Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Padrões Ritmicos do Samba: performance e ensino

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - A


Sala 43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

José Alexandre Leme Lopes Carvalho

Critério de Avaliação

Presença Apresentação de trabalho individual escrito Apresentação de trabalho prático por meio de gravação

Bibliografia

 AGAWU, V. Kofi. African Rhythm: a Northern Ewe perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1995. 217 p.

 

ANDRADE, Mário de. Dicionário Musical Brasileiro. Coordenação Oneyda Alvarenga, 1982-84, Flávia Camargo Toni, 1984-89. Belo Horizonte, Itatiaia, Brasília. Ministério da Cultura, São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

 

ARAUJO, Mozart de. A Modinha e o Lundu no Século XVIII. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1963. 159 p.

 

BLACKING, John How Musical is Man? (The Jessie and John Danz Lectures)Washington: The University of Washington Press, 2000, 116p.

 

BOLÃO, Oscar. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2003 161 p.

 

CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996. 448p.

 

CARVALHO, José Alexandre L. L.. Os Alicerces da Folia: a linha de baixo na passagem d maxixe para o samba. 2006. 170 p. Dissertação (Mestrado em música) Instituto de Artes. Universidade estadual de Campinas, Campinas, 2006

 

CAZES, Henrique, Choro: do quintal ao Municipal. São Paulo: Editora 34, 1998. 208p.

 

COOPER, Grosvenor e MEYER, Leonard B. The Rhythmic Structure of Music Chicago: The University of Chicago Press, 1960 212 p.

 

DICIONÁRIO de música Zahar. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

 

EFEGÊ, Jota. Maxixe - a dança excomungada. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 1974. 182 p

 

FARIA, Júlio César. Bateria: o coração da escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2010. 240p.

 

FERREIRA, Luis. La Música Afrouruguaya de Tambores en La Perspectiva Cultural Afro-atlántica. Disponível en http://www.unesco.org.uy/shs/fileadmin/templates/shs/archivos/anuario2001/3-ferreira.pdf

 

FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: UNESP, Imprensa Oficial do Estado, 2003. 424p.

 

GRENET, Emilio. Música Cubana. Orientaciones para su Conocimiento y Estúdio. In: GIRO, Radamés (org.) Panorama de La Música Popular Cubana. La Habana: Editorial Letras Cubanas, 1995. 364 p.

 

GUERRA PEIXE. Estudos de Folclore e Música popular Urbana. Org. Samuel Araújo. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2007. 277 p.

 

JONES, A. M. Studies in African Music. Vol. I. 2. Ed. Londres: Oxford University Press, 1961. Vol. I 295 p. vol. II 237 p.

 

KIEFER, Bruno. Música e Dança Popular: sua influência na múisca erudita. 3 ed. Porto Alegre:Movimento, 1990. 110 p.

 

KUBIK, Gerhard. Angolan Traits in Black Music, Games and Dances of Brazil.  Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, 1979. 55 p.

 

LOPES, Nei. O Samba na Realidade: a utopia da ascensão social do sambista. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.81p.

 

MAULEÓN, Rebeca. Salsa Guidebook for piano and ensemble. Petaluma, CA: Sher Music Co., 1993. 259 p.

 

MARCONDES, Marcos Antônio (org.) Enciclopédia da  Música Popular Brasileira: popular, erudita e folclórica, Reimp. Da 2º ed., São Paulo: Art editora: Publifolha, 1998. 887p.

 

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena Africa no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE Co., 1983. 110 p.

 

NKETIA, J. H. Kwabena. The Music of Africa. Nova Iorque: W. W. Norton & Company 1974. 278 p.

 

ROCCA, Edgard. Ritmos Brasileiros e seus Instrumentos de Percussão. Rio de Janeiro: Escola Brasileira de Música, c1986. 80 p.

 

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/Ed. UFRJ, 2001. 247 p.

 

SUDOH, Marcello apud FARIA, Júlio César. Bateria: o coração da escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Editora, 2010. 240p.

 

TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular. 4. ed. São Paulo: Círculo do Livro S.A., 1978. 244 p. 

 

________. História Social da Música Popular Brasileira. São Paulo: 34, 1998. 365 p.

 

TOUSSAINT, Godfried. Classification and Phylogenetic Analysis of African Ternary Rhythm Timelines. School of Computer Science McGill University Montreal, Québec, Canadá 2003. Disponível em <http: //citeseerx.ist.psv.edu/viewdoc/version?doi=10.1.1.5.6589> 

 

WATERMAN, Richard Alan. African influence on the music of the Americas. In: DUNDES, Alan (Ed.). Mother Wit from the Laughing Barrel: readings in the interpretation of Afro-American Folklore. University Press of Mississipi, Jackson and London 1990, p. 81- 94.

 

 

Conteúdo

Aspectos da história do Samba e gêneros correlatos (maxixe, tango, polca,batuque, lundu). Instrumentos do samba seus usos e funções Introdução à música africana Heranças africanas no samba Heranças europeias no samba. Estudo de ferramentas de ensino específicas para o ensino e aprendizado da performance, composição e arranjo do samba e gêneros correlatos

Metodologia

Aulas expositivas Audição de material gravado Revisão de bibliografia Desenvolvimento e aplicação de atividades práticas Transcrição e análise performance instrumental com instrumentos de percussão

Observação

Pode ser frequentada por todo tipo de músico.