Turma DE011 - Técnicas e Metodologias de Pesquisa - Turma A

Cód. Disciplina - Turma

DE011 - A

Nome

Técnicas e Metodologias de Pesquisa

Subtítulo

Pesquisa Científica em Comunicação, Cinema e Audiovisual



A confirmar

Sim

Quinta-feira das 09 às 12


criado por Pedro Maciel Guimarães Júnior em 27/10/2020 08:24

Dados da disciplina


DE011 - Técnicas e Metodologias de Pesquisa


Multimeios


Pós-graduação






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Docentes

Pedro Maciel Guimarães Júnior

Critério de Avaliação

Análise de projetos de pesquisa próprios e dos colegas.

Bibliografia

BACHELARD, Gaston. A epistemologia. Rio de Janeiro : ed. 70, 1971.

 

________. A formação do espirito científico (1938). Rio de Janeiro : Contraponto, 1996

 

ECO, Humberto. Como se faz uma tese (1977). São Paulo : Perspectiva, 1989.

 

GREGO, John. Sosa, Ernest (org.). Compêndio de epistemologia. São Paulo : Loyola, 2018.

 

RUDIGER, Francisco. Ciência Social Crítica e Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre : Ed. Unisinos, 2002.

 

GROSFOGUEL, Ramón. A estrutura do conhecimento nas universidades ocidentalizadas: racismo/sexismo epistêmico e os quatro genocídios/epistemicídios do longo século XVI. Human Architecture: Journal of the Sociology of Self-Knowledge, v. XI, issue 1, 2013, p. 73-90.

 

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise  do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo

científico. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2004.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspec- tiva, 1989.

LIRA, Bruno Carneiro. O passo a passo do trabalho científico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

MERTON, Robert King. Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo, SP: Editora 34, 2013.

MILLER, David (compil.). Popper: Textos escolhidos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2010.

MOLES, Abraham Antoine. A criação científica. São Paulo: Perspectiva, 1971.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1977.

RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. Petrópolis: Vozes,

2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP:

Conteúdo

 

Ementa: 

1ª aula : Estruturas de pesquisa -

- A estrutura da Unicamp e do Instituto de Artes

- Ensino, pesquisa e extensão

- As agências de fomento (Capes, CNPq, Fapesp)

- O percurso da pesquisa (Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado)

- O campo das pesquisas em Ciências Humanas/Humanidades/Comunicação/Artes. As sub-áreas: Cinema e audiovisual, Mídias digitais, Publicidade, Relações públicas, Jornalismo, Biblioteconomia

 

2ª aula : Como organizar uma pesquisa -

- A epistemologia : racionalismo ativo x filosofia empírica

- Exegese e hermenêutica

- Hipótese sem contradição e erros retificados

- O tema, a abordagem, o campo teórico

- Como estruturar um projeto de pesquisa : o objeto, o objetivo, a problemática, a justificativa, os materiais e métodos, o sumário, as fontes.

 

3ª aula : 

- As fontes de pesquisa : fontes primárias, fontes secundárias e fontes discutíveis. Fontes bibliográficas e objetos de pesquisa.

- Visita guiada à biblioteca

 

4ª aula : 

- Os obstáculos epistemológicos (Bachelard)

- O plágio, a informalidade, as generalidades, a superficialidade

- A importância da análise

- Outras epistemologias

 

5a a 14a aula : Discussão e realização de exercícios práticos sobre projetos e artigos acadêmicos.

Metodologia

A disciplina tem como objetivos discutir e realizar trabalhos práticos sobre os seguintes assuntos: método científico e técnicas de pesquisa, a linguagem científica, fichamento e resenhas, monografias, artigos, relatórios, elaboração de projetos de pesquisa em diferentes níveis (IC, mestrado, doutorado). Discutiremos os projetos do alunos de pós-graduação inscritos no programa. Almeja-se também introduzir a pesquisa científica em nossa universidade, o conhecimento da sua estrutura de pesquisa e ensino, assim como da estrutura macro brasileira de desenvolvimento e veiculação de pesquisas universitárias.

Observação

Se realizada de modo presencial, a disciplina será oferecida de 8h às 12h. Se modo virtual, das 9h às 12h.