Turma DE022 - Cinema Negro Brasileiro - Turma A

Nome

Cinema Negro Brasileiro

Subtítulo

História e teoria

Cód. Disciplina - Turma

DE022 - A


Sala MM03
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE022 - Cinema Negro Brasileiro
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Início das aulas: 15/03/2022

Docentes

Noel dos Santos Carvalho

Critério de Avaliação

1) Seminários;

2) Frequência;

3) Trabalho escrito; 

Bibliografia

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo, Companhia das Letras, 2008.

BALIBAR, Étienne; WALLERSTEIN, Immanuel. Raça, nação, classe - as identidades ambiguas. São Paulo, Boitempo, 2021.

BERNARDET, Jean-Claude; GALVÃO, Maria Rita. Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CATANI, Afranio Mendes; SOUZA, José Inácio de Melo. A chanchada no cinema brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CARVALHO, Noel dos Santos. Cinema e representação racial: o cinema negro de Zózimo Bulbul. Tese (Doutorado em Sociologia) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 311. 2006.

CARVALHO, Noel dos Santos; DOMINGUES, Petrônio. Dogma Feijoada, a invenção do cinema negro brasileiro. RBCS Vol. 33 n° 96 /2018.

CARVALHO, Noel dos Santos. Racismo e antirracismo no cinema novo. In: Estudos de cinema Socine, São Paulo, Annablume, 2008.

COLLINS, Patricia H. Pensamento feminista negro. São Paulo, Boitempo, 2020.

COLLINS, Patricia H; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo, Boitempo, 2021.

COSTA, Sérgio. Dois atlânticos – teoria social, antirracismo, cosmopolitismo. Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

CRIPPS, Thomas. Black film as genre. Indiana University Press, 1979.

FANON, Frantz. Pele negra, mascaras brancas. São Paulo, UBU, 2020.

FREYRE, Gilberto. Casa grande e senzala. São Paulo, Global, 2005.

FRY, Peter. A persistência da raça. Rio de Janeiro, Civilização brasileira, 2005.

GALVÃO, Maria Rita. Burguesia e cinema: o caso Vera Cruz. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Embrafilme, 1981.

GILROY, Paul. O atlântico negro. São Paulo, Editora 34, 2001. 

GOMES, Paulo Emilio Sales. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.

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HALL, Stuart. Identidade cultural e diáspora. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília: IPHAN - MIC, n. 24, p. 68-75, 1996.

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HANCHARD, Michael George. Orfeu e o poder – movimento negro no Rio e em São Paulo, Rio de Janeiro, UERJ, 2001.

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LOPES, Nei. Enciclopédia brasileira da diáspora africana. São Paulo, Selo Negro, 2004.

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VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose - antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1994.

VIANY, Alex. Introdução ao cinema brasileiro. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1959.

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XAVIER, Ismail. Sertão mar: Glauber Rocha e a estética da fome. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Conteúdo

  1. Discursos sobre o negro na cultura brasileira;
  2. Discursos do negro na cultura brasileira;
  3. O período silencioso
  4. A ideologia nacionalista e o cinema dos estúdios;
  5. O cinema novo e o cinema negro;
  6. Cultura negra e o cinema negro;
  7. Modulações do cinema negro;

Metodologia

1) Serão ministradas quinze aulas expositivas a partir dos textos e filmes selecionados. 2) Em cada aula haverá um ou mais seminários ministrados pelos alunos.  3) Os discentes serão avaliados pelo desempenho nos seminários, frequência e trabalho escrito. 

 

Observação