Turma AV041 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II

Subtítulo

A Pintura Brasileira no final do sec. XX

Cód. Disciplina - Turma

AV041 - A



AP10

Não

Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina


AV041 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação II

Artes Visuais

Pós-graduação

3

45

0

0

0

0
Oferecimento IA

As aulas serão ministradas presencialmente no Instituto de Artes da Unicamp.

Docentes

Sérgio Niculitcheff

Critério de Avaliação

Seminário individual relacionando discussões teóricas e os assuntos estudados na disciplina com o plano/tema da pesquisa de mestrado ou doutorado do discente. Elaboração de artigo monográfico, detalhando a temática tratada no seminário. Podendo ter enfoque na produção individual como memorial artístico, ou tendo objeto de estudo relacionado com o conteúdo ministrado a partir de determinado artista/movimento abordado na disciplina.

Bibliografia

AMARAL, Aracy. A Efervescência dos Anos 80. BR 80 Pintura Brasil Década 80, Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1992.

BASBAUM, Ricardo (org.) Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rios Ambiciosos, Rio de Janeiro, 2001.

BASBAUM, Ricardo. Pintura dos Anos 80: Algumas Observações Críticas. Gávea n 6, PUC,  p. 38-57, Rio de Janeiro, 1988.

CHAIMOVICH, Felipe (org.) 2080. MAM, São Paulo, 2003.

CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. Lemos Editorial, São Paulo, 2001.

CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora: dossiê jovens artistas paulistas, década 1980. S/Arte, Belo Horizonte, 2011.

Como vai você geração oitenta?, Edição especial Revista Módulo, p. 24-29, Rio de Janeiro, julho de1984.

FABBRINI, Ricardo N. A arte depois das vanguardas. Campinas: UNICAMP, 2002.

FELIX, Zdenek. O retorno dos Gigantes. Museu de Arte Moderna MAM-SP, São Paulo, 2003.

HEARTNEY, Eleanor. Pós-Modernismo. Cosac & Naify, São Paulo, 2002.

LAGNADO, Lisette.  O Pescador de palavras. Leonilson: São tantas as verdades, Projeto Leonilson/SESI, São Paulo, 1985.

LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MORAES, Frederico (Org.). BR 80 Pintura Brasil Década 80, Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1991.

PONTUAL, Roberto. Explode Geração. Avenir, Rio de Janeiro, 1984.

WOOD, Paul. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac Naify, 1998.

Conteúdo

Breve panorama histórico e antecedentes significativos. Situação na década de 70, com foco nas tendências/grupos atuantes. Abordagem dos expressivos movimentos dentro do contexto internacional. O retorno a pintura no Brasil, principais exposições expressivas e artistas representativos Outras linguagens e procedimentos diversos. Contexto do movimento no âmbito nacional. Os desdobramentos e suas derivações até a atualidade.

Metodologia

Aulas expositivas, discussão do conteúdo a partir de leituras dirigidas e da exibição de obras e artistas. Apresentação de seminários individuais.

Observação

Esta disciplina tem relação direta com o projeto de pesquisa desenvolvido pelo docente - Linguagem pictórica na contemporaneidade - que visa refletir sobre o papel da linguagem pictórica e seu lugar de representatividade no fazer artístico da atualidade, tendo como foco a Arte Contemporânea Brasileira.