Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Desenvolvimento humano e processos de ensino/aprendizagem musical

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - A


Sala Google Meet
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Caroline Caregnato

Professor convidado

Caroline Caregnato

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos (25%); b) apresentação de seminário (35%) e; c) trabalho final escrito em forma de artigo (40%) .

Bibliografia

ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.

CAREGNATO, Caroline. A compreensão musical da criança: o desenvolvimento da simultaneidade em música a partir da obra de Piaget. Manaus: UEA Edições, 2015.

______ . Relações entre a teoria espiral do desenvolvimento musical e a epistemologia genética. Schème- Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologias Genéticas. UNESP, Marília: Volume 5 Número 1 – Jan-Jul/2013. 

ILARI, Beatriz S. (org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.

KEBACH, Patrícia F. C.(org.). Expressão musical na educação infantil. 1.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.

LEHMAN, A.; SLOBODA, J. ; WOODY, R. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.

MANTOVANI DE ASSIS, Orly Z.; DAL COLETO, Andréa P. Desenvolvimento e aprendizagem segundo o ponto de vista de Jean Piaget. In: BORUCHOVITCH, Evely; AZZI, Roberta G.; SOLIGO, Ângela (orgs.). Temas em psicologia educacional- contribuições para a formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017.

PILETTI, Nelson; Rossato, Solange M.; Rossato, Geovanio. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Contexto, 2014.

SLOBODA, John. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

______. Música, mente e educação. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Conteúdo

Disciplina voltada para educadores musicais, músicos e pedagogos que atuam ou irão atuar com o ensino musical em ambientes educacionais diversos, como escolas de educação básica, escolas especializadas de música, projetos sociais e aulas de instrumento. Propõe estudar o desenvolvimento humano e abordar mecanismos do ensino e da aprendizagem musical à luz de Jean Piaget, Keith Swanwick e John Sloboda.

Metodologia

As aulas expositivas e interativas serão desenvolvidas no ambiente virtual através do Google Meet e vão conter: a)Exposição do conteúdo pelas professoras responsáveis; b)Debate dos textos indicados para leitura; c)Dinâmicas de grupo e Seminário envolvendo reflexões sobre os conteúdos de aula nos projetos de pesquisa individuais; e d)Elaboração de trabalho final escrito.

Observação