Turma DE626 - Seminários Avançados II - Turma A

Nome

Seminários Avançados II

Subtítulo

O melodrama no cinema : gênero, modo e questões estéticas

Cód. Disciplina - Turma

DE626 - A


Sala SM01 - Ciclo Básico II (PB)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE626 - Seminários Avançados II
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Inicio das aulas: 23/08/2022

A disciplina começará a ser oferecida em agosto, no período regular, entre 16 de agosto e 27 de setembro, todas as terças-feiras e será oferecida de maneira concentrada no mês de outubro, às terças-feiras, manhã e tarde (9h - 12h e 14h 17h), pela professora Françoise Zamour (Ecole Normale Supérieure, Paris, França), em inglês. A disciplina se encerrará no final de outubro

Docentes

Pedro Maciel Guimarães Júnior

Professor convidado

Profa. Dra. Françoise Zamour

Critério de Avaliação

artigo redigido sobre tema tratado na disciplina

Bibliografia

BALTAR, Mariana. Realidade lacrimosa : o melodramático no documentário brasileiro contemporâneo. Niteroi : Eduff, 2019.

BOURGET, Jean-Loup. Le mélodrame hollywoodien. Paris : Stock, 1985.

BROOKS, Peter. The Melodramatic Imagination. Balzac, Henry James, Melodrama, and the Mode of Excess (1976). New Haven/London : Yale University Press, 1995.

CORNEA, Christine. Genre and performance. Film and television. Manchester : Manchester University Press, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Didi. Peuples en larmes, peoples en armes. L’oeil de l’histoire 6. Paris : Les éditions de Minuit, 2016.

ELSAESSER, Thomas. Tales of Sound and Fury: Observations on the Family Melodrama. In: LANDY, M. (eds.). Imitations of Life. Detroit: Wayne State University Press, 1991, p.68-92.

EVANS, Victoria. Douglas Sirk, Aesthetic Modernism and the Culture of Modernity. Edinburgh : Edinburgh University Press, 2017.

FIX, Florence. Le mélodrama ou la tentation des larmes. Paris : Klincksieck, 2011.

GLEDHILL, Christine (ed.). Stardom, Industry of Desire. London/New York : Routledge, 1991.

GLEDHILL, Christine. “Rethinking Genre”, in WILLIAMS, Linda. GLEDHILL, Christine (eds.). Reinventing Film Studies. London : Bloomsbury Academic, 2000, p. 42-88.

GLEDHILL, Christine. WILLIAMS, Linda . (eds.). Melodrama unbound  : Across History, Media, and National Cultures.  New York : Columbia University Press, 2018.

GUIMARAES, Pedro. STARLNG, Cássio. Douglas Sirk, o príncipe do melodrama. São Paulo ; CCBB, 2012.

MARTIN BARBERO, JESUS. Dos meios as mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed, Rio de Janeiro : Editora da UFRJ, 2008.

MERCER, John. SHINGLER, Martin. Melodrama : genre, style, sensibility. London/New York : Wallflower, 2004.

MOINE, Raphaelle. Les genres du cinéma. Paris: Armand Collin, 2002.

NAREMORE, James. Acting in the cinema. Berkeley: University of California Press, 1998.

OROZ, S. Melodrama: o cinema de lagrimas da America Latina. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1999.

PEARSON, Roberta E. Eloquent Gestures. The Transformation of Performance Style  in the Griffith Biograph Films. Berkeley: Univ. of California Press, 1992. 

REQUENA, Jesus. La metáfora del espejo. Valencia : Instituto de Cine y Radio-Television, 1986.

SARTRE, Jean-Paul. Esquisse d’une théorie des émotions (1938). Paris : Hermann, 2010.

SINGER, Ben. Melodrama and modernity. New York : Columbia University Press, 2001.

TERAO, David. O melodrama fantasma de Christian Petzold, 2019. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&AuthType=ip,uid&db=cat09219a&AN=rpc.oai..1097465&lang=pt-br&site=eds-live&scope=site

THOMASSEAU, Jean-Marie. O melodrama (1984). São Paulo : Perspectiva, 2005.

WILLEMEN, Paul. Towards an Analysis of the Sirkian System. Screen, Volume 13, Issue 4, Winter 1972, Pages 128–134.

WILLIAMS, Linda. “Melodrama Revised”,  in Nick Browne (ed.). Refiguring American Film Genres: History and Theory. Berkeley : University of California Presse, 1998, p. 42-88.

XAVIER, Ismail. Melodrama, ou a sedução da moral negociada. Novos estudos CEBRAP no 57, Julho de 2000, p. 81-90.

ZAMOUR, Françoise. Le melodrama dans le cinema contemporain. Une fabrique des peuples. PUR : Rennes, 2016.

Conteúdo

1ª aula : Apresentação do curso. O gênero teatral nascido da Revolução Francesa. Melodrama como gênero e melodrama como modo. 

 

2ª e 3ª aulas : O melodrama no imaginário e no cinema latino-americano (México, Argentina, Chile) e asiático (Japão e China). Mizoguchi, Fernandes, Galvadón. O melodrama cabareteiro mexicano.

 

4ª aula : A atuação melodramática no cinema e na televisão : grandes linhas estéticas do ator melodramático.

 

5ª e 6ª aulas : O melodrama no cinema e na televisão brasileiros : autores, modos e ciclos. A importação de conceitos e temas estrangeiros. A singularização do gênero na experiência televisiva brasileira.

 

 

7ª aula : O melodrama no cinema estadunidense dos primeiros tempos. Griffith, Chaplin. O flerte entre melodrama e outros gêneros (comédia romântica, policial, etc)

 

 

Ministradas pela professora Françoise Zamour

 

 

8ª aula : Transformação e adaptação dos elementos melodramáticos, circulação entre países na literatura, teatro e ópera.

 

9ª e 10ª aula : A inspiração melodramática no cinema clássico (França, EUA). Sirk, Minnelli e a formação do cânone.

 

11ª aula : O ponto de inflexão dos anos 1970 (Fassbinder) e a apropriação do cinema de gênero pelo cinema de autor. Melodrama distanciado europeu.

 

12ª aula : A noção de povo como destinatário do melodrama; a vocação educativa do melodrama. Melodrama como fábrica de povos.

 

13ª e 14ª aulas : Os desafios do melodrama contemporâneo (gender studies e queer cinema). O estudo do gênero no mundo multitelas.

 

15ª aula : Balanço da disciplina e recolha dos trabalhos finais.

Metodologia

Aulas expositivas, análise de sequências e discussões sobre textos fundamentais do gênero

Observação