Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Atuação
Subtítulo
Simbolismos do Congado como potencializadores do corpo em movimento
Cód. Disciplina - Turma
AC202 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Segunda-feira das 19 às 22
Dados da disciplina
Nome
AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Total de Horas Atividades Teóricas
15
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
ATENÇÃO: A disciplina terá início no dia 22 de março.
Dependendo da evolução da pandemia COVID-19, a disciplina será online. Será predominantemente prática. Caso isso aconteça, os/as alunos/as necessitam ter uma boa conexão com a internet e um espaço individual adequado para uma prática corporal em dança.
Docentes
Larissa Sato Turtelli
Paula Caruso Teixeira
Critério de Avaliação
Presença em sala de aula (mínimo 75%)
Coerência e prontidão no desenvolvimento das atividades solicitadas.
Apresentação da criação de um corpo em processo, levando em consideração os conteúdos trabalhados na disciplina.
Bibliografia
GOMES, N. P. M.; PEREIRA, E. A. Negras raízes mineiras: os Arturos. Belo Horizonte: Editora MAZZA, 2000.
LUCAS, G.; LUZ, J.B. (Coord.). Cantando e reinando com os Arturos. Org. Comunidade Negra dos Arturos. Belo Horizonte: Ed. Rona, 2006.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: o Reinado do Rosário no Jatobá. Belo Horizonte: Mazza Edições; São Paulo: Editora Perspectiva, 1997.
PEREIRA, E. Almeida. Os tambores estão frios; herança cultural e sincretismo religioso no ritual de Candombe. Juiz de fora, Funalfa, Belo Horizonte: Ed. Mazza, 2005.
RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino-pesquisador-intérprete: processo de formação. 3.ed. Salvador: Ed. Solisluna, 2018.
______________. O método BPI (bailarino-pesquisador-intéprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.
Videografia:
Arturos – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA-MG – Parte 3 Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IibCSUGDkFY
Reinado em Bom Despacho-origem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LF5Z2twLXDQ
Conteúdo
Estudo prático-teórico do Congado e seus simbolismos na perspectiva do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI), como potencializadores de dinâmicas psicofísicas do artista da cena, relacionadas aos dínamos, ancestralidade, travessias, cronologias e auto investigações.
1. O mastro votivo no corpo: axis mundi
2. Relações corpo/objetos: bastões, tecidos e seus simbolismos
3. A relação do corpo com os espaços-cenários: o congá, a cozinha, os caminhos, o terreiro, entre outros.
4. Mito e simbolismos: resistência e travessias
5. Movimento interior
6. O significado de sensação/sentimento: o fluxo dos sentidos
7. Tônus muscular
8. As cronologias no corpo
9. As guardas: Candombe, Congo e Moçambique
10. Desenvolvimento dos trabalhos de dojo
11. Alguns aspectos do eixo Inventário no Corpo
Metodologia
Aulas práticas e expositivas.
Laboratórios.
Discussões de textos.
O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) enquanto sustentação de todo o processo.
Dependendo da evolução da pandemia COVID-19, a disciplina será online. Caso isso aconteça, os/as alunos/as necessitam ter uma boa conexão com a internet e um espaço individual adequado para uma prática corporal de dança.
Observação
ATENÇÃO: a disciplina acontecerá das 17h às 20h na sala AD 01 do Departamento de Artes Corporais - PAVIARTES. Será predominantemente prática.
Dependendo da evolução da pandemia COVID-19, a disciplina será online. Caso isso aconteça, os/as alunos/as necessitam ter uma boa conexão com a internet e um espaço individual adequado para uma prática corporal em dança.