Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Estudos de Laban: Coreologia

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala Online ou A
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Juliana Martins Rodrigues De Moraes

Critério de Avaliação

Mínimo de 75% de participação nas atividades;

Aprovação dos trabalhos solicitados.

Bibliografia

KANT, M. Laban’s secret religion. In: Burt, Ramsay and Leigh Foster, Susan (org.) Discourses in dance. 2 ed. London: Laban Centre, 2002. v.1.

KANT, M.; KARINA, L. Hitler’s dancers: German modern dance and the Third Reich. New York and Oxford: Berghahn Books, 2004.

LABAN, R. Choreutics. Londres: MacDonald and Evans, 1966.

LABAN, R. O Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

LABAN, R.; LAWRENCE, F.C. Effort. Londres: MacDonald and Evnas, 1947.

MADUREIRA, J. A coreologia de Rudolf Laban e o ensino de artes corporais: uma síntese de conceitos-chave. Revista Pensar a Prática. Goiânia, v.23:e60104, 2020. DOI 10.5216/rpp.v23.60104

MALETIC, V. Body, Space, Expression: The development of Rudolf Laban’s movement and dance concepts. Berlim: De Gruyter, 1987.

MORAES, J. Laban no século XXI: revisões necessárias. Conceição | Conception (UNICAMP), Campinas, v. 2, n. 2, p. 105-118, jul./dez. 2013.

RENGEL, L. Fundamentos para análise do movimento expressivo. In: MOMENSOHN, M.; PETRELLA, P. (org.). Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006, p. 121-130.

SCIALOM, M. Laban Plural: arte do movimento, pesquisa e genealogia da práxis de Rudolf Laban no Brasil. São Paulo: Summus, 2017.

VIEIRA, M. S. Coreologia: habitações poéticas da obra labaniana. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 29, p. 44-58, 2017.

Conteúdo

Será abordado o desenvolvimento do pensamento de Rudolf Laban sobre o movimento em seus aspetos históricos e biográficos. Estudaremos elementos da Coreologia desenvolvida por Laban e aperfeiçoada por alguns de seus discípulos. Focaremos os campos da Corêutica (estudo dos movimentos no espaço da cinesfera) e da Eucinética (estudo dos fatores de movimento tempo, espaço, peso e fluência e suas combinações). Estudaremos formas de notação labaniana. Os exercícios técnicos e de criação farão uso de improvisação, sequências e jogos a partir de elementos da Coreologia de Laban.

Metodologia

As aulas seguirão a metodologia triádica proposta por Laban: FAZER, APRESENTAR e APRECIAR. Exercícios práticos serão mesclados com momentos teóricos, de explanação dos conceitos e formas de notação. Momentos de apresentação de pequenas criações/explorações serão complementados com discussões apreciativas e avaliativas. Trabalhos práticos extra-classe serão solicitados para serem demonstrados em aula, assim como trabalhos escritos.

Observação

Os interessados devem se programar para participar ativamente do curso. Além das 3 horas de aulas semanais, espera-se que o aluno dedique no mínimo mais 3 horas de práticas semanais à disciplina, para leituras e criações diversas. As atividades serão desenvolvidas a partir da colaboração ativa dos alunos, de maneira que é fundamental o comprometimento dos mesmos com a disciplina.