Turma AV204 - Laboratório IV - Turma A

Nome

Laboratório IV

Subtítulo

Memória, identidade, estética: aproximação transdisciplinar para a criação.

Cód. Disciplina - Turma

AV204 - A


Sala AP08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV204 - Laboratório IV
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Luise Weiss

Haroldo Gallo

Professor convidado

Marcos Tognon

Critério de Avaliação

• Participação, que demonstre o domínio das referências conceituais estudadas; • Participação presencial e efetiva no curso; • Desempenho nos seminários de análise tipológica de casos; • Trabalho final escrito (artigo monográfico e/ou memorial artístico); • Experimentos de linguagens e procedimentos em práticas bi ou tridimensionais de poética expressiva transdisciplinar em artes visuais e arquitetura.

Bibliografia

Bibliografia Básica: (de uso na disciplina)

ASSMANN, Aleida. Espaços da Recordação: formas e transformações da memória cultural – Campinas: Editora Unicamp, 2009.

BAUDSON, Michel. L’Art et le temps: regards sur la quatrième dimension – Villeurbanne: Le nouveau Musee, 1984.

BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade – São Paulo: Companhia das Letras, 1986.

BOITO, Camillo. Os restauradores – São Paulo: Ateliê editorial, 2003.

CHOAY, Francoise. O Patrimônio em questão: antologia para um combate - Belo Horizonte: Editora Fino Traço, 2011.

COSTA, Lúcio. Documentação necessária (1938) - pp. 457-462, in; Lúcio Costa Registro de uma Vivência – São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

CURY, Isabelle org. Cartas Patrimoniais – Rio de Janeiro: Iphan, 2000.

DIDI - HUBERMAN, Georges. Devant le temps - Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.

DILLON, Brian Ruins. Documents of Contemporary Art - London: Whitechapel Gallery, 2011.

DPH/ PMSP. Patrimônio Histórico e Cidadania – São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico/ PMSP, 1992.

DVORAK, Max. Catecismo da preservação de monumentos - São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

GALLO, Haroldo. Arqueologia, Arquitetura e Cidade: a preservação entre a identidade e a autenticidade – pp. 91-116; in, MORI, Victor Hugo; SOUZA, Marise Campos de; BASTOS, Rossano; GALLO, Haroldo orgs. Patrimônio: Atualizando o debate – São Paulo: 9ª SR/Iphan, 2006.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado - presente – Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

KÜHL, Beatriz Mygayar. Gustavo Giovannoni. Textos escolhidos - São Paulo: Atelier editorial, 2013.

KÜHL, Beatriz Mygayar. Gustavo Giovannoni. Textos escolhidos - São Paulo: Atelier editorial, 2013.

KÜRL, Beatriz Mygayar. Notas sobre a Evolução do Conceito de Restauração – in ‘Arquitetura do Ferro e Arquitetura Ferroviária em São Paulo’ - São Paulo: Ateliê Editorial/Fapesp/Secretaria da Cultura, 1998.

KÜRL, Beatriz Mygayar. Notas sobre a Evolução do Conceito de Restauração – in ‘Arquitetura do Ferro e Arquitetura Ferroviária em São Paulo’ - São Paulo: Ateliê Editorial/Fapesp/Secretaria da Cultura, 1998.

RIEGEL, Alöis. Progetto di un’organizzazione legislativa della tutela di monumenti in Austria – pp. 171-206, in; Teoria e prassi della conservazione dei monumenti: antologia di scritti, discorsi, rapporti 1898-1905 con una scelta di saggi critici a cura di Sandro Scarrocchia – Bologna: Gedit Edizioni, 2003.

RUSKIN, John. A Lâmpada da Memória – São Paulo: Atelier Editorial, 2008.

SANTOS, Caros Nelson Ferreira do. Preservar não é Tombar, Renovar não é por Tudo a Baixo – São Paulo: Revista Projeto n° 86, Abril/1986;

VIOLLET-LE-DUC, Eugène Emmanuel. Restauração – São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

Conteúdo

EMENTA: A disciplina “Laboratório 4: Memória, identidade & estética: uma aproximação transdisciplinar para a manutenção, transformação e criação” Oferecerá a um só tempo a aproximação teórico conceitual e pela prática operativa das poéticas artísticas das questões de Memória e Identidade relacionados à estética que envolvem os bens de natureza patrimonial de valor cultural. Essas questões de um lado se relacionam com as áreas de Preservação e Manutenção; de outro lado, nos projetos artísticos os conceitos de Memória e Identidade são incorporados como elementos de criação e transformação. Caberá ao aluno adequar o enfoque pertinente à sua prática operativa e linha de pesquisa.

