Pesquisa em Artes
Subtítulomestrado
AC001 - B
A disciplina será oferecida de maneira remota.
A avaliação levará em conta:
- a participação dos alunos nas aulas;
- a apresentação de seminário;
- e a entrega de um artigo no final.
AGAMBEN, Giorgio. O que é ser contemporâneo. Chapecó: Argos, 2009.
ALLIEZ, Éric. Deleuze Filosofia Virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Pensamento e história na pesquisa em artes. ARJ-Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes da ABRACE, ANPAP e ANPPOM, v.1, n.1, p.145-147, Jan./Jun. 2014.
COESSENS, Kathleen. A arte da pesquisa em artes: Traçando práxis e reflexão. in: ARJ - Art Research Journal, vol. 1 nº02, 2014. Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5423
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ-Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes da ABRACE, ANPAP e ANPPOM, v. 1, n. 1, p. 1-17, Jan./Jun. 2014. (Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256/4314).
GUÉNOUN, Denis. O Teatro é necessário? São Paulo: Perspectiva, 2004.
KUHN, T. A Estrutura das revoluções científicas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
PASSOS, E.; et al (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.
RANGACHARYA,Adya. The Natyashastra: English Translation with Critical Notes. Munshiram Manoharlal: New Delhi, 2007.
ROYO, Victoria Pérez et al. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 3, p. 533-558, 2015.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998.
SARRAZAC, Jean Pierre. Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo. São Paulo: Cosacnaify, 2012.
ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Autores Associados, 1998.
O curso propõe uma discussão inicial sobre a questão das metodologias de pesquisa em Artes da Cena, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a metodologia de seus trabalhos. A partir das demandas da turma poderão ser aprofundados temas específicos com novas bibliografias.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1 - Apresentação da disciplina com todas as professoras. Escuta sobre os projetos dos alunos.
Aula 2 - Sobre o Comitê de Ética em Pesquisa – CEP-CHS.
Aula 3 - Aula sobre Pesquisa em Portais – com participação da Biblioteca do IA.
Aula 4 - Revisão sobre Metodologia. Sobre Método Cartográfico.
Aula 5 - Discussão texto: “Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico”, de Sylvie FORTIN e Pierre GOSSELIN.
Aula 6 - Discussão sobre dramaturgias de teatro.
Aula 7 - Aula sobre o Gesto Inacabado.
Aula 8 - Sobre publicação de artigos.
Aula 9 - Natyashastra: Sobre o trabalho do intérprete.
Aula 10 - Natyashastra: Sobre a relação com a plateia.
Aula 11 - Seminários
Aula 12 - Seminários
Aula 13 - Seminários
Aula 14 - Seminários
Aula 15 - Seminários
Entrega dos trabalhos. Avaliação.
As aulas serão expositivas, contando também com debates abertos e discussões dos textos da bibliografia. Na disciplina também está prevista a realização de seminários sobre as práticas investigativas levando em consideração a articulação entre os projetos de pesquisa dos alunos e os conteúdos desenvolvidos na disciplina.
não haverá turma A; a sala será determinada próximo ao início das aulas.