Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma B

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - B

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

Análise musical no contexto dos repertórios dos séculos XX e XXI



a definir

Não

Quarta-feira das 09 às 12


criado por Stéphan Olivier Schaub em 06/11/2020 14:47

Dados da disciplina


MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical


Música


Pós-graduação



Estudos de técnicas de análise aplicadas a linguagens e estruturas musicais. Em cada período letivo haverá uma ementa específica.


3

45

0

0


0

0

Docentes

Stéphan Olivier Schaub

José Augusto Mannis

Professor convidado

Prof. Jônatas Manzolli, Prof. Danilo Rosseti, Pq. Tadeu Taffarello, Pq. José Eduardo Fornari

Critério de Avaliação

É esperado que cada estudante realize leituras e escutas das obras preparatórias e participe ativamente das aulas. De forma complementar, a avaliação se baseia em três critérios: a) na assiduidade, b) numa análise que será efetuada durante o semestre e c) numa curta monografia final sobre um assunto escolhido em conjunto com os professores da disciplina.

Bibliografia

BENT, Ian. Analysis. London: Macmillan, 1988.
COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. Oxford: University Press, 1994.
MOLINO, Jean. Analiser. Analyse Musicale, n. 15, p. 11-13, 1989.
NATTIEZ, Jean-Jacques, Analyses et Interprétations de la musique. Paris, França: Librairie philosophique J. VRIN, 2013.
STRAUS, Joseph N. Introdução à teoria pós-tonal. Tradução de Ricardo Mazzini Bordini. 3. ed. São Paulo, SP; Salvador, BA: UNESP: EdUFBA, 2013.

Conteúdo

Desde o início do século XX – com uma notável aceleração no decorrer dos últimos 70 anos – as práticas musicais por um lado, o alcance dos estudos musicais por outro, diversificaram-se consideravelmente. Uma das consequências dessas mudanças foi de colocar em cheque alguns dos pressupostos fundamentais da análise musical tal como ela tinha se consolidado a partir do fim século XIX. A análise musical como prática, os objetivos que ela pode esperar alcançar e os meios que ela tem à sua disposição passaram por reformulações radicais, sem muita esperança de jamais voltar à unidade anterior. A presente disciplina tem por objetivo familiarizar os participantes com os principais desafios da análise musical no contexto dos séculos XX e XXI, focando em obras que fogem aos quadros tradicionais de estruturação. Ela introduz, através de exemplos concretos, os principais recursos teóricos, tecnológicos e conceituais da análise musical vigente hoje em dia.

Metodologia

As aulas começarão com um componente “teórico”, no qual diferentes abordagens metodológicas e epistemológicas serão apresentadas e discutidas pelos professores (responsáveis e convidados). Haverá também um componente “prático” que se dividirá em duas partes: na primeira os professores participantes apresentarão exemplos de estudos analíticos e, na segunda, cada aluno proporá, no decorrer do semestre, um trabalho de análise musical de uma peça de sua escolha.

Observação