Tópicos Especiais em Educação Musical
SubtítuloProcessos de ensino e aprendizagem musical de alunos com deficiência
MS108 - B
Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) apresentação de seminário; e c) trabalho final escrito.
BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva- tecnologia e educação, 2017.
BIRKENSHAW-FLEMING, Lois. Music for all - teaching music to people with special needs. Toronto: Gordon V. Thompson Music. 1993.
BONILHA, F.F.G. Leitura musical na ponta dos dedos: caminhos e desafios do ensino de musicografia Braille na perspectiva de alunos e professores. Dissertação (Mestrado em Música) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
DELAZARO, Caroline B. A educação musical aliada à clínica psicomotora e as construções simbólicas no trabalho com pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Dissertação (Mestrado em Música) - Instituto de Artes, Universidade Estafual de Campinas, 2018.
HAMMEL, Alice M., HOURIGAN, Ryan M. Teaching music to students with special needs- a label-free approach. New York: Oxford University Press, 2011.
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012.
SANTOS, A.; FORNARI, J; ZATTERA, V.; MENDES, A. A study on the use of ICT as a tool in music education of students with visual impairment. 26 Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. ANAIS. Belo Horizonte, 2016.
SONZA, Andréa P. (org.) . Acessibilidade e tecnologia assistiva: pensando a inclusão sociodigital de pessoas com necessidades especiais. Bento Gonçalves: [s.n.], 2013.
Filmes:
BLACK (filme). Direção: Sanjay Leela Bhansali. Distribuiçaõ: SLB Films. Índia, 2005. Disponível em “https://www.youtube.com/watch?v=0SfwJeRseoA“.
Estudos sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos e aplicações ao ensino musical, abordando-se a educação inclusiva com ênfase para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com diferentes tipos de deficiência. Serão priorizados recursos para o trabalho com a pessoa com deficiência visual.
Conteúdos específicos:
- Unidade I- Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência: deficiência, sociedade e inclusão; processo de aprendizagem musical da pessoa com deficiência; Educação Especial e Educação Inclusiva; estudo e discussão sobre metodologias, estratégias e práticas aplicadas ao ensino e aprendizagem de Música, com ênfase na deficiência visual;
- Unidade II- Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva: Lei Brasileira da Inclusão; Atendimento Educacional Especializado (AEE) para as diversas deficiências; sala de recursos multifuncionais.
-Unidade III- Escola inclusiva: acessibilidade recíproca; multissensorialidade; audiodescrição; jogos para a educação musical inclusiva escolar.
- Unidade IV- Tecnologia assistiva e recursos de suporte à pessoa com deficiência visual: tecnologias disponíveis para pessoas com deficiência visual como musicografia Braille, leitores de tela, software de manipulação de áudio e midi (Reaper); recursos computacionais usados na Educação Musical de pessoas com deficiência auditiva/surdas e com problemas de psicomotricidade.
As aulas serão desenvolvidas em forma de exposição interativa e os alunos deverão vir preparados para a discussão em sala de aula a partir de textos previamente indicados. Além disso, faremos 2 ou 3 aulas prático-teóricas no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Cesar Lattes da Unicamp, onde iremos conhecer as tecnologias de acessibilidade e metodologias empregadas no atendimento aos alunos com deficiência.