - A
Presença e participação nas aulas.
Apresentação de seminário (individual ou em grupo).
Entrega de um trabalho final escrito ou em audiovisual (individual ou em grupo).
BAKHTIN, Mikhail. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.03-192.
BAKHTIN, Mikhail. O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec, 2010, p.13-70.
BOUCOURECHLIEV, André. A linguagem musical. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2019.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo: Zouk, 2003.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.
FUBINI, Enrico. Estética da música. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2019.
HANSLICK, Eduard. Do belo musical. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2015.
LUKÁCS, Gerorg. Introdução a uma estética marxista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MARCUSE, Herbert. A dimensão estética. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1997.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
Com este curso pretendo propor a discussão de algumas questões ligadas ao âmbito da estética geral e musical. Oferecendo como disparadores as propostas estéticas de alguns autores, ligados tanto à filosofia quanto aos estudos literários e musicais, a ideia é contribuir para uma inserção gradual das e dos participantes na rede discursiva sobre estética a partir de alguns pontos específicos escolhidos pela provável importância para as respectivas áreas de atividades artísticas e educacionais de cada participante. Dentre vários pontos possíveis destaco o problema do conteúdo, da forma e do material nas artes, além de questões que envolvem arte e sociedade.
Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas. Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.
O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula.
Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia sugerida conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.
Embora a ênfase recaia sobre a estética musical (já que sou músico), a abordagem teórica pretende discutir todas as linguagens dos participantes das aulas, principalmente dança, teatro e artes visuais, concebidas como sistemas de mediações sociais.