Turma AC002 - Pesquisa Avançada em Artes - Turma A

Nome

Pesquisa Avançada em Artes

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC002 - A


Sala Online (ou a designar)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC002 - Pesquisa Avançada em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Dependendo da evolução da pandemia COVID-19, a disciplina será ministrada remotamente. 

As aulas têm início no dia 17 de agosto.

Docentes

Grácia Maria Navarro

Silvia Maria Geraldi

Critério de Avaliação

  • Produção prático-teórica
  • Participação ativa nas aulas
  • Apresentação de seminários
  • Reflexão final

Bibliografia

Básica:

CORNAGO, Oscár. ¿Hay alguna teoría que no implique una práctica? Relaciones entre conocimiento teórico y conocimiento práctico. In: Ensayos de teoría escénica sobre teatralidad, público y democracia. Madrid, Abada Editores, 2015, p. 99-130.

DIÉGUEZ, Ileana. Interpelando al ‘caballo académico’: Por una práctica afectiva y emplazada. Nómadas 50, abril 2019. Universidad Central, Colombia, p. 111-121. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n50/0121-7550-noma-50-111.pdf. Acesso em 10 mai. 2021.

FÉRAL, Josette. ¿Qué puede (o quiere) la teoría del teatro? La teoría como traducción. In: Teatro, teoría y prática: más Allá de lás fronteras. Buenos Aires, Galerna, 2004.

FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n. 2, p. 76-95, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em 10 mai. 2021.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n.1, p. 1-17, jan/jun, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em 10 mai. 2021.

GREEN, Jill; STINSON, Susan W. Postpositivist research in dance. In: FRALEIGH, Sondra Horton; HANSTEIN, Penelope (Ed.). Researching dance: evolving modes of inquiry. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 1999, p. 91-123.

HARAWAY, Donna. Saberes localizados. A questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, n. 5, Universidade de Campinas, 1995, p. 07-41. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/1773. Acesso em 10 mai. 2021.

HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. In: Resumos do 5º. Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP, 3., 2015, São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/spa/Manifesto%20pela%20pesquisa%20performativa%20%28Brad%20Haseman%29.pdf. Acesso em 10 mai. 2021.

HOOKS, Bell. La teoría como práctica liberadora. Nómadas 50, abril 2019. Universidad Central, Colombia, p. 123-135. Disponível em: http://nomadas.ucentral.edu.co/nomadas/pdf/nomadas_50/50_8H_la_teoria_como_practica_liberadora.pdf. Acesso em 10 mai. 2021.

ROYO, Victoria Pérez et al. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 3, p. 533-558, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4635/463545949005.pdf. Acesso em 10 mai. 2021.

XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, número 14, página 110 - 117, 2020. Disponível em: https://piseagrama.org/amansar-o-giz/. Acesso em 10 mai. 2021.

 

Complementar:

BOLOGNESI, Mario Fernando. Pensamento e história na pesquisa em artes. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n. 1, p. 145 - 147, jan/jun, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5258. Acesso em 10 mai. 2021.

CORNAGO, Oscár. Onde acaba a teoria? In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta; FERNANDES, Sílvia (Orgs). Ensaios em cena. São Paulo: ABRACE, 2010.

FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena 7. Periódico do programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010, p. 77 - 88. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/11961. Acesso em 10 mai. 2021.

GERALDI, Silvia. A prática da pesquisa e a pesquisa na prática. In: Cunha, C; Pizarro, D.; Vellozo, M. A. (Orgs). Práticas somáticas em dança: Body-mind Centering em criação, pesquisa e performance. Brasília, DF: Editora IFB, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/40238035/Livro_Práticas_Somáticas_em_Dança_Body_Mind_Centering_em_criação_pesquisa_e_performance.Acesso em 10 mai. 2021.

GIVEN, Lisa M. (Ed.). The Sage encyclopedia of qualitative research methods. Los Angeles, California: SAGE Publications, Inc., 2008.

MACHADO, Marina Marcondes. O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Sala Preta, v. 2, p. 260-263, 2002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57101. Acesso em 10 mai. 2021.

PASSOS, E.; et al. (Orgs.) Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.

SANTAELLA, Lucia. Reflexões sobre arte & pesquisa. In: PRADO, G. et al. (Orgs.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016, p. 54-65.

 

Conteúdo

  • As linhas de pesquisa do Programa – singularidades e intersecções
  • Cenários metodológicos de pesquisa nas artes da cena
  • Tensões entre teoria e prática na pesquisa em artes
  • Modelos de pesquisa em arte: ontologia e epistemologia
  • Pesquisa e conhecimento situado

Metodologia

  • Reflexões sobre os textos da bibliografia e os projetos de pesquisa em andamento
  • Pesquisa em grupos de estudo
  • Presença de convidados/as
  • Práticas de escrita
  • Seminários em grupo, levando em consideração a articulação entre os conteúdos desenvolvidos na disciplina e os projetos de pesquisa dos/as estudantes

Observação