Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Yoshioka Yumiko e o processo de internacionalização da dança butô

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala Virtual
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Considerando as questões sanitárias, bem como as orientações da Reitoria para o segundo semestre de 2020, a disciplina será oferecida em modo remoto. 

Docentes

Eduardo Okamoto

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas;

Apresentação de texto escrito ao final do curso. 

Bibliografia

Bibliografia básica:

OHNO, Kazuo. Treino (e)m poema. Trad. Tae Suzuki. São Paulo: N-1, 2016. 

PERETTA, Éden. O soldado nu. São Paulo: Perspectiva, 2015

TDR - The Drama Review, New York: MIT Press, v. 44, n.1., 2000.

 

Bibliografia complementar:

BARBA, Eugênio. A Canoa de Papel. São Paulo: Hucitec, 1994.

BHARUCHA, Rustom. Theatre and the world: performance and the politics of culture. London: Routledge, 1993.

BROOK, Peter. O teatro e seu espaço. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.

GREINER, Chrisitine.  Butô: pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras, 1998. 

GREINER, Chrisitine. Leituras do corpo no Japão. São Paulo: N-1: 2017. 

OKAMOTO, Eduardo. Quarta Jornada: da transculturalidade à pesquisa intracultural. IN Eldorado: dramaturgia de ator na intracultura. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2009, p. 59-70.   

OKAMOTO, Eduardo Petrocanri, Vanessa, AVELINO, Brenda. Fricções culturais e criação cênica nas obras de Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Rustom Bharucha e Jerzy Grotowski. Dossiê na Revista Pitágoras p. 81 a 135. Campinas, Universidade Estadual de Campinas: 2017. 

PANGÈS, Sylviane. Le butô en France - malentendus et fascination. Paris: Centre national de la danse, 2017.

PAVIS, Patrice. O teatro no cruzamento de culturas. Trad. Nanci Fernandes. São Paulo: Perspectiva, 2008.

UNO, Kunishi. A gênese de um corpo desconhecido. Trad. Christine Greiner. São Paulo: N-1, 2012.  

UNO, Kunishi. Hijikata Tastumi: pensar um corpo esgotado. Trad. Christine Greiner & Ernesto Filho. São Paulo: N-1, 2018.  

THIONG’O, Ngũgĩ wa.  Enactments of Power: The Politics of Performance Space. TDR, New York: MIT Press, v.41, n.3, p. 11-30, 2000.

YUASA, Yasuo. The Body Toward a Eastern Mind -Body Theory. Trad. Nagatomo Shigenori and T.P. Kasulis. New York: State University of New York Press, 1987.

Conteúdo

Estudo da trajetória da bailarina japonesa Yoshioka Yumiko, considerando o processo de internacionalização da dança butô e o debate sobre o interculturalismo nas artes da cena. 

 

Módulo 1:

Apresentação/ Introdução ao butô

Hijikata Tatsumi: trajetória

Ôno Kazuo e Ôno Yoshito: trajetória

Yumiko Yoshioka: trajetória

Debate

 

Módulo 2  / Butô e interculturalismo:

Teorias interculturais nas artes da cena

“Le Dernier Eden” e as politicas do espaço 

“Ma: espaco-tempo do Japão” 

Yumiko Yoshioka e as suas companhias: Tatoeba e Ten Pen Chii  

Debate 

 

Módulo 3 / Pedagogia:

Butô e pedagogia 

Políticas do silêncio  

Festival ex_it!

Debate final 

Comentários dos trabalhos 

Metodologia

Aulas expositivas; disponibilização de material bibliográfico e audiovisual; debates. 

Observação