Turma AV047 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte III - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte III

Subtítulo

Ecologia das imagens e estudos da memória em perspectivas globais

Cód. Disciplina - Turma

AV047 - A


Sala Pós IFCH 24-A
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV047 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte III
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Crédito 0
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Esta disciplina será ministrada juntamente com as disciplinas de Pós-Graduação AS 111 – Patrimônios, Ambiente e Sociedade e HH Tópicos de Área Cultura, Memória e Visualidades pelas docentes Iara Lis Schiavinatto e Aline Carvalho a fim de promover um dabete interdisciplinar sobre os debates acerca da ecologia das imagens e os estudos da memória, que implicam suas operações de esquecimento e as políticas de memória. Trata-se de um esforço das docentes em propor uma análise das categorias estéticas, históricas e ambientais mobilizadas neste debate e as noções de arquivo, história, humanidade e temporalidades aí mobilizadas.

Docentes

Iara Lís Franco Schiavinatto

Critério de Avaliação

A avaliação será continuada, considerando: participação em sala de aula, debates teóricos-metodológicos, análise estética, capacidade de relacionar as imagens e os debates intelectuais, cognitivos e sensíveis nos quais se inserem, capacidade de compreender e discorrer sobre as categorias estudadas, capacidade de trabalhar políticas de memória, desempenho no pequeno projeto a ser desenvolvido sobre a ecologia das imagens na pesquisa desenvolvida na pós-graduação.  

Bibliografia

APPADURAI, Arjun.  “Grassroots Globalization and the Research Imagination”. Public Culture 12(1): 1–19, 2000.

ASSMANN, Aleida  & CONRAD, Sebastian . Introduction in Assmann & Conrad. Memory in a Global Age. Discourses, Practices and Trajectories. Palgrave Macmillan, 2010.

AVOLESE, Claudia Mattos “What happens when Natives draw? Theodor Koch-Grünberg and the beginnings of World Art History”. Texto gentilmente cedido pela autora.

BAL, Mieke. Traveling concepts in the humanities: a rough guide. Toronto: University of Toronto Press, 2002.

Beiguelman, G. Políticas da Imagen. Vigilância e reistência na dadosfera. São Paulo: UBU, 2021.

CARVALHO, A. V.; Meneguello, C. (Org.). Dicionário Temático de Patrimônio. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.

CARVALHO, A. V; ESPEJEL, B. O. (Org.); JULIANO, T. (Org.). Perspectivas patrimoniais: natureza e cultura em foco. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2018.

CILANO, C., DELOUGHREY, E.  “Against Authenticity: Global Knowledges and Postcolonial Ecocriticism.” Interdisciplinary Studies in Literature and Environment 14, no. 1 (2007): 71–87. http://www.jstor.org/stable/44086558.

COMOLLI, Jean-Louis. “Machines of the visible”. In: DE LAURETIS, Teresa; HEATH, Stephen (orgs.). The cinematic apparatus. Nova York: St. Martin’s Press, 1980.

COUGHLIN, Maura & GEPHART, Emily. Ecocriticism and the Anthopocene in Nineteteenth-century Art and Viusal Culture. Routledge, 2021.

LEMOS, André. Dataficação da Vida. Civitas, v. 21, 2, 2021.

Patrizio, The Ecological Eye. Manchester Univ. Press, 2018. 

OLIVEIRA, M. V. de. Á sombra do colonialismo. Fotografia, circulação e o projeto colonial português (1930-1951). São Paulo: Letra&Voz, 2021. 

ROMA, B. Fotografia em regime de arquivo: das atribuições de valor à atribuição de sentido, Tese de Doutoramento. USP, 2021

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco; MENESES, P. (Org.). Imagem como experimento: debates contempor.âneos do olhar. 1a. ed. Vitória: Milfontes, 2020. v. 1. 161p

SCHIAVINATTO, Iara Lis. Uma educação sensível: aspectos da educação da mocidade. Ensaios de visualidade e poder no mundo luso-brasileiro. 1770-1840. Prelo.

TAVARES, Paulo. Des-Habitat. São Paulo: N-1-edições, 2021.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório. Performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

TURIN,Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades.  TEMPO,  24 (2), p. 195-205, 2018.

WELSTEAD, W. “On-site natural heritage interpretation: An ecocritical Reading”. In: Peter Barry and William Welstead (orgs). Extending ecocriticism. Manchester University Press: Manchester, 2017. Chapter DOI: https://doi.org/10.7765/9781526107145.00017

ICOMOS. Future of Our Pasts: Engaging Cultural Heritage in Climate Action. Icomos, 2019.

Conteúdo

A disciplina tem como desafio construir um diálogo interdisciplinar no campo da ecologia das imagens e as operações de memória e esquecimento, com ênfase na questão do patrimônio (incluindo aí as noções de arquivo e história mobilizadas). Considerando a alteração radical da condição ambiental contemporânea, intensamente atravessada pelos processos de dataficação e plataformização da vida que afetam o conhecimento, mundo do trabalho, e os limiares entre cultura e natureza, apontamos este processo de constituição global da memória e as relações com o patrimônio e a cultura visual que define novas percepções espaço-temporais. Para isso, trabalharemos com as operações de memória, os trânsitos culturais e políticos, as configurações identitárias mobilizadas, as relações de poder instauradas e os sentidos políticos implicados. A discussão será orientada por um debate acerca da ecocrítica, por exemplo, quanto às escritas da história e as poéticas visuais relacionadas e ativadas de modo a reconfigurar as noções de patrimônio em debate, atentando em especial para o valor estratégico dos arquivos. Esta disciplina será oferecida para os programas de Pós- Graduação em Ambiente e Sociedade, Artes Visuais e História.

Cabe ressaltar que esta possibilidade de interlocução entre diversas formações nos parece fundamental como uma abordagem que busca colocar campos de saber em debates na nervuração do real e na sua compreensão, que transcorre enquanto uma experiência partilhada.

Metodologia

Aulas expositivas

Leituras, seminários, debates em sala de aula.

Curtos seminários de aprofundamento de uma categoria analítica escolhida no projeto geral da disciplina

Curtos exercícios de escrita

Análise de casos específicos

Análise da situação das imagens

Trabalhos em dupla

Montagem, desenvolvimento e finalização de um projeto acerca das imagens na pesquisa do pós-graduando.

 

Observação