Seminários Avançados II
SubtítuloO melodrama no cinema : gênero, modo e questões estéticas
DE626 - A
Inicio das aulas: 23/08/2022
A disciplina começará a ser oferecida em agosto, no período regular, entre 16 de agosto e 27 de setembro, todas as terças-feiras e será oferecida de maneira concentrada no mês de outubro, às terças-feiras, manhã e tarde (9h - 12h e 14h 17h), pela professora Françoise Zamour (Ecole Normale Supérieure, Paris, França), em inglês. A disciplina se encerrará no final de outubro
Profa. Dra. Françoise Zamour
artigo redigido sobre tema tratado na disciplina
BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa : o melodramático no documentário brasileiro contemporâneo. Niteroi : Eduff, 2019.
BOURGET, Jean-Loup. Le mélodrame hollywoodien. Paris : Stock, 1985.
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EVANS, Victoria. Douglas Sirk, Aesthetic Modernism and the Culture of Modernity. Edinburgh : Edinburgh University Press, 2017.
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THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama (1984). São Paulo : Perspectiva, 2005.
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XAVIER, Ismail. Melodrama, ou a sedução da moral negociada. Novos estudos CEBRAP no 57, Julho de 2000, p. 81-90.
ZAMOUR, Françoise. Le melodrama dans le cinema contemporain. Une fabrique des peuples. PUR : Rennes, 2016.
1ª aula : Apresentação do curso. O gênero teatral nascido da Revolução Francesa. Melodrama como gênero e melodrama como modo.
2ª e 3ª aulas : O melodrama no imaginário e no cinema latino-americano (México, Argentina, Chile) e asiático (Japão e China). Mizoguchi, Fernandes, Galvadón. O melodrama cabareteiro mexicano.
4ª aula : A atuação melodramática no cinema e na televisão : grandes linhas estéticas do ator melodramático.
5ª e 6ª aulas : O melodrama no cinema e na televisão brasileiros : autores, modos e ciclos. A importação de conceitos e temas estrangeiros. A singularização do gênero na experiência televisiva brasileira.
7ª aula : O melodrama no cinema estadunidense dos primeiros tempos. Griffith, Chaplin. O flerte entre melodrama e outros gêneros (comédia romântica, policial, etc)
Ministradas pela professora Françoise Zamour
8ª aula : Transformação e adaptação dos elementos melodramáticos, circulação entre países na literatura, teatro e ópera.
9ª e 10ª aula : A inspiração melodramática no cinema clássico (França, EUA). Sirk, Minnelli e a formação do cânone.
11ª aula : O ponto de inflexão dos anos 1970 (Fassbinder) e a apropriação do cinema de gênero pelo cinema de autor. Melodrama distanciado europeu.
12ª aula : A noção de povo como destinatário do melodrama; a vocação educativa do melodrama. Melodrama como fábrica de povos.
13ª e 14ª aulas : Os desafios do melodrama contemporâneo (gender studies e queer cinema). O estudo do gênero no mundo multitelas.
15ª aula : Balanço da disciplina e recolha dos trabalhos finais.
Aulas expositivas, análise de sequências e discussões sobre textos fundamentais do gênero