Turma AC302 - Tópicos Especiais em Encenação - Turma A

Cód. Disciplina - Turma

AC302 - A

Nome

Tópicos Especiais em Encenação

Subtítulo

A RUA COMO CONTEXTO, REFERÊNCIA E LUGAR DA AÇÃO ARTÍSTICA



on line

Não

Terça-feira das 14 às 17

A disciplina será ministrada online via plataforma Google Meet


criado por Grácia Maria Navarro em 26/10/2020 12:21

Dados da disciplina


AC302 - Tópicos Especiais em Encenação


Artes da Cena


Pós-graduação



Disciplina que abrange programas específicos que comportem prática e reflexão sobre vertentes do campo das artes da cena dentro da linha de pesquisa Poéticas e Linguagens da Cena. Visando um aprofundamento verticalizado da abordagem de temas, estrutura-se a partir dos projetos de pesquisa dos docentes, visando à articulação de assuntos oferecidos em outras disciplinas e a complementação de abordagens essenciais a áreas do conhecimento não contempladas pelas mesmas, a partir da singularidade da abordagem de cada projeto. Neste sentido, a bibliografia deverá ser consolidada a partir de cada programa que se apresentar para esta ementa de disciplina a ser oferecida aos alunos do doutorado.


3

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0


0

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Docentes

Grácia Maria Navarro

Critério de Avaliação

Participação nas aulas.

Participação nas Práticas de Grupos e nas Mesas Redondas.

Participação na proposição de experiência artística no contexto da rua.

Bibliografia

BUTLER, Judith. Corpos em aliança e a política das ruas. In: Corpos em aliança e a política das ruas – notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2018, p.75-109.

D’ALVA, Roberta Estrela. Teatro Hip Hop. São Paulo: Perspectiva, 2014.

____________. O teatro hip-hop como linguagem e alguns de seus pontos fundamentais. Sala Preta, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 194-201, 2012. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v12i1p194-201. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57561. Acesso em: 9 nov. 2020.

MIZRAHI, Mylene. A institucionalização do funk carioca e a invenção criativa da cultura. Antíteses v. 6, n. 12, p. 855-864, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/21711>. Acesso em: 09 nov. 2020.

RIO, João do. A alma encantadora das ruas. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, Dep. Geral de Doc. e Inf. Cultural, Divisão de Editoração, 1995. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4204210/4101365/alma_encant_ruas.pdf. Acesso em: 09 nov. 2020.

SIMAS, Luis Antonio. O corpo encantado das ruas. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2020.

SODRÉ, Muniz. O Terreiro e a Cidade: a forma social negro brasileira. Rio de Janeiro: Editora Mauad, 2019.

VAZ, Sérgio. Flores de Alvenaria. São Paulo: Editora Global, 2016.

VIOLA, Camile. A Criminalização do funk. Revista TRIP, 4/3/2020. Disponível em: https://revistatrip.uol.com.br/trip/a-criminalizacao-do-funk?utm_source=facebook&utm_medium=site-share-icon&fbclid=IwAR1GmexzBhyBMyvpi7Fks485SsXdxDHBksPHrPoNDCbvVI_v1jp0UhC5gyY. Acesso em: 09 nov. 2020.

 

MATERIAL AUDIOVISUAL

Padê: https://www.youtube.com/watch?v=BkrFl7depRo

Seu Zé Pelintra: https://www.youtube.com/watch?v=Zw1rgKBNuWE

Imaginação Percussiva: https://www.youtube.com/watch?v=XhjKyY1rAOw

Qual é o povo que não bate seu tambor?:  https://www.youtube.com/watch?v=Y0fssE9GYPQ

Legbá:  https://youtu.be/O7S0k4AmgMY

Menino no cavalo de Jorge: https://www.youtube.com/watch?v=gUSN9Nc3gCs

Festa Disco Baby: https://youtu.be/0yix-TtF9Rk

Racionais grava Mariguela na Ocupação Mauá: https://youtu.be/SdqPwjNxh5c

No fluxo - Documentário (Completo): https://youtu.be/ChFb8lhhjs8

Por dentro do funk 150 bpm: https://www.youtube.com/watch?v=1T7-6aWp7Hs

Como surgiu o baile DZ7: https://youtu.be/QH9pWluct3Q

Primeiro baile depois da ação policial que resultou na morte de nove jovens: https://youtu.be/71pcj3E2A8Q

Investigação do crime DZ7 Paraisópolis São Paulo – SP: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/10/15/policia-de-sp-usa-tecnologia-3d-para-recriar-paraisopolis-e-fazer-reconstituicao-virtual-da-acao-da-pm-que-deixou-nove-mortos.ghtml

Conteúdo

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

23/03 (início da disciplina)

Apresentação do Programa de disciplina e Cronograma.

Apresentação da professora e matriculados/as/es.

Divisão dos grupos e respectivas mesas  redondas e materiais.

PRIMEIRO BLOCO DE ESTUDOS

(DO CONTEXTO: O CORPO E A RUA)

MESAS REDONDAS

30/03- Prática em grupo - primeiro bloco

06/04- Corpos em Aliança e a Política das Ruas (Grupo A – 1, 2, 3)

13/04- A Alma Encantadora das Ruas e O Corpo Encantado das Ruas (Grupo B – 4, 5, 6)

20/04- O Terreiro e a Cidade (Grupo C – 7, 8, 9)

SEGUNDO BLOCO DE ESTUDOS

(DA REFERÊNCIA AO TEATRO - ESTUDO DE CASO DE UMA TRAJETÓRIA)

MESAS REDONDAS

27/04- Prática em grupo – segundo bloco.

04/05- Hip Hop + Funk + Fluxo (Grupo D – 10, 11, 12)

11/05- Teatro Hip Hop como linguagem – Núcleo Bartolomeu (Grupo E – 13, 14, 15)

TERCEIRO BLOCO DE ESTUDOS

(DA RUA À EXPERIÊNCIA DE LINGUAGENS E CRIAÇÃO DE CONCEITOS)

PALESTRAS DE ARTISTAS

18/05- Teatro de Promessas por Teatralidades Amazônicas (Ysmaille Oliveira/Grupo Pindorama)

25/05- Teatralidade Travesti da Rua para o Centro da Cena Cinematográfica (René Motta Guerra/Grupo Pindorama)

01/06- Teatro da Paixão – Semana Santa São João del Rei/MG e Salvador/BA (Grácia Navarro/Grupo Pindorama)

QUARTO BLOCO DE ESTUDOS

(PROPOSIÇÕES CÊNICAS PARA CONTEXTO DA RUA)

APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PRÉ-ELABORADAS

08/06- Prática em grupo – quarto bloco

15/06- Apresentação proposições Grupo A; Grupo B; Grupo C;

22/06- Apresentação proposições Grupo D; Grupo E. Avaliação da disciplina.

29/06- Dia excedente que poderá ser ocupado por redirecionamentos, frente a imprevistos, durante o semestre. Caso não haja necessidade não ocorrerá atividade.

Metodologia

Disciplina virtualmente mediada, via plataforma Google Meet. Articulação entre aulas expositivas, pesquisa bibliográfica e audiovisual, mesas redondas de discussões, palestras de artistas convidados, prática de estudo e proposição de ação cênica em grupo.

 

Observação

A disciplina será ministrada online, via plataforma Google Meet.

A disciplina será oferecida para o total de 15 estudantes, ficando disponível para estudantes especiais estritamente as vagas, desse total, que não forem preenchidas por estudantes regulares.