Turma DE004 - Cinema Brasileiro Contemporâneo - Turma A

Nome

Cinema Brasileiro Contemporâneo

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

DE004 - A


Sala PB06
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE004 - Cinema Brasileiro Contemporâneo
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Inicio das aulas: 22/08/2022

A disciplina será oferecida de forma concentrada no 1º período do segundo semestre de 2022. 

Horário: 9h-12h e 14h-17h.

Docentes

Michelle Cunha Sales

Critério de Avaliação

Apresentação de seminário

Bibliografia

BEZERRA, Amílcar; WELLER, Fernando. A “brodagem” e a crítica audiovisual em
Pernambuco. Estudos Universitários Revista de Cultura da Universidade Federal de
Pernambuco V. 34 | N. 1 e 2 | Set. 2017
CESAR, A., MARQUES, A. R., PIMENTA, F., COSTA, L., eds. Do CachoeiraDoc. In:
Desaguar em cinema: documentário, memória e ação com o CachoeiraDoc [online]. Salvador:
EDUFBA, 2020,
DÍDIMO, Marcelo. O cangaço no cinema Brasileiro. São Paulo: Annablume, 2010
IKEDA, Marcelo. O “cinema de garagem”, provisoriamente: notas sobre o contexto de
renovação do cinema brasileiro a partir da virada do século. Aniki, Vol. 5, N.2, 2018.
LIMA, Dellani; IKEDA, Marcelo. Cinema de garagem: um inventário afetivo sobre o jovem
cinema brasileiro do século XXI, SuburbanaCo, 2011.
NOGUEIRA, Amanda Mansur. A brodagem do cinema em Pernambuco. Tese de Doutorado.
Universidade Federal de Pernambuco, 2014.
OVERHOFF, Carolin. Transnacionalidade e intermidialidade em perspectiva pós-colonial:
reflexões sobre coproduções contemporâneas de língua portuguesa. Rumores, N. 24, Vol. 12,
2018
PRYSTHON, Angela. Paisagens em desaparição. Cinema em Pernambuco e a relação com o
espaço. E-compós, Vol.1, N.1, Brasília, 2017.
SALES, Michelle; Andrade, Catarina. Circuitos de cinema em contextos de crise: a questão
racial no Brasil e em Portugal, Atas ASAECA, 2020.
VALENTE, Eduardo; VIEIRA, João Luiz; EDUARDO, Cléber. Cinema Brasileiro anos 2000:
10 questões. Rio de Janeiro: CCBB, 2011. Disponível em:
http://culturabancodobrasil.com.br/portal/wp- content/uploads/2014/01/CatalogoCinemaBras.pdf
VEIGA, Roberta. “Lampejos de aura em Viajo porque preciso, volto porque te amo e a 'metáfora
do documentário’”. In: Devires. V.9. N.1. Jan/Jun. Belo Horizonte, 2012.

Conteúdo

1) O Cinema Brasileiro na Era Neoliberal
2) Cinema independente no Brasil
3) A identidade nacional e as co-produções Brasil e Portugal
4) O cinema feito em Pernambuco: produção, circuitos e festivais
5) O cinema feito no Ceará: produção, circuitos e festivais

6) Os filmes de plástico: a produção em Minas Gerais
7) A quebra dos regimes de visibilidade: Cachoeira.Doc

Metodologia

Aulas expositivas, seminários, visionamento e debates de textos e filmes. As leituras serão feitas
considerando a diversidade geopolítica de autores/as e diretores/as e a diversidade social e sexual
dos(as) autores/as e filmes. Será privilegiada a produção fílmica e teórica realizada no Brasil,
especialmente em Pernambuco, Ceará e Minas Gerais.

Observação

Esta disciplina tem como interesse aprofundar o olhar sobre a produção recente do cinema brasileiro, sobretudo aquela advinda após a redistribuição dos recursos da extinta Embrafilme pelo Prêmio Resgate do Cinema Brasileiro e também a produção oriunda da introdução da Lei do Audiovisual em 1993, no Brasil (Dennison, Nagib e Shaw 2003). Em muitos aspectos, essa produção é reconhecida como a fase da “Retomada do Cinema Brasileiro” por diversos autores. Ao lado do crescimento vertiginoso no número de filmes lançados anualmente no Brasil, queremos explorar a forma como esta Retomada acompanha também inúmeras transformações no campo cultural como a regionalização e a consolidação de outros centros de produção de cinema, como Pernambuco, Ceará e Minas Gerais. Na Retomada deste cinema, há questões prementes em torno da identidade nacional - já presentes no ciclo do Cinema Novo (1960-1970) que são atualizadas e resignificadas, tendo em conta a emergência de temáticas dissidentes que roubam a cena, sobretudo a partir da segunda década do século XXI. No alvorecer deste cinema, surgem também olhares críticos renovados “constituindo já uma constelação de conceitos e figuras importantes, como “o cinema de novo” (Luiz Zanin Oricchio), “os personagens ressentidos” e “os encontros inesperados” (Ismail Xavier), “a cosmética da fome” (Ivana Bentes), “a violência como espetáculo” (Esther Hamburger), “o comum e a experiência da linguagem” (César Guimarães), “a má consciência do cineasta” (Fernão Ramos), “a procura do pai” (José Carlos Avellar) e a questão realista no cinema brasileiro (Ramayana Lira, Erly Vieira Jr).