OBJETIVOS: 

A disciplina objetiva, por uma aproximação introdutória, uma “visão de conjunto da atualidade da preservação, salvaguarda, conservação e restauro de bens culturais materiais e imateriais”, bem como a experimentação de linguagens e procedimentos em práticas bi ou tridimensionais, visando o desenvolvimento e à orientação de uma poética expressiva transdisciplinar em artes visuais e arquitetura, relacionada com a memória e a identidade, numa perspectiva contemporânea.

Aborda conceitos e operações, enfatizando a vocação interdisciplinar da área de patrimônio e memória em sua relação com as questões estéticas e a criação artística.

Referencia-se na historicidade dessas áreas, objetivando um quadro de conjunto, da problemática e da atualidade da questão da preservação, conservação e intervenção em bens patrimoniais de interesse cultural, nos seus aspectos teóricos, cronológicos, tipológicos e geográficos, atendo-se especialmente em estudos de textos e tipológicos de casos. Conflui para a ênfase na questão da memória, da identidade e do patrimônio cultural nos aspectos de sua manutenção e transformação, bem como da sua apropriação nos processos criativos e poéticas artísticas visuais.

Como conhecimento objetiva a formação, por meio de uma aproximação introdutória, de uma “visão de conjunto da atualidade da preservação, salvaguarda, conservação e restauro de bens culturais materiais e imateriais”, especialmente nas artes visuais e na arquitetura. Como prática objetiva a apropriação e incorporação desse conhecimento nos processos criativos artísticos e nas poéticas visuais.

Destina-se a artistas, arquitetos, designers e outros profissionais em relação com essa área do saber, especialmente àqueles pesquisadores dos fundamentos teóricos e das poéticas visuais do programa de Artes Visuais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

O curso será referenciado em leituras e debates sistemáticos de textos, introduzidos e complementados por apresentações expositivas, confluindo ou para análises de casos de intervenções em bens patrimoniais, especialmente de casos brasileiros ou para a análise e/ou proposta criativa de apropriação dos elementos de memória e identidade.

Visa identificar princípios conceituais e procedimentos operativos e metodológicos aplicados para formar juízo crítico atualizado sobre o assunto. O produto final deste estudo será constituído por texto crítico de natureza acadêmica e formato de artigo, preferencialmente relacionando esta área específica com o objeto de estudo e pesquisa de cada aluno ou por memorial de criação artística no caso dos processos criativos e poéticas visuais.

Esse conteúdo será desenvolvido com os seguintes procedimentos Metodológicos:

O curso será estruturado em 4 módulos, a saber:

Módulo 1 – (expositivo: contextualização) apresentação do curso; a preservação cultural sistemática na história; formação de conceitos e embasamento da preservação pelas referências nacionais e internacionais;

Módulo 2 – (exposições, leituras e debates: conceituações) estudo sistemático referências conceituais e metodológicas de fundo para a preservação, salvaguarda, conservação e restauro da materialidade e imaterialidade, bem como de obras de artes visuais referenciadas na memória e identidade;

Módulo 3 – (seminários de análises) análise de casos referenciais de intervenções em bens patrimoniais, especialmente do caso brasileiro do universo artístico, da arquitetura, do design e demais áreas afins;

Módulo 4 – (texto aplicativo: artigo monográfico ou memorial de artista – síntese) Trabalho escrito: desenvolvimento de texto monográfico sobre temática aplicativa das referências estudadas e supra referidas, em forma de texto crítico sintético de natureza acadêmica (artigo), preferencialmente relacionando a área da preservação patrimonial com o objeto de estudo, pesquisa e interesse de cada aluno.

Metodologia

Estratégias de aulas: O curso será embasado em estudos, por meio de leituras e debates sistemáticos de textos, introduzidos e complementados por apresentações expositivas e confluindo para análises de casos de intervenções em bens patrimoniais, especialmente em casos brasileiros, visando identificar princípios conceituais e procedimentos operativos aplicados para formar juízo crítico atualizado sobre o assunto. Exercícios aplicativos: Análises de casos de preservação, conservação e restauro na forma de monografia fundamentada nas referências estudadas, em forma de texto crítico de natureza acadêmica (artigo), preferencialmente relacionando a área da preservação com o objeto de estudo, pesquisa e interesse de cada aluno. Aplicação das normas e procedimentos de sistematização e apresentação acadêmicas similar às de congressos e revistas especializadas. Proposição de memorial de artista e desenvolvimento de experimentação de linguagens e procedimentos em práticas bi ou tridimensionais, visando o desenvolvimento e à orientação de uma poética expressiva transdisciplinar em artes visuais e arquitetura, relacionada com a memória e a identidade, numa perspectiva contemporânea.

Observação