Turma AC301 - Escritas da Cena - Turma A

Cód. Disciplina - Turma

AC301 - A

Nome

Escritas da Cena

Subtítulo

Desmontagem cênica como estratégia de reflexão e criação de artistas da cena



a definir

Não

Quarta-feira das 14 às 17

Dependendo da evolução da pandemia COVID-19, a disciplina será ministrada remotamente.


criado por Ana Cristina Colla em 30/10/2020 13:06

Dados da disciplina


AC301 - Escritas da Cena


Artes da Cena


Pós-graduação



Estudos teóricos e práticos que visam oferecer parâmetros que auxiliem na estruturação e análise da escritura cênica, tendo como pressuposto o jogo entre os elementos sensíveis e inteligíveis próprios da materialidade cênica. Abordagem da encenação a partir das relações possíveis entre as matrizes sonoras, visuais e discursivas.


3

15

15

0


15

0

Docentes

Ana Cristina Colla

Raquel Scotti Hirson

Critério de Avaliação

Leituras específicas da bibliografia

Compartilhamento de pesquisas

Participação nas aulas (75% de presença)

Apresentação da desmontagem

Trabalho escrito sobre a prática vivenciada na forma de artigo ou ensaio

Bibliografia

COLLA, Ana Cristina. Caminhante não há caminho. Só rastros. São Paulo: Editora Perspectiva, 2013.

DIÉGUEZ, Ileana (Comp.). Des/Tejiendo Escenas. Desmontajes: processos de investigación y creación. Cidade do México: Universidade Iberoamericana, 2009.

DIÉGUEZ, Ileana; LEAL, Mara (org.). Desmontagens: processos de pesquisa e criação nas artes da cena. 1.ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2018.

HIRSON, Raquel Scotti. Alphonsus de Guimaraens: Reconstruções da Memória e Recriações no Corpo. Tese de Doutorado. Instituto de Artes, Unicamp, Campinas, 2012.

HIRSON, Raquel Scotti. Quando os subtextos são textos. In: Memória ABRACE XVI - Anais do IX Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Anais...Uberlândia(MG) UFU, 2017. Disponível em: <https://www.even3.com.br/anais/ixcongressoabrace/32599-quando-os-subtextos-sao-textos/>. Acesso em: 09 nov. 2020.

Revista Rascunho. Dossiê Desmontagem. v.1., n.1. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, jan/jun 2014. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/issue/view/1148>.  Acesso em: 09 nov. 2020.

Conteúdo

A disciplina tem como objetivo auxiliar alunas e alunos a revisitarem suas trajetórias artístico-acadêmicas (abordando aspectos conceituais, estruturais, filosóficos, estéticos, políticos e pessoais) para que construam vetores-memória que possam conduzi-los às pesquisas de seus projetos atuais. Aulas práticas, teóricas e compartilhamento de experiências serão fios condutores para que cada um(a) eleja a dimensão da trajetória a ser desmembrada e coadunada e o modo de fazê-lo.

Os procedimentos usados serão alicerçados em princípios da desmontagem cênica, aproveitando seu potencial de desvendar processos de pesquisa e criação, auxiliando na visualização de seus percursos e tessituras. Através da desconstrução de processos artísticos busca-se desvelar os conteúdos imbricados no modo de fazer de artistas da cena. Desnudando os pontos de partida, seus desvios de rota e sua construção processual.

Metodologia

- Aulas práticas sobre o tema abordado

- Compartilhamento de pesquisas

- Criação e apresentação de uma desmontagem sobre seu processo criativo

- Discussão sobre os princípios desenvolvidos

Observação

As aulas serão ministradas na sede do Lume Teatro, Rua Carlos Diniz Leitão, 150, Vila Santa Isabel. Fone: (19)3289-9869, 3289-3135