Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Análise musical aplicada a ciclos de canções polifônicas da primeira metade do século XX

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala Sala Virtual
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Angelo José Fernandes

Tadeu Moraes Taffarello

Critério de Avaliação

A avaliação será feita a partir de um artigo escrito com foco na análise musical de determinada canção polifônica da primeira metade do séc. XX abordada ou não nas aulas. 

Bibliografia

ALWES, C. L. A History of Western Choral Music: Romanticism through the Avant-garde Vol. 2. New York: Oxford University Press, 2016.

ALWES, C. L. Paul Hindemith’s Six Chansons: genesis and analysis. IN: Choral Journal, Vol. 32, No. 2, 1995.

ALWES, C. L. Words and Music: Benjamin Britten’s Evening Primrose. IN: Choral Journal, Vol. 45, No. 1, 2004. pp. 27-33

BERNAC, Pierre. The interpretation of French song. New York: Norton, 1978. 

BRITTEN, B. Five Flower Songs, Op. 47. 1 Partitura. Vozes. Londres: Boosey and Hawkes.

CHRISTIAN D. S. A Study of Britten’s unaccompanied choral cycles: A Boy was born (1933), A.M.D.G. (1939), The Five Flower Songs (1951), Sacred and Profane (1975). 2015. Tese (Doutorado) – University of Illinois at Urbana-Champaign.

CONTE, David. Ralph Vaughan Williams's Three Shakespeare Songs: an analytical guide for conductors and composers.  IN: The Choral Journal, Vol. 42, No. 9, 2002, pp. 9-23.

DEBUSSY, C. Trois chansons de Charles d’Orléans. 1 partitura. Vozes. Paris: A. Durand & Fills, 1908. 

DEBUSSY, C. Trois chansons de Charles d’Orléans. 1 partitura. Vozes. Paris: B. Schott ́s Söne, 1992. 

FLORY, P. J. Six chansons of Paul Hindemith: an analysis in relation to performance. 1970. Dissertação (Mestrado) – Butler University.

HINDEMITH, Paul. Six Chansons. 1 Partitura. Vozes. Mainz: Schott Music, 1971.

JACOBSON, J. R. Debussy’s Trois Chansons: an analysis. IN: Coral Journal, Vol. 29, No. 9, 1988.

LINCOLN, D. A. Francis Poulenc’s Sept Chansons (1936). IN: Choral Journal, 1974.

MARCHETTO, L. F. L. Chanson polifônica francesa: um estudo nas obras corais a capella de C. Debussy e M. Ravel. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo.

MECHEM, K. The Choral Cycle. IN: The Choral Journal, Vol. 10, No. 7, 1970, pp. 8-11.

ORENSTEIN, A. The vocal works of Maurice Ravel. 1968. Tese (Doutorado) – Columbia University.

POULENC, F. Intégrale de la musique pour choeur a cappella Vol. 1: musique profane pour chœur mixte. 1 Partitura. Vozes. Paris : Editions Salabert, 1994.

RAVEL, M. Trois chansons pour choeur mixte sans accompagnement. 1 partitura. Vozes. Paris: A. Durand, 1916. 

SCHÖENBERG, A. Fundamentos da composição musical. São Paulo: EDUSP, 1995. 

SHROCK, D. Choral Repertoire. New York: Oxford University Press, 2009.

STRIMPLE, N. Choral Music in the Twentieth Century. Portland, OR: Amadeus Press, 2002.

VAUGHAM WILLIAMS, R. Three Shakespeare Songs. 1 partitura. Vozes. Londres: Oxford University Press, 1951.

Conteúdo

O conteúdo da disciplina tem por objetivo a análise textual, musical e do binômio texto-música em seis ciclos de canções polifônicas da primeira metade do século XX, a saber: 1. C. Debussy - 3 Chansons; 2. M. Ravel - 3 Chansons; 3) F. Poulenc - 7 Chansons; 4) P. Hindemith - 6 Chansons; 5) R. Vaugham Williams - 3 Shakespeare Songs; 6) B. Britten - 5 Flower Songs.

Metodologia

Aulas expositivas ministradas de forma remota pelos professores responsáveis pela disciplina.

Observação