Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Música e Tecnologia Assistiva

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala online
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quinta-feira das 19 às 22

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Vilson Zattera

Jose Eduardo Fornari Novo Junior

Critério de Avaliação

A avaliação será feita de acordo com a participação ativa do aluno nas discussões das bibliografias recomendadas e  palestras que serão apresentadas no decorrer do semestre.
Estas bibliografias serão disponibilizadas aos alunos no início do semestre.

Bibliografia

 bibliografias serão disponibilizadas aos alunos no início do semestre.

Conteúdo

“Para as pessoas sem deficiência atecnologia torna as coisas mais fáceis.
Para as pessoas com deficiência, atecnologia torna as coisas possíveis”.
(RADABAUGH, 1993, apud Bersch 2017.)
Com os avanços das tecnologias digitais, cada dia surgem inovações cada vez
mais sofisticadas no processo de ensino-aprendizagem e performance musical. A
grande maioria destas tecnologias estão sendo disponibilizadas online e muitas vezes
de forma gratuita e vão desde editores de partituras, programas de manipulação de
áudio e midi, criação de timbres e instrumentos virtuais, bem como composição e
análise.
Mesmo com algumas barreiras no acesso as tecnologias, estas tornaram possível as
pessoas com deficiência realizar tarefas que poderiam ser muito difíceis ou talvez
impossíveis de serem desempenhadas.
Os Avanços no desenvolvimento de hardwares, softwares e aplicativos para celulares
tem possibilitado as pessoas com deficiência a participarem ativamente de aulas ou
simplesmente tocarem um instrumento musical, tornando assim a música parte de
sua educação, crescimento pessoal e social.
Tecnologia Assistiva -TA é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o
arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar
habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover vida
independente e inclusão. (BERSCH & TONOLLI, 2006) (Bersch 2017, p.4). Hoje em dia, a
Tecnologia Assistiva vem contribuído significativamente na inclusão de pessoas com
diferentes níveis de compromentimento físico, sensório motor e cognitivo terem
acesso ao aprendizado e performance musical de um modo mais equitativo, através de
diversos recursos utilizados para aumentar, manter ou melhorar
as capacidades funcionais das pessoas com deficiênciaa e que são fundamentais ao
estudo e prática musical destes. As tecnologias cada vez mais vem proporcionando

uma maior interação entre pessoas ditas normais, com pessoas cegas, surdas ou
deficientes auditivos, pessoas com deficiências motoras graves, má formação
genética e idosos através da adaptação de (Órteses), que são colocadas junto a um
segmento do corpo, garantindo-lhe um melhor posicionamento, estabilização e/ou
função e auxiliam na mobilidade, funções manuais (escrita, digitação, correção
postural, entre outros.
Além disso, dispomos de hardware e software especialmente idealizado para tornar o
computador acessível a pessoas com privações sensoriais (visuais e auditivas),
intelectuais e motoras, ncluindo dispositivos de entrada - mouses, teclados e
acionadores diferenciados -, dispositivos de saída de sons, imagens e informações
táteis que entre outros, possibilita também a participação de pessoas com deficiência
cognitiva ou intelectual , pois comprovadamente A educação musical é um excelente
meio para trabalhar as áreas de psicomotricidade , socialização, interação entre pares
, auto-expressão , comunicação, desenvolvimento sensorial e cognitivo , além de
habilidades musicais .
Entre os softwares a serem estudados, estão: Audacity, Adaptive Use Musical
Instruments (AUMI), Soundplant, que pode ser utilizado tanto para deficiente visuais
como também pessoas com comprometimento de movimentos, autismo e síndrome
de Down em estágios mais leve.

Metodologia

As aulas serão em forma de seminário, no qual serão debatidos os textos previamente recomendados e contaremos com a participação de pesquisadores que vem trabalhando na área de Educação Musical e Tecnologias específicas a cada deficiência.

A avaliação será feita de acordo com a participação ativa do aluno nas discussões das bibliografias recomendadas e  palestras que serão apresentadas no decorrer do semestre.

 

Observação