Turma AV041 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II - Turma A

Cód. Disciplina - Turma

AV041 - A

Nome

Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II

Subtítulo

A Pintura Brasileira no final do sec. XX



a definir

Não

Segunda-feira das 14 às 17


criado por Sérgio Niculitcheff em 04/11/2020 12:12

Dados da disciplina


AV041 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II


Artes Visuais


Pós-graduação



Discussão pautada em pesquisa(s) desenvolvida(s) pelo(s) docente(s) da linha de Poéticas Visuais e Processos de Criação, com recorte temático mais restrito, que será explicitado no programa da disciplina, a cada oferecimento.


3

45

0

0


0

0

Docentes

Sérgio Niculitcheff

Critério de Avaliação

Seminário individual relacionando discussões teóricas e os assuntos estudados na disciplina com o projeto de pesquisa de mestrado ou doutorado do discente.

Elaboração e entrega de artigo monográfico, detalhando a assunto/temática tratada no seminário.

Bibliografia

AMARAL, Aracy. A Efervescência dos Anos 80. BR 80 Pintura Brasil Década 80, Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1992.

BASBAUM, Ricardo (org.) Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rios Ambiciosos, Rio de Janeiro, 2001.

BASBAUM, Ricardo. Pintura dos Anos 80: Algumas Observações Críticas. Gávea n 6, PUC,  p. 38-57, Rio de Janeiro, 1988.

CHAIMOVICH, Felipe (org.) 2080. MAM, São Paulo, 2003.

CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. Lemos Editorial, São Paulo, 2001.

CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora: dossiê jovens artistas paulistas, década 1980. S/Arte, Belo Horizonte, 2011.

Como vai você geração oitenta?, Edição especial Revista Módulo, p. 24-29, Rio de Janeiro, julho de1984.

FABBRINI, Ricardo N. A arte depois das vanguardas. Campinas: UNICAMP, 2002.

FELIX, Zdenek. O retorno dos Gigantes. Museu de Arte Moderna MAM-SP, São Paulo, 2003.

HEARTNEY, Eleanor. Pós-Modernismo. Cosac & Naify, São Paulo, 2002.

LAGNADO, Lisette.  O Pescador de palavras. Leonilson: São tantas as verdades, Projeto Leonilson/SESI, São Paulo, 1985.

LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MORAES, Frederico (Org.). BR 80 Pintura Brasil Década 80, Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1991.

PONTUAL, Roberto. Explode Geração. Avenir, Rio de Janeiro, 1984.

WOOD, Paul. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac Naify, 1998.

Conteúdo

Breve panorama histórico e antecedentes significativos.

Situação na década de 70, com foco nas tendências/grupos atuantes.

Abordagem dos expressivos movimentos dentro do contexto internacional.

O retorno a pintura no Brasil, principais exposições expressivas e artistas representativos

Outras linguagens e diversidade de procedimentos.

Contexto da linguagem pictórica no âmbito nacional.

Os desdobramentos e suas derivações até a atualidade.

Metodologia

Aulas teóricas expositivas de modo remoto em plataforma online.

Discussão do conteúdo a partir da exibição de obras de artistas.

Leituras dirigidas de textos relacionados aos temas explanados.

Apresentação de seminário individual dos discentes.

Observação

Esta disciplina tem relação direta com o projeto de pesquisa desenvolvido pelo docente, visa refletir sobre o papel da linguagem pictórica e seu lugar de representatividade no fazer artístico da atualidade, tendo como foco a Arte Contemporânea Brasileira